Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pemifer » 20 abr 2018, 15:29

Apr Escreveu:Ora a revisão já passou e é tempo de instalar novamente o EVSE integrado no compartimento do motor:


Esta é a vista original: Remove-se a tampa de plástico com relativa facilidade.
Imagem

E eis que debaixo da tampa está imenso espaço à espera de ser usado:
Imagem

Por cima da bateria de 12V coloca-se uma tampa rigida revestida com alcatifa:
Imagem

Agora o EVSE está pronto para ser encaixado. Dentro da caixa branca está o relé, ligado ao diferencial e disjuntor. Embrulhado está a fonte de alimentação e o EVSE:
Imagem

Mete~se tudo com calma lá pra dentro, mas desta vez o evse fica montado do lado oposto ao deposito de limpa vidros. Meti também um carregador de bateria de 12V permanente, ligado ao contacto NC do relé. Com tudo recolhido fica assim:
Imagem


Com o carro a carregar os cabos ficam assim:
Imagem

E com o capot fechado:
Imagem


Na mochila original da Nissan estão agora uma série de adaptadores para converter a CEE32A para 16A e para shuko, juntamente com uma estensão de uma carrada de metros. Cabe tudo no compartimento do motor.


Falta o módulo WiFi que terá que ser integrado numa versão mais recente do openevse. A versão que tenho no interface série só dá para mudar os amps, mas a versão mais recente dá para ligar e desligar o EVSE, que permite integração remota perfeita.

Por agora o conceito está testado e a minha mulher adaptou-se bem a abrir o capot para carregar. E a mala do carro está... praticamente vazia. Ainda sobra o cabo menenekes que estava previsto também saltar para a frente mas por agora não muda.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Nunca tinha visto estas fotos!
Eu faço o mesmo, ao mesmo EVSE que entretanto comprei ao APR!!
Com a diferença que só o ponho no capot quando o estou a utilizar...

Imagem

Imagem

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

É caso para dizer que esse EVSE já está habituado!!

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 21 abr 2018, 01:49

É uma maravilha, apesar de continuar com a mala cheia de coisas estas já não se enrolam no cabos de carregamento!

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por figueiral » 21 abr 2018, 05:03

Voltando aos estalidos das pastilhas. Experimenta colar fita dupla face nas costas da pastilha, nao retires a proteção da outra parte da fita. A fita serve de proteção para que o ferro da pastilha não fique em contacto direto com o ferro do corpo do travão ;)
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 21 abr 2018, 11:46

Já que se desenterrou o assundo do EVSE debaixo do capot, estive a inspecionar e a ausencia da tampa superior permite que entre mais sujidade, nota-se bem no meu carro. Fica a nota.

figueiral Escreveu:Voltando aos estalidos das pastilhas. Experimenta colar fita dupla face nas costas da pastilha, nao retires a proteção da outra parte da fita. A fita serve de proteção para que o ferro da pastilha não fique em contacto direto com o ferro do corpo do travão ;)
Por acaso ja fez quase um ano desde a ultima lubrificação e está a aguentar-se. Será uma coisa para tentar quando tiver que ir ao meu mecanico de confiança. O que me está a dar cabo da paciencia são os travoes a fundo quando se está na eminencia de parar. Parece um autocarro! Acho que vou à Nissan nesta ultima revisão dos 5 anos só por causa disso.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 21 abr 2018, 15:15

Apr Escreveu:Já que se desenterrou o assundo do EVSE debaixo do capot, estive a inspecionar e a ausencia da tampa superior permite que entre mais sujidade, nota-se bem no meu carro. Fica a nota.

figueiral Escreveu:Voltando aos estalidos das pastilhas. Experimenta colar fita dupla face nas costas da pastilha, nao retires a proteção da outra parte da fita. A fita serve de proteção para que o ferro da pastilha não fique em contacto direto com o ferro do corpo do travão ;)
Por acaso ja fez quase um ano desde a ultima lubrificação e está a aguentar-se. Será uma coisa para tentar quando tiver que ir ao meu mecanico de confiança. O que me está a dar cabo da paciencia são os travoes a fundo quando se está na eminencia de parar. Parece um autocarro! Acho que vou à Nissan nesta ultima revisão dos 5 anos só por causa disso.
Experimenta atuar o esguicho do para-brisas duas ou três vezes antes de travar. No meu resulta :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 25 abr 2018, 22:42

Filipe Escreveu:
Apr Escreveu:Já que se desenterrou o assundo do EVSE debaixo do capot, estive a inspecionar e a ausencia da tampa superior permite que entre mais sujidade, nota-se bem no meu carro. Fica a nota.

figueiral Escreveu:Voltando aos estalidos das pastilhas. Experimenta colar fita dupla face nas costas da pastilha, nao retires a proteção da outra parte da fita. A fita serve de proteção para que o ferro da pastilha não fique em contacto direto com o ferro do corpo do travão ;)
Por acaso ja fez quase um ano desde a ultima lubrificação e está a aguentar-se. Será uma coisa para tentar quando tiver que ir ao meu mecanico de confiança. O que me está a dar cabo da paciencia são os travoes a fundo quando se está na eminencia de parar. Parece um autocarro! Acho que vou à Nissan nesta ultima revisão dos 5 anos só por causa disso.
Experimenta atuar o esguicho do para-brisas duas ou três vezes antes de travar. No meu resulta :)
Ja estive para responder mas nunca consegui ter a certeza do resultado. A primeira vez que tentei fiquei espantado e ia jurar que estava melhor, mas depois com a continuação o carro voltava ao mesmo. Ainda tentei varios dias mas da ultima vez passei o esguicho e na travagem seguinte apareceram as travagens bruscas na mesma. De certeza que isso funciona mesmo? Uma coisa que melhorou muito foi meu para brisas que anda imaculado! :mrgreen: :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 25 abr 2018, 23:51

É assim: Por vezes resulta, dependendo de certos fatores [ Quantidade de carga disponível, velocidade ( só acontece a muito baixa velocidade « ~-10 km ), estado higrométrico do ar ambiente? e outros ],
mas nunca tive pachorra suficiente para aprofundar.
De qualquer modo quando acontece, a seguir quando fôr utilizar os travões a essas velocidades, antes dou 2 ou três esguichadelas, e resulta, além de andar com os vidros bem limpos :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 09 mai 2018, 22:32

Há uma maneira! Colocar neutro em desaceleração antes de parar. Mas como o neutro demora alguns segundos a ativar nem sempre dá tempo.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por jasmim » 10 mai 2018, 06:51

E não é caro.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 10 mai 2018, 10:08

MRider Escreveu:Não se ponham com brincadeiras lol.
Isso só resolve indo a Nissan para fazer uma actualização.

E essa atualização resolve definitivamente o problema? É que o concessionário já me resolveu este problema no passado e voltou.... Pode ter havido entretanto alguma novidade, diz-me pf qual o TSB para ir lá reclamar com eles nesta próxima revisão.


Entretanto já encontrei uma solução que funciona mesmo:

- Carro parado pronto a andar
- Desligar o controlo de tração
- Carregar a fundo no travão durante 30s

Experimentei esta manhã nos semáforos e está impecável!!

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”