diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 04 ago 2013, 15:03

Em relação ao bi-horário, vou mudar a tarifa e ver se nos adaptamos. Talvez tenha que aumentar a potência contratada, já que temos a potência mínima, mas creio que poderei fazer isso mais à frente.
Orlando Escreveu:Algum desconto por ter já matrícula?
Sim, a diferença de preço foi significativa.
É a versão TEKNA, que vem com o equipamento completo. Eu até estava mais inclinado para o ACENTA, já que para mim não era fundamental que o carro tivesse jantes 17" (o pneu costuma ser mais caro do que um de 16"), sistema BOSE com subwoofer (fico com menos espaço na mala, e além disso tenho que ter cuidado para não o amassar quando for trabalhar e tiver que carregar o meu material), também não fazia questão que tivesse bancos em pele (que ainda por cima são pretos, aquecem imenso no verão). Mas enfim... creio que apesar de tudo isto, não será um mau negócio... ;)
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Orlando » 05 ago 2013, 11:31

Esqueces do mais importante....carregador de 6,6kw....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por vgomes » 05 ago 2013, 12:32

Para carregar a 6,6 tens que ter em casa um EVSE que dê 32A certo?
Adquiriste algum?

Supostamente os postos com menneken tb podiam dar, mas acho que não há nenhum disponível.

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 05 ago 2013, 16:01

Orlando Escreveu:Esqueces do mais importante....carregador de 6,6kw....
ui!... como assim, o mais importante? :? isto quer dizer que os carregamentos em casa estarão comprometidos?
vgomes Escreveu:Para carregar a 6,6 tens que ter em casa um EVSE que dê 32A certo?
Adquiriste algum?
junto da informação que me deram está também um panfleto que fala sobre o "homecharger" da EFACEC. como tinha ideia que esta questão não seria essencial passei-a para segundo plano, pensaria nisto daqui a uns meses.... :(
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 05 ago 2013, 17:10

O carregador é até 6,6kW. Pode carregar na mesma desde os 6A (1400W) até aos 30A. É perfeitamente normal e aceitável comprar o carro e só utilizar o EVSE de 10A que vem com ele. Se mais tarde achar importante pode colocar um EVSE fico de 16 ou 20 ou 30A ou o que achar mais interessante.

Espero que a remodelação ao plano da mobilidade elétrica traga a instalação de EVSEs na rede pública de 30A. O facto do ministro que agora tutela a pasta da energia ser o Jorge Moreira da Silva dá-me alguma esperança na evolução do plano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 11 ago 2013, 23:08

A aventura começou!!! :D
Na passada 5ª feira fui buscar o carro à Auto Júlio, nas Caldas da Rainha. O Sr. Luís foi muito prestável! Pessoa séria e honesta! Transmitiu-me grande confiança no processo de compra do leaf.
Na viagem para casa fui pela A8, nas calmas para não abusar muito...
No dia seguinte (6ª feira) lá fui eu para Lx, com cautelas porque faço cerca de 15Km a subir até à Malveira. Daí até Lx o percurso é simpático, tem bastantes descidas. Por volta da hora do almoço deixei o carro a carregar nas oficinas do meu local de trabalho, e fui buscá-lo por volta das 15.30h. Estava com cerca de 60Km de autonomia. Pareceu-me suficiente para voltar a casa, já que o percurso é de 37 Km, em que de Loures a Montachique é a subir e o restante percurso é a descer. Essa autonomia seria seguramente suficiente, se eu não tivesse optado por ir ao Dolce Vita.... quando cheguei tinha 40Km.... :oops: Esta autonomia já era comprometedora para voltar para casa.... Então fui à Nissan, ao pé do estádio da Luz, mas estava fechada!!! :evil: Nesta altura restavam 23 Km e apareceu o sinal de bateria fraca!!!! :twisted: Estava tramado....
Decidi voltar ao meu local de trabalho e falar com o pessoal de serviço que me autorizou a carregar novamente o carro. UFFF!!!! :P Entretanto jantei e esperei. Tinha programado sair de Lx à meia noite, mas por volta das 22h fui ver o estado da carga e estava com 80Km de autonomia. Decidi voltar para casa e correu tudo bem felizmente! :mrgreen:
Mas fiquei com a sensação que o cartão Mobi.e é seguramente um ótimo calmante!!! :D
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 11 ago 2013, 23:44

Hoje saí de casa com carga a 100% e fui com a cara metade até à praia. Passamos na Ericeira e seguimos até S. Julião. Por volta das 14h fomos até Sta Cruz lanchar. Seguimos até T. Vedras e no estacionamento do AKI (onde ia comprar o adaptador que o mjr sugeriu para carregar nos postos Mobi.e) reparámos que estava um Leaf. Entretanto um casal abordou-nos para fazer algumas questões sobre o carro e durante a conversa surgiu o dono do outro Leaf. Aproximei-me dele e estivemos a conversar um pouco. A seguir voltamos para casa.

O percurso foi de 104 Km, restavam 5 barras e 65 Km de autonomia. Devo dizer que a condução foi bastante conservadora. Circulei na zona dos 50/70 Km/h.
As barras foram desaparecendo assim: 9Km; 25Km; 40Km; 54Km; 68Km; 86Km e 98Km. Vou ver até onde consigo chegar com a capacidade que resta.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por OCasal » 12 ago 2013, 09:14

Deves ter feito imensas árvores!

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 12 ago 2013, 10:41

Imaginem aqui o Malm com um Leaf, ele era com cada floresta :D .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 12 ago 2013, 19:39

Malm Escreveu:Imaginem aqui o Malm com um Leaf, ele era com cada floresta .
Seguramente!!! :lol: :lol: :lol:
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”