Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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migle
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por migle » 01 nov 2018, 12:05

Os pneus de borracha mais dura, que consomem menos, são também os que duram mais kms.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 05 jan 2019, 00:44

Finalmente levei o Leaf à tartaruga, ainda nao tinha feito desde que perdi a segunda barra. Amanhã ja devo ter o teste da tomada. O carro ficou a repousar e vai iniciar a carga às 00:00 a 10A para poder comparar a capacidade com os ultimos testes.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 05 jan 2019, 12:27

Resultados do teste da tomada:


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O carro carregou 20.956kWh que dá uma capacidade de cerca de 84%, um desvio face à instrumentação ainda considerável. Os Ah já subiram ligeiramente hoje de manhã.

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mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 05 jan 2019, 13:29

No mk2 penso que, ao contrário do mk1, o rendimento a 10A é ligeiramente abaixo de a 16A pelo que apontaria antes para 82-83% de SOH real. Um resultado mesmo assim muito superior ao estimado pelo carro e mais um exemplo de que a Nissan geralmente honra as garantias melhor do que promete. Nitidamente quiseram que o erro médio das medições fosse sempre para baixo da capacidade real, algo que é de louvar.

O reverso da medalha é que essa capacidade extra apesar de estar acessível fica escondida abaixo dos avisos de bateria fraca, o que torna muito difícil a sua utilização sem instrumentação extra, como o Leaf Spy.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 05 jan 2019, 13:34

Pois é, a eficiencia do mk1 segundo aquele report do USA tem pico de eff nos 10A.

Por acaso fiquei contente pensava que carregava já menos de 20kWh.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por filipeoliv » 05 jan 2019, 14:48

Desculpem perguntar, mas esses medidores estão aferidos?

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por beme83 » 05 jan 2019, 15:08

Muito bom. Qual o valor de kWh reportado pelo leafspy no final do carregamento?

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 05 jan 2019, 21:54

filipeoliv Escreveu:
05 jan 2019, 14:48
Desculpem perguntar, mas esses medidores estão aferidos?
Pergunta muito simples mas de resposta muito dificil!

O medidor de energia que uso no meu EVSE inteligente é um PZEM-004T que tem a mesma precisão que os medidores que se encontram no eBay por menos de 100€. São medidores de energia que medem potencia real, amostram tensão e corrente.

Os kWh que recolho no EVSE são contados internamente pelo PZEM mas também consigo calcular a energia usada integrando a potencia como este gráfico do emoncms mostra e que bate certo com o que o EVSE indica:
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Claro que se desconfiarmos do medidor os valores podem estar todos contaminados, mas uma vez mais, olhando para os amperes medidos parece tudo normal e dentro do que tenho sempre observado para qualquer leaf mk2:

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Erro haverá certamente mas estou convencido que este será minimo, tendo em conta que é uma carga resistiva e relativamente constante.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por filipeoliv » 05 jan 2019, 23:28

Ok, obrigado. ;)

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 07 jan 2019, 22:27

beme83 Escreveu:
05 jan 2019, 15:08
Muito bom. Qual o valor de kWh reportado pelo leafspy no final do carregamento?
beme83 não vi mas pelos logs tinha 219GID que dá 17.520kWh

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