Diário de Bordo - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 02 ago 2017, 10:53

O valor que tinha lido era algo em torno de 7.300€ já com IVA.
O meu é de 7,134.41€ com orçamento detalhado e oficial (admitindo que aquele 1.000€ + IVA é mesmo para "inglês" ver).

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por RNM » 02 ago 2017, 11:32

Reclama...

3 meses e 2 mil km...?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 02 ago 2017, 12:08

Creio que é isso que estou a "fazer" :mrgreen:
Aliás, estou a pedir e não a exigir.
Regras são regras, a condição para substituição em garantia é 100.000km e menos de 5 anos.
Isso já eu sabia quando o comprei... portanto, tudo o que vier como resposta é lucro.

Foi por pouco? Foi... provavelmente não a devia de ter mimado tanto :mrgreen:
Estou chateado? Ainda não.... desde que o valor que tiver de pagar por uma nova não seja exagerado. :D
Faria algo de diferente? Sim.... maltratava-a desde o primeiro dia! :lol:

Era algo que já estava à espera (a compra de uma bateria durante o tempo de vida do carro comigo) e que entrou nos meus calculos na ponderação da compra do Leaf na altura.

A autonomia para já é suficiente (~100km), provavelmente dará, ás condições atuais que tenho para carregar, para mais um ano.
Está previsto para breve, um posto de carga no local de trabalho.
A existir, a questão da autonomia é praticamente inexistente nos próximos anos, isto se me compensar o preço do carregamento.
Claro que, para as voltas extra trabalho estarei mais dependente da rede mobi.e e eventualmente a mais custos.
Daí estar a ponderar a substituição agora... e ver se o valor hoje compensa pelo que será daqui a alguns meses/anos.

A proposta que me derem, deverá de ter provavelmente um prazo.
Se for interessante, irei avançar ASAP após o verão :mrgreen:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 07 ago 2017, 12:23

Na sexta-feira passada tentaram contactar-me e hoje consegui falar com a Nissan Ibérica.
Resumindo, como não há nenhum problema com a bateria, não há nenhuma comparticipação por parte da Nissan na compra de uma nova visto que a garantia já acabou.

Assim, vou adiar a compra da bateria até que esta não me satisfaça as necessidades do dia-a-dia (~80km).

Ainda na quinta fiz 180km, com uma carga rápida (30min) e duas lentas (30min + 1h), e nenhuma das três cargas atingiu os 100% de carga.
As lentas foram em centros comerciais em compras ou jantar.
A rápida, foi numa AS onde o tempo passou quase sem dar por ele.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 07 ago 2017, 12:27

A respeito do selo VE no IMT, para além de levar o impresso já preenchido para facilitar, levem uma cópia frente e verso do DUA!
Caso contrário, tem de ir ao quisoque na rua imprimir o dito por 50 cêntimos! :evil:
Não sei se é em todos os IMT, mas o de Lisboa quer a cópia do DUA!
Na era da informatização/simplex... a cópia de um documento emitido por eles é.... no mínimo.... :geek: ... sem comentários!

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por sparrow » 07 ago 2017, 14:35

mafgod Escreveu:Na sexta-feira passada tentaram contactar-me e hoje consegui falar com a Nissan Ibérica.
Resumindo, como não há nenhum problema com a bateria, não há nenhuma comparticipação por parte da Nissan na compra de uma nova visto que a garantia já acabou.

Assim, vou adiar a compra da bateria até que esta não me satisfaça as necessidades do dia-a-dia (~80km).

Ainda na quinta fiz 180km, com uma carga rápida (30min) e duas lentas (30min + 1h), e nenhuma das três cargas atingiu os 100% de carga.
As lentas foram em centros comerciais em compras ou jantar.
A rápida, foi numa AS onde o tempo passou quase sem dar por ele.
:( sad news!

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 07 set 2017, 09:26

Já tinha reparado nesta situação mas agora sei como a reproduzir.

No meu dia-a-dia de trabalho, tenho saído de casa a 100% para o trabalho e volto a carregar a 100% quando chego a casa.
Neste trajeto habitual casa-trabalho-casa, costumo gastar:
- 100% em casa casa/trabalho gasto ~70GIDs
- trabalho/casa gasto ~50GIDs (mas aqui, tem o tal fenonemo estranho de que os GIDs vão aumentando nos primeiros kms/minutos de utilização quando estou em para/arranca)
Ou seja, um total de ~120GIDs, mais coisa menos coisa.

