Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
FiwiPITO
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por FiwiPITO » 29 mar 2019, 12:41

:mrgreen: Seja como for, foi um Excelente negocio visto que o Teu carro é um MK1 e o valor anda perto dos 9000€, tb é uma Bateria nova, mas mesmo assim abaixo dos 5k já considero excelente, se tivesses uma Empresa aí é que já pensava 2 vezes, visto que era possivel descontares o IVA e já era naquela...

Vai dando novidades ;) És o Primeiro caso em PT ;) Um Exemplo a seguir :clap: :clap:
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

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sabicao
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por sabicao » 29 mar 2019, 12:43

pafi Escreveu:
29 mar 2019, 10:08
2014, salvo erro.
Já sei, compraste em Braga, eu andava a namorar essa bateria, mas não tive coragem de a comprar "às cegas", enquanto arranjava forma de a testar antes de comprar, ela voou para Coimbra. Deixei-me dormir...

Vou ter de esperar por uma próxima. Preciso desesperadamente de fazer o mesmo ao meu, está com 4 barras. Com sorte faz 50 kms. Se sofrias com 8 barras, nem imaginas com 4...

Parabéns pela iniciativa e pelo projecto.

Mas não tiveste medo de comprar uma "caixa com pedras"? 3500€ por uma bateria fechada comprada a alguém que não conheço, para mim era um risco que não podia correr. Foste na fé? Ou tiveste foma de validar antes o estado dela?

Fernando

FiwiPITO
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por FiwiPITO » 29 mar 2019, 12:50

:mrgreen: Fernando, existem imensas baterias no EBay.Co.uk de Leaf de 2015, Obviamente uma bateria usada é sempre um Tiro no Escuro...No Entanto no Ebay tens protecção do Paypal, e também os Vendedores que consultei são todos com muita Fiabilidade em todas as vendas...Por isso...É sempre aquela coisa.

Edit: Tem lá uma de um Leaf de 30kWh por pouco mais de 5000€, o que era um Excelente negocio...Ela Cabe no Leaf de 24kw da mesma maneira que fizeram neste leaf.
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por sabicao » 29 mar 2019, 12:59

A bateria de 30 não é só trocar os módulos. Só posso meter-me numa coisa destas se for como o Pafi fez - duas baterias praticamente idênticas, trocar módulos péssimos por módulos muito menos maus.

Não me passou pela cabeça comprar às cegas, ainda por cima a 400 kms de distância. Entretanto falei com a EV de Almada que abriu há duas semanas e eles fariam lá o diagnóstico. Andei quase duas semanas para ligar ao homem, fui sempre adiando, entretanto a bateria foi embora para Coimbra, para alguém com mais 'coragem' hehehe.

Mas eu preciso mesmo de uma solução deste género, se calhar vou ter de correr o mesmo risco que o Pafi terá corrido. Pior não fico. 4 barras é um record, não conheço mais nenhum carro neste estado.

Quis ser super cuidadoso e peri uma oportunidade muito boa. Aquela bateria foi desmontada há 1 ano, com SoC de 50%, de um carro com 47000kms. Pelo relato do Pafi, tudo bate certo, era mesmo uma oportunidade rara.

Estou deprimido...

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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 29 mar 2019, 13:17

sabicao Escreveu:
29 mar 2019, 12:43
(...)Mas não tiveste medo de comprar uma "caixa com pedras"? 3500€ por uma bateria fechada comprada a alguém que não conheço, para mim era um risco que não podia correr. Foste na fé? Ou tiveste foma de validar antes o estado dela?
Fernando
Uma foto do mostrador do carro e o país de origem ser a Inglaterra eram bons indicadores. E depois, mais dois aspetos. A compra foi feita à condição do pack estar saudável e em condições, e por duas pessoas que considero importantes e competentes na comunidade dos VE do nosso país. Já faz mais de sete anos que conheço o Jorge. A experiência deles os dois juntos é impressionante. Como já deste conta este fórum e o Nova Energia têm sido uma fonte para relações humanas e profissionais ao longo do tempo. Olhando para o passado identificam-se várias gerações e grupos de utilizadores. Foi através dos fóruns que conheci uma vasta comunidade de pessoas - primeiro com as motas e depois com os carros - e muito se tem feito e escrito para receber e esclarecer um cada vez maior número de pessoas que abraçam e entram para a Mobilidade Elétrica. A UVE tem raízes aqui!
Voltando à tua questão, sim havia um nervoso miudinho e uma certa ansiedade, pois sabia que o pack não era novo, como nas situações da troca em garantia ou com as comparticipações. E como o pack do mk2 já não levava carga há muitos meses é essencial respeitar o que o Jorge e Hugo dizem, que o processo das cargas e descargas seja feito com tempo, sem puxar muito por ele, para que daqui em diante os ciclos decorram de forma natural. Não se sabe quanto tempo o carro vai demorar a ajustar-se às células novas, mas para isso estamos aqui para assistir e partilhar informação. Ainda nem sequer chegámos aos primeiros dez anos do início das vendas dos VE de primeira geração e já aconteceu tanta coisa. Tantos VE que estão no mercado e cada vez melhores!
Lembro-me perfeitamente de intermináveis conversas de ainda não haver estatística sobre a durabilidade dos packs "daqui a dez anos"... e agora... eu faço parte da estatística :lol:
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 29 mar 2019, 13:35

