Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 17 out 2014, 13:53

Intressante. Eu já vi tudo vermelho menos as células 2 e 4...

Esta situação mostra que está tudo bem com o sistema de balanceamento do pack, é preciso é agora fazer os testes para avaliar o porquê de ele por vezes descarregar as células que estão abaixo das outras.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 17 out 2014, 14:01

mjr Escreveu:...é preciso é agora fazer os testes para avaliar o porquê de ele por vezes descarregar as células que estão abaixo das outras.
Eu já desconfio que o porquê, deriva do facto da 32 andar na realidade mais cá para cima quando em repouso...
Na verdade eu vejo e faço registos quando em carregamento ou quando em descarga.
Parece-me que o cenário será diferente em repouso e serão essas leituras que ele utiliza para fazer o balanceamento.

NOTA: Agora à hora do almoço o cenário mantinha-se inalterado...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 17 out 2014, 15:32

E vai-se manter inalterado até a tensão das células em repouso subir dos 4.000V ou esgotar o tempo de descarga por célula calculado pelo LBC (se é que o faz...).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 17 out 2014, 15:59

mjr Escreveu:E vai-se manter inalterado até a tensão das células em repouso subir dos 4.000V ou esgotar o tempo de descarga por célula calculado pelo LBC (se é que o faz...).
Pois vai.
Fui há pouco ao carro e liguei em modo ACC e o ELM327 não ligou!
Não estou a ver como irei depois ler a tensão das células sem atracar o contactor da bateria...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 17 out 2014, 16:32

Devia dar... por vezes é necessário retirar e voltar a colocar o ELM.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 17 out 2014, 16:38

mjr Escreveu:Devia dar... por vezes é necessário retirar e voltar a colocar o ELM.
Não dá!
Já experimentei 30 por uma linha e nada.
Amanhã volto a pensar nisso. Cabeça fresca vê melhor...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 18 out 2014, 11:22

mjr Escreveu:E vai-se manter inalterado até a tensão das células em repouso subir dos 4.000V ou esgotar o tempo de descarga por célula calculado pelo LBC (se é que o faz...).
Parece que faz. Parece que existe um tempo calculado por célula porque ao fim do dia já havia mais algumas azuis:
Screenshot_2014-10-18-00-49-17.png
Screenshot_2014-10-18-00-49-17.png (50.32 KiB) Visto 4568 vezes
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 14:08, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 18 out 2014, 12:24

Também tinha a ideia de que fazia isso, mas não tinha a certeza.

Curioso ele estar com o SOC a 51,6% e com a tensão média nos 3,954V. Deveria ser um pouco mais baixa ou o SOC mais elevado. Estava a carregar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 18 out 2014, 12:35

mjr Escreveu:Também tinha a ideia de que fazia isso, mas não tinha a certeza.

Curioso ele estar com o SOC a 51,6% e com a tensão média nos 3,954V. Deveria ser um pouco mais baixa ou o SOC mais elevado. Estava a carregar?
Sim, estava.
Estava a 16A. Vê-se no screenshot.
Também reparei. O SOC devia estar mais elevado mas não tenho explicação para isso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 18 out 2014, 14:24

mjr Escreveu:Também tinha a ideia de que fazia isso, mas não tinha a certeza.

Curioso ele estar com o SOC a 51,6% e com a tensão média nos 3,954V. Deveria ser um pouco mais baixa ou o SOC mais elevado. Estava a carregar?
Já tenho uma possível explicação: Ele anda todo baralhado pois acabou o carregamento completo com 89% de SOC...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”