Esta, semana, e para o mesmo trajeto, tenho carregado a 100% no emprego e tenho observado o seguinte:
- 100% no trabalho/casa gasto ~80GIDs
- casa/trabalho ~40GIDs
Ou seja, um total de ~120GIDs, mais coisa menos coisa.

Em resumo, apesar de, no total, gastar praticamente o mesmo, porque é que, para o mesmo trajeto, tenho diferenças enormes de consumo?!
- casa/trabalho, partindo com 100%, gasto 70GIDs.... em vez de 40GIDs se partir apenas com meia bateria
- trabalho/casa, partindo com 100%, gasto 80GIDs... em vez de 50GIDs se partir com meia bateira

Também já o disse aqui que, se carregar a 100% a partir de um SOC baixo, atinjo os ~180GIDs, se carregar a partir de um SOC alto, atinjo ~170GIDs.
Para os mesmos kms e trajeto, chego ao destino com os GIDs semelhantes quer numa quer noutra situação.

Outra situação ainda mais estranha, estava no outro dia a carregar a 100%, partindo de um SOC elevado, e no LeafSpy vi por durante largos minutos, que o SOC/GIDs se mantinha apesar de indicar consumo e o carro estar a carregar. Desliguei o OBDII e o LeafSpy mas continuava na mesma.... de um momento para o outro começou a contar novamente os GIDs/SOC... será esta a razão porque eu quando o carrego a 100% a partir de um SOC alto o total final de GIDs ser inferior?
Chiera-me a problemas de SW na contabilização do consumo.... alguém presenciou tal fato?
Relembro que o meu Leaf é um MK1 de 2012.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por VETL » 07 set 2017, 10:11

Isso é tudo normal.
É sinal de que anda a subestimar a capacidade.
Se ele conhecer os limites (máx e mín) esse fenómeno quase nem se vê.
Acontece porque o sensor de corrente tem desvios. No entanto há um algoritmo que analisa também a tensão das células (e talvez outros fatores) e vai corrigindo quer a capacidade do pack quer a quantidade de energia no mesmo.
É por isso que é importante de vez em quando o teste da tomada se quisermos saber como está o pack, apesar dos Ah's e dos GID's serem uma boa aproximação à realidade.
Nesse cenário de subestimação da capacidade reportada, quando for fazer uma descarga profunda irá ver que os GID's irão baixar até 12 ou 15 e depois o carro continuará a andar sem que eles desçam mais desse nível até ser gasta a energia que ele pensava que não tinha no pack.

Por isso habituei-me mais a olhar para a tensão das células do que para o GOM.
Quer em termos de capacidade do pack quer em termos da energia disponível os erros do Leaf são quase sempre conservadores por defeito, criando ansiedade desnecessária ao condutor.
No caso da degradação do pack, acaba por ser bom este pessimismo para quem tem que ativar a garantia.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 07 set 2017, 10:21

Obrigado pela explicação :handgestures-thumbupright:

Pena é que este pessimismo não me tenha garantido uma bateria nova em garantia, mas ok.

Resumindo, tenho de o levar até à tartaruga e carrega-lo a 100% para ele reconhecer os novos limites.
Tou a ver é que, mesmo com a degradação atuakl, ainda vou ter carro para mais uns meses/anos para os meus 80km diários :mrgreen:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 24 mai 2018, 16:24

Os 6 anos de idade já passaram, e os 125.000km também quase (faltam menos de 50km) :-)

Os dados atuais, e ainda com 8 Barras:
_______________________________________________
Data | Kms | AHr | SOH | Hx | GIDs 100%
_______________________________________________
Maio 2018 | 124.957Km | 40,31 | 61,45% | 39,07% | 172

Em resumo, nas minhas mãos e em cerca de 4 anos com praticamente 100.000km feitos, deixei de consumir quase 5500L de gasóleo!
Pelas minhas contas, entrando com os gastos previstos se mantivesse o diesel antigo e com as despesas atuais do Leaf, tenho um saldo positivo na casa dos 7,000€, quase que dá para uma bateria nova LOL

A respeito de autonomia, ainda consigo fazer casa-trabalho-casa, ~80km antes de chegar à 1ª reserva ou esta aparecer a 1 ou 2km antes de chegar.
Tenho uma média no You+ na casa dos 13kWh/100km, e como consigo carregar em casa e no emprego, prevejo que tão cedo não irei trocar a bateria, pelo menos aos preços atuais :-)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”