Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 16 jan 2017, 13:30

Depois de um resetezinho, e no final da descida da Serra da Estrela. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 16 jan 2017, 13:36

Já sei o que é que foi. Foi o led das dezenas que estava fundido :lol:


Imagem
Última edição por Apr em 28 jun 2018, 19:02, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 09 abr 2017, 00:56

Tornei a fazer uma viagem ao Alentejo, desta vez com PCR's disponiveis, a diferença nos tempos foi abismal:

Viagem original há 2 anos atrás:
viewtopic.php?f=56&t=3839&start=270#p48404

07:30 - Partida
23:27- Chegada


Desta vez:

13:10 - Partida de Coimbra
Paragens nos PCR's de Leiria, Aveiras e Alcacer do Sal
19:20 - Chegada Aljustrel (341 Km)

Viagem muito descansada, com bastante folga e velocidades razoáveis.

Fiz um timelapse mas em Aveiras a bateria acabou, não consigo dar conta de tantas baterias nestas viagens...



No inicio dá para ver que ainda fiz alguns Km a medo atrás de um camião, mas assim que me apercebi que tinha autonomia para dar e vender, aumentei o ritmo e mesmo assim cheguei antes do primeiro aviso de bateria fraca.
Nos outros 2 troços cheguei pouco depois do 1º aviso de bateria fraca.


As fotos da chegada ao destino:

Imagem


Esquecendo o facto de a bateria estar a torrar, tive uma bela surpresa, acabadinho de fazer 65000Km
Imagem


Há 2 anos de noite, desta vez de dia
Imagem
Última edição por Apr em 28 jun 2018, 19:03, editado 4 vezes no total.

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por tuela » 09 abr 2017, 08:30

Parabéns pela viagem e por tão brilhante totalizador de km percorridos a eletrões!

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por jpgoncalves2 » 10 abr 2017, 18:30

Parabéns pela marca km e relato da viagem!;-)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 10 abr 2017, 18:57

Maravilha Apr! Gosto muito de ver estes relatos, fico sempre com vontade de viajar.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 12 abr 2017, 00:50

Cá fica o registo do regresso, tudo pacifico...


Ainda na origem, o EVSE colaborativo permitiu programações das cargas no momento e de forma bastante flexivel para não influenciar o uso normal de energia da casa. Já não estava lembrado do tormento que é carregar a 10A. Lembrei-me que gostava de saber quanto gastei de energia nestes dias, acho que era útil ter um contador parcial de energia que desse para colocar a zero sempre que fosse preciso. Vai para a lista de novas funcionalidades.

Imagem

Já nem me lembrava também de usar o planeador de viagens da Nissan. É fantástico e vai direto para o GPS do carro:
Imagem


Partida com um desvio para comprar bolos... o regresso é sempre mais dificil, vai sempre bastante peso a mais..

Imagem

Timelapse: Dasta vez meti a a camera a carregar juntamente com o carro e assim já deu para gravar o percurso completo. No entanto não fica registado o tempo de carregamento que ainda é bastante significativo.



Alcacer do Sal: Parque infantil avariado em ambos os sentidos, foi a parte da viagem onde suei mais... atrás da pequenada....
Imagem


Aveiras: Cena insólita:um individuo estacionado em frente ao PCR com o carro avariado... ficou sem bateria. Sosimple arraja aí um kit para este sr poder carregar a bateria de chumbo no PCR lol:
Imagem

Leiria e a sua soberba sombra:
Imagem

Chegada: Foram sensivelmente 5h45m de viagem (descontando os bolos), um pouco mais rápido que ida.
Imagem

Para atender a uma solicitação de última hora ainda pus o carro à carga, mas acabou por não ser preciso.
Imagem


Os dados do Leaf spy em tempo real falharam imenso, o meu dongle infelizmente já só funciona às vezes. Quando funcionar a 100% até o mapa que está à vista mostra a viagem em tempo real!


A bateria chegou aos 53º e como ainda tive que sair com o carro retirei a tampa de acesso ao fusivel, saiu de lá um bafo de ar quente.

Imagem

Dei umas voltas e a bateria desceu 10º não tenho a certeza se retirar a tampa ajuda ou nao. Teoricamente ate devia ser pior pois pode fazer com que o ar não circule totalmente pelos circuitos definidos. O que me parece que resulta é que pode ajudar a dissipar calor em cargas rápidas para o habitáculo, que pode neutralizar esse
calor com A/C. Mas também me parece que seja um efeito minimo.

E cá está, uma escapadela de 843Km com viagens muuuito tranquilas ;)
Última edição por Apr em 28 jun 2018, 19:03, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por sosimple » 12 abr 2017, 10:52

Apr Escreveu:Aveiras: Cena insólita:um individuo estacionado em frente ao PCR com o carro avariado... ficou sem bateria. Sosimple arraja aí um kit para este sr poder carregar a bateria de chumbo no PCR lol:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/sRrSt ... 26-h633-no[/img]
Shhh... Não dês ideias. :lol:
[img]http://www.lugenergy.com/imagenes//2013 ... schuko.png[/img]
http://www.lugenergy.pt/acessorios-carr ... eletricos/

[img]http://img.memecdn.com/amp-quot-adapter ... 321233.jpg[/img]

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 12 abr 2017, 14:48

Apr :clap: Assim se poupa o ambiente e a carteira, além do prazer que dá conduzir em silêncio no campo. Espero que faças muitas viagens destas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por BrunoAlves » 12 abr 2017, 15:20

Parabéns pela odisseia :clap:

Essa de ficar sem bateria num ICE a ocupar um PCR é que é fantástica :lol: Ainda que, se ele não tem lá parado mal o carro, não era ali que ele ia ficar empanado :naughty: Haviamos de ser nós a ocupar uma bomba de combustível numa AS, se houvesse uma em funcionamento... :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”