Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 07 ago 2013, 01:57

VETL Escreveu:
RJSC Escreveu:Aqui está o estado da bateria no fim do 17º Encontro VE NovaEnergia:
Imagem

Este Leaf já fez 6 cargas rápidas (QC Count) - Nenhuma nas mãos do VETL.

A aplicação aparenta não reportar com rigor quais a células que têm o shunt ativo para as descarregar, já que tanto a célula com a tensão mais baixa, como a com a tensão mais alta estão a vermelho.
Aquela 1.ª Linha (Bat Sts)? E o "L1/L2 Count=676"?
Alguém me sabe traduzir isto por miúdos?
E os 12.4V por baixo da lâmpada? É a tensão da bateria auxiliar?
Estes números são bons ou maus?
L1 - Level 1 Charging (É o que chamam nos EUA a carregamento com 110V)
L2 - Level 2 Charging (É o que chamam nos EUA a carregamento com 220V)

Esse L1/L2 Count é o contador de carregamentos feitos com o carregador interno do carro, o carregamento normal/lento.

O AHr é a capacidade total atual da bateria em Amperes-Hora (59.41 Ah)
A percentagem é calculada tendo por base um número que vem pré configurado na app como 66 Ah de uma bateria nova, mas que é ajustável pelo utilizador, e o cálculo de percentagem até se pode desligar, não é o carro que o fornece.

O Hlth (Health) foi um parâmetro que o autor da app descobriu mas ainda não sabe bem o que significa, suspeitando que será uma medida da resistência interna das células.

Mais em: http://www.mynissanleaf.com/wiki/index. ... n#Screen_1

Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 ago 2013, 10:58

pafi Escreveu:Mais simples não podia ser: "Quero ir aí e levo a família. Têm tomadas para ligar o carro?". Exemplo belíssimo do que os VE precisam para rotinar as mentes.
Para a próxima pergunta se querem colocar no electromaps ;)
A política deles é 100% virada para as "zero emissões".
Infelizmente só tinham uma tomada na garagem e os veículos deles não puderam carregar enquanto lá esteve o meu.
Deu para ver que era um sonho deles ter lá um ponto de carga para os clientes.
Pode ser que qualquer dia haja lá um ponto de carga...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 ago 2013, 11:11

RJSC Escreveu:L1 - Level 1 Charging (É o que chamam nos EUA a carregamento com 110V)
L2 - Level 2 Charging (É o que chamam nos EUA a carregamento com 220V)
Esse L1/L2 Count é o contador de carregamentos feitos com o carregador interno do carro, o carregamento normal/lento.

O AHr é a capacidade total atual da bateria em Amperes-Hora (59.41 Ah)
A percentagem é calculada tendo por base um número que vem pré configurado na app como 66 Ah de uma bateria nova, mas que é ajustável pelo utilizador, e o cálculo de percentagem até se pode desligar, não é o carro que o fornece.

O Hlth (Health) foi um parâmetro que o autor da app descobriu mas ainda não sabe bem o que significa, suspeitando que será uma medida da resistência interna das células.

Mais em: http://www.mynissanleaf.com/wiki/index. ... n#Screen_1
Obrigado RJSC
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 09 ago 2013, 15:10

