Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 18 nov 2019, 14:25

Também esse barulho vindo de trás há anos em paralelos, tanto no MK1 como no MK2 30kWh.
Agora há dias lembrei-me que podem se os ferros do triângulo dentro da caixa de plástico. Vou experimentar tirar o triângulo para a frente na próxima vez que apanhar paralelos.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 19 nov 2019, 23:26

Pois para saber se é realmente um barulho do carro é preciso esvaziar a mala e o habitáculo de tudo o que esteja a mais senão não é possivel concluir nada. Tens que descrver melhor o barulho ou então fecha os vidros e espera pelo verão :-)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 14 out 2020, 19:20

O meu leaf fez 120k Km


Imagem




As situações mais relevantes desde a ultima entrada no db:


Os tirantes da barra establilzadora da auto-doc são baratos mas não prestam:

Imagem

Tornei a ter barulhos à frente quando se vira o volante que foram piorando com o tempo, barulhos totalmente distinto dos que tive quando mudei os tirantes da barra estabilizadora. Levantou-se o carro no elevador e assim que se desapertaram os tirantes, o ruido desapareceu. Não fazia ideia da quantidade de ruidos que aparecem por causa deles. Troquei por outros, reforçados e os da auto-doc vão para reclamação.



Os meus lindos pneus XPTO tem defeito, começaram a descascar pedaços de borracha. Reclamação com eles estou à espera de feedback.
Imagem



Tinha o pára-choques com alguns riscos arranjei um com melhor aspeto e com a ajuda do JRocha mudei-o.

Imagem




E é isto, para já estes problemas são pequenas tretas que são amplificadas pela ausencia de ruido e vibração, torna-nos muito mais exigentes com o carro e não deixamos peças desgastadas muito tempo evitando que por causa das primeiras apareçam outras que sejam forçadas a degradar de forma prematura. Até no envelhecer o VE traz enormes vantagens face aos ICE, desde que a degradação natural da bateria não ponha em causa as distancias necessárias para o dia-a-dia o que é o meu caso.

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por corrisi » 14 out 2020, 21:13

Apr Escreveu:
14 out 2020, 19:20
O meu leaf fez 120k Km


Imagem




As situações mais relevantes desde a ultima entrada no db:


Os tirantes da barra establilzadora da auto-doc são baratos mas não prestam:

Imagem

Tornei a ter barulhos à frente quando se vira o volante que foram piorando com o tempo, barulhos totalmente distinto dos que tive quando mudei os tirantes da barra estabilizadora. Levantou-se o carro no elevador e assim que se desapertaram os tirantes, o ruido desapareceu. Não fazia ideia da quantidade de ruidos que aparecem por causa deles. Troquei por outros, reforçados e os da auto-doc vão para reclamação.



Os meus lindos pneus XPTO tem defeito, começaram a descascar pedaços de borracha. Reclamação com eles estou à espera de feedback.
Imagem



Tinha o pára-choques com alguns riscos arranjei um com melhor aspeto e com a ajuda do JRocha mudei-o.

Imagem




E é isto, para já estes problemas são pequenas tretas que são amplificadas pela ausencia de ruido e vibração, torna-nos muito mais exigentes com o carro e não deixamos peças desgastadas muito tempo evitando que por causa das primeiras apareçam outras que sejam forçadas a degradar de forma prematura. Até no envelhecer o VE traz enormes vantagens face aos ICE, desde que a degradação natural da bateria não ponha em causa as distancias necessárias para o dia-a-dia o que é o meu caso.
Parabéns pela marca dos 120 mil e as suas 10 barras! 😉💪
Os tirantes reforçados onde os compraste? Continuação de ótimos kms.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 15 out 2020, 21:08

Olá obrigado os tirantes foi o mecânico que comprou não sei o preço ao certo mas ficou nos trinta e tal euros cada.

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por corrisi » 15 out 2020, 21:31

Obrigado. 👍💪
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 25 jun 2023, 11:42

Bom dia,

O meu leaf fez 10 anos e 146k Km, desde a ulima entrada deste db perdeu mais uma barra, a terceira, até pensava que tinha registado o momento mas passou-me.

O carro só foi a revioes oficiais nos primeiros 4 anos e foram-se reparando os problemas à medida que foram aparecendo, geralmente é nas inspeções e nas mudanças de pneus que vou confirmando se há alguma coisa que precisa de alguma atenção especial.


Este carro continua sem problemas graves, condução super suave, sem ruidos de maior, consumos iguais a quando era novo, apenas tem menos autonomia, faz exclusivamente percursos citadinos sem restrições de velocidade, e quando chega a casa tem prioridade para repor a carga para ter sempre disponibilidade mãxima.


Fiz o teste da tomada ontem:

Imagem
Imagem


Imagem


Imagem


Imagem




Assinalaram-me farois de nevoeiro desalinhados na ultima inspeção, é relativamente fácil aceder e ajustar, basta tira 2 parafusos que seguram o para choques à forra.

Imagem
Imagem


Ajustei a olho e nesta inspeção avisaram-me que os mesmos farois agora nao apresentam um foco bem definido, a maquineta da inspeção teve dificuldade em confirmar o ângulo de ambos os farois e vou ter que corrigir esta situação, nem sei muito bem como.



antes da inspeção os pneus estavam miseraveis, troquei por uns Three-A P606, aproveitei para tirar foto aos calços dos travoes, estão ótimos:

Imagem



Para além dos farois de nevoeiro tenho ainda este problema que tenho que resolver:
Imagem


Não me estava a apetecer trocar a peça, a parte cromada separou-se do plastico por causa das patilhas que as unem acabarem por ressequir e partir , é um problema comum em todos os Nissan, alguem já teve este problema? Estou a pensar em colar as peças.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Nonnus » 25 jun 2023, 12:22

O problema dos faróis de nevoeiro podes resolver levando o carro a uma oficina que tenha uma máquina igual a das inspecções e alinhar estando a maquina a "ler" os faróis.

O problema do puxador podes colar com cola epóxi de dois componentes. Eu uso da UHU, aquilo até ferro com ferro cola.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 25 jun 2023, 12:48

É isso, devo ter exagerado no ajuste e o feixe deve ter ficado fora do alcance da maquina, nao estou a ver alguem que tenha acesso a uma maquina dessas vou sondar uma norauto ou midas e depois faço as marcas na parede da garagem para calibrar sempre que precisar.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Erbium » 26 jun 2023, 10:37

Apr Escreveu:
25 jun 2023, 11:42
Assinalaram-me farois de nevoeiro desalinhados na ultima inspeção, é relativamente fácil aceder e ajustar, basta tira 2 parafusos que seguram o para choques à forra.
No meu tb assinalaram e tenho me esquecido de ir ver isso, os faróis parece estar meio "soltos"... estou para ver se não tenho ali uma surpresa! :roll:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”