Diário de Bordo - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por hmendes » 24 mai 2018, 16:32

mafgod Escreveu:Os 6 anos de idade já passaram, e os 125.000km também quase (faltam menos de 50km) :-)

Os dados atuais, e ainda com 8 Barras:
_______________________________________________
Data | Kms