Diário de Bordo - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 14 jul 2017, 22:13

E ao passar 10 meses e meio, e exactamente 3 meses após os cinco anos, atingiu a 8ª barra.

Dados ao atingir a 8º barra em relação à 9ª barra:
102.535 Km (+ ~22.176Km)
43,38 AHr (-4,04)
66% SOH (-6)
45,06% Hx (-6,62)
184GIDs máx (-16) - Perca de ~10Km de autonomia em relação à 9ª barra.

Aproveitando o dia de férias e logo após a entrada na 8ª barra, aproveitei para fazer o percurso que me serve de referência para longas distâncias.
Casa->T.Vedras->Peniche e voltar ~= 110Km
Saí de casa com 184GIDs e desta vez, fiz mais uns km na ida para Peniche (fui à Decathlon).
Na volta, uns kms antes de chegar a T.Vedras, passo por um Leaf cinza encima de um reboque --SQ--, e a minha esposa e filhas logo se assustaram :-)
Já as tinha avisado que iriamos parar em T.Vedras para um café e uns pozinhos de eletrões...
Cheguei ao posto no Largo da Srª do Ameal (TVD-0009) e puz à carga.
Indicava 100km percorridos e 48GIDs.
Logo a seguir chegou o Leaf cinza no reboque. Como os dois postos estavam ocupados teve de ir para o parque da Várzea...
Meia hora depois, peguei no Leaf, indicava 71GIDs (carregou 23GIDs) e vim para casa.
Aos 118km (mas 18km após a última carga) chego a casa com 38GIDs (a subida da Serra da Vila papou uns valentes GIDs).
Resumindo, fiz 118km e gastei um total de 169GIDs, ~114,5W/km, a mesma média da última vez.
Se não tivesse parado meia horita e carregado 23GIDs teria chegado em casa com apenas 15GIDs e alguns calafrios :-)

Com 8 barras ainda dá para fazer este trajecto mas tenho de me mentalizar que por segurança terei sempre de fazer uma paragenzinha para uma "rapidinha" :-)

Dentro de dias tenho de fazer a revisão e irei averiguar por quanto me fica a substituição da bateria por uma nova.
Alguém sabe se é o preço que circula por aí ou se tem havido oscilações de preço à semelhança nos EUA onde a Nissan tem co-participado com uma parte?

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por beme83 » 14 jul 2017, 22:52

Tendo em conta alguns registos e tendo em conta o pouco tempo entre a perda de garantia e o cair da 9 barra talvez consiga negociar uma bateria a condições mais vantajosas. Por Isso mesmo Penso que deveria ir rapidamente á Nissan averiguar essa situação

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por Orlando » 14 jul 2017, 23:47

Faz uma exposição por escrito à nissan....nunca se sabe.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por RNM » 15 jul 2017, 03:14

3 meses e 2 mil km depois da garantia...?

Eu reclamaria uma bateria a custo zero, pagando eu a mão de obra e acessórios.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 31 jul 2017, 10:37

Fiz na passada sexta-feira na Nissan de Sintra a revisão dos 5 anos.
Apesar de ter atingido as 8 barras, a bateria passou com distinção, com 5 estrelas em tudo!
Pedi o teste à bateria (18€+IVA) e tenho o relatório do Consult III.
BAT-ConsultIII.jpg
Como veem, nada de anormal.. e nada de especial.

Em conversa com o recepcionista, soube que a Nissan por vezes ajuda na substituição da bateria até aos 50%.
Para isso, teria de enviar email à Nissan e o contacto estaria no site.

Bom, algum de vós sabe qual é o email?
No site encontrei este:
portugal@nissan-services.eu

Será?
Já agora, alguém daqui passou por algo parecido e que queira das umas dicas úteis?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 31 jul 2017, 14:35

Eis o que descobri até agora:

- email: portugal@nissan-services.eu

- dados a enviar (como o teste da bateria não indicou nenhuma anomalia, se houvsse, seria o concessionária a iniciar o pedido):
Cliente: Morada completa
Veículo: Quilometragem actual
Concessionário: Orçamento de um concessionário autorizado Nissan.

Eis o orçamento que tenho para substituir a bateria para o meu MK1:
Orçamento_SubstituirBateria24kWh.jpg
A saber, estão ali mais 1000€ (Core Bateria Lithium) que, parece que não é um valor cobrado ao cliente e que é como que uma reserva para a aquisição da bateria do concessionário à Nissan.
Portanto, o valor total é de 5.800,33€ + IVA = 7.134,41€ ....

Agora é aguardar pela Nissan Ibéria por uma decisão.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 02 ago 2017, 10:23

Ponto da situação:

- iniciei troca de emails (portugal@nissan-services.eu) no passado dia 31 de julho de manhã (~11:00), recebi feedback em menos de meia hora e após algumas trocas de email, fiquei a saber que tenho de ter um orçamento para a substituição da bateria
- pedi o orçamento ao concessionário nissan de Sintra (sintra@caetanopower.pt) para substituição da bateria e obtive-o pelas 17:00
- enviei o orçamento no fim do dia de 31 julho (~17:15)

- no dia seguinte, 1 de agosto de manhã (~09:15), recebi email com a indicação de uma referência do meu pedido e com a informação de que seria contactado o mais breve possivel por um agente da Nissan Ibéria.

- no dia seguinte, 2 de agosto pelas 08:45 recebo uma chamada de Barcelona (+34932907526) de uma agente da Nissan Ibéria a informar que vai contactar o concessionário para obter mais informações sobre o carro
- nos próximos dias irei receber um contacto com a decisão.

Resumindo, até ver, estão a ser bastante céleres neste processo.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por ruramos » 02 ago 2017, 10:31

Realmente estão a responder rápido.
O orçamento que tens é para a bateria de quantos kW?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 02 ago 2017, 10:34

MK1 só é compatível (oficialmente pela Nissan e, até hoje, não tenho conhecimentos de que seja compatível com mais nenhuma outra fora da Nissan) com a de 24kWh, portanto, é para uma de 24kWh.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por BrunoAlves » 02 ago 2017, 10:49

Esse orçamento está em linha com o que tínhamos já visto por aqui? (~~7k€)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”