Bem... Vamos lá actualizar isto.
Ontem foi dia de ir ao concessionário fazer reset à TCU para ligar o carwings e reprogramar o elevador do vidro da frente do condutor que não subia sozinho.
Saí de casa, apanhei o RJSC e siga pela A1 até ao Porto.
Chegámos lá assim:
DSC09389a.jpg
DSC09389a.jpg (49.2 KiB) Visto 5820 vezes
Não demorou muito tempo a intervenção.
Foi curioso foi que a actualização P3227 OBC & LBC saíu automaticamente na folha de serviço.
No entanto, o sr. que me atendeu disse-me que essa actualização já tinha sido efectuada mas não tinha sido inserida no sistema. :?: :?:
Lá na oficina chegou a estar ligado à corrente a carregar por duas vezes mas, na verdade, acho que nem 10 minutos no total.
Decidimos ir ao Posto de carga "semi-rápida" ou "supostamente-semi-rápida" da Prius para não perdermos muito tempo à espera do carregamento para voltar a casa.
DSC09393a.jpg
DSC09393a.jpg (71.5 KiB) Visto 5820 vezes
A ideia era dar uma carga um pouco mais rápida, mas sem ser tão rápida como nos PCR50.
Tal decisão veio a revelar-se quase uma aventura.
Primeiro, aquando da passagem do cartão Mobie, surgia a mensagem "cartão não autorizado".
Com a insistência, lá iniciou o carregamento e a mensagem no mostrador era "Tempo restante: 59m".
Entretanto, para aproveitar o tempo, fomos visitar a loja de bicicletas e motos eléctricas da "Prio.e" ali mesmo ao lado.
Aproveitámos ainda para dar um salto à Caetano Power para ver o novo Leaf e para dar três dedos de conversa bem como diversas trocas de impressões com o simpático comercial que nos abordou.
Decorrida uma hora e regressados ao PCR da Prio, qual não foi o nosso espanto quando verificámos que apenas tinha carregado 5Kwh e com a mensagem "Carregamento concluído". Na verdade estávamos apenas com 50% da carga. Ainda tentámos iniciar outro carregamento mas decidimos abortar e ir ao PCR50 na Caetano Power.
Para não sobrecarregar muito as baterias carregámos só até aos 80% pois era autonomia suficiente para voltarmos a casa. Foi um instantinho.
Estivemos a monitorizar a temperatura da bateria com o "SOC Meter for Android" e verificámos que mesmo depois daquele pequeno carregamento rápido, a temperatura ainda continuou a subir.
Antes de se iniciar o carregamento rápido estava assim:
SS20130808a.jpg
SS20130808a.jpg (75.55 KiB) Visto 5820 vezes
À chegada a casa do RJSC já quase no fim da viagem de regresso:
SS20130808b.jpg
SS20130808b.jpg (76.04 KiB) Visto 5820 vezes
Curioso foi também o facto de terem ficado registadas na contagem de carregamentos rápidos as tentativas abortadas de carregamento que na realidade não ocorreram. Essas tentativas abortadas de carregamento ocorreram porque eu, por momentos, me estava a esquecer que estava fora do horário agendado para carregamentos e portanto tinha que clicar no botão do carro para fazer essa desactivação.

Mais 15Km e cheguei a casa assim:
DSC09400a.jpg
DSC09400a.jpg (53 KiB) Visto 5820 vezes
Reparem portanto que, mais uma vez, numa viagem Porto - Aveiro gastei menos duas barras que numa viagem Aveiro-Porto.
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 20:38, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 09 ago 2013, 15:30

Muito interessante. Para cargas semi-rápidas aconselho o PCR da Prio.e em Vilar de Andorinho, Gaia. Da última vez que lá fui estava a 11kW. Os 5kW da zona industrial são uma anedota.
Não percebo a questão dos carregamentos falhados. As cargas rápidas supostamente são imunes à programação das cargas lentas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 09 ago 2013, 15:53

mjr Escreveu:...
Não percebo a questão dos carregamentos falhados. As cargas rápidas supostamente são imunes à programação das cargas lentas.
Eu não posso jurar que era por causa disso...
Mas foi depois que carreguei no botão que a coisa funcionou lá no PCR50.
Antes disso, começava por indicar no mostrador a carga da bateria e depois dizia algo parecido com isto (já não me recordo bem): "viatura não detectada"...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por lmlr » 09 ago 2013, 16:44

O posto da Zona Industrial só está a carregar a 5kW/h ou só carregou 5kW e abortou ou terminou?

Já agora, caso esteja a carregar a mais de 5kW, alguém sabe mais precisamente a quanto está a carregar?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 09 ago 2013, 16:49

lmlr Escreveu:O posto da Zona Industrial só está a carregar a 5kW/h ou só carregou 5kW e abortou ou terminou?

Já agora, caso esteja a carregar a mais de 5kW, alguém sabe mais precisamente a quanto está a carregar?
Carregou 5Kw numa hora e terminou com a mensagem "Carregamento concluído" quando na verdade ele próprio indicava que a bateria estava a 50%.
Estava portanto a carregar a 5Kwh e com o software todo marado.
Isto fora as tentativas para que ele reconhecesse o cartão.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 09 ago 2013, 16:54

Eu medi 5kW com o meu gidómetro há duas semanas.

As cargas falhadas não seriam por o carro estar ligado? Tem de estar completamente desligado para se iniciarem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 09 ago 2013, 17:02

mjr Escreveu:Eu medi 5kW com o meu gidómetro há duas semanas.

As cargas falhadas não seriam por o carro estar ligado? Tem de estar completamente desligado para se iniciarem.
O carro estava ligado de facto.
Experimentámos uma série de coisas, entre as quais desligar o carro.
Mas nem suspeitei que tivesse sido disso pois lembro-me que estivemos a monitorizar a temperatura com o SOC meter e para isso o carro estava ligado.
Se calhar voltámos a ligar depois de iniciado o carregamento...
Entre tentativas e experiências admito que possa estar enganado, mas fiquei com a convicção de que só funcionou quando carregámos no botão da programação do carregamento.
Mas pode ser que o RJSC se recorde melhor do que eu.
Lembras-te como foi RJSC?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”