sabicao Escreveu:
29 mar 2019, 12:59
A bateria de 30 não é só trocar os módulos. Só posso meter-me numa coisa destas se for como o Pafi fez - duas baterias praticamente idênticas, trocar módulos péssimos por módulos muito menos maus.
(...)
Literalmente, a caixa de Pandora está aberta!
Há várias hipóteses. É uma questão de falar com os especialistas e perceber as compatibilidades entre os packs (que são maiores do que julgava) e os vários tipos de células que existem. O que é incrível é que aquelas "caixinhas" foram evoluindo ao longo destes anos e o aspeto exterior delas é praticamente o mesmo. Mas sabemos que o que levam lá dentro é bem diferente.
Felizmente começam a surgir empresas no país em diversas localizações e não duvido que as pessoas terão soluções à disposição.
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por mafgod » 29 mar 2019, 13:36

Não teria sido mais fácil, rápido e barato se tivesses adquirido o adaptador desta bateria para o mk1? A Nissan não desmonta os módulos da nova bateria para por no chassi da antiga.. usa um ou vários adaptadores... para a compatibilidade.

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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 29 mar 2019, 13:45

Há vários aspetos diferentes: a forma do pack é diferente, o feitio de algumas peças é diferente e a ficha de encaixe do carro ao pack tem número diferente de pinos. Ou seja, depois deste serviço feito perguntei na Nissan se é possível comprar essas peças e adaptadores e pelos vistos sim, é possível.
O que difere nesta história é mesmo todo o processo: abrir os packs, remover tudo, trocar as células pela mesma ordem, voltar a instalar aquelas fichas todas, fechar e voltar a colocar a caixa original do carro.
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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por sabicao » 29 mar 2019, 13:54

mafgod Escreveu:
29 mar 2019, 13:36
Não teria sido mais fácil, rápido e barato se tivesses adquirido o adaptador desta bateria para o mk1? A Nissan não desmonta os módulos da nova bateria para por no chassi da antiga.. usa um ou vários adaptadores... para a compatibilidade.
São mais de 700€ em peças para adaptar fisicamente a bateria MK2 ao carro MK1.

E depois o carro rejeita a bateria, e só a Nissan pode emparelhar as bateria com o carro. E cabe a cada concessionário decidir se o faz, e decidir o preço.

O que o Pafi fez resulta, sai mais barato, é um projecto giro. Eu farei o mesmo logo que arranje uma bateria decente a um preço que faça sentido.

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Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 29 mar 2019, 15:13

FiwiPITO Escreveu:
29 mar 2019, 14:48
(…)
24kw - 24kw é substituir o BMS que já está emparelhado com o VCM;(E A Nissan Aproveita-se disso, ou se calhar não visto que é necessário mudar a Cablagem)
(…)
Não foi preciso mudar cabo nenhum. Desligaram-se as células todas, substituíram-se pelas "novas" exatamente nas mesmas posições e com os mesmos cabos. Todos os componentes se mantiveram, com exceção das células.
Quando se tiram as tampas dos packs do mk1 e do mk2 verificam-se algumas diferenças a nível dos cabos e de algumas peças de plástico. E o invólucro das células também é diferente. Nota-se nos cantos. mk1 a célula é fechada, mk2 é aberta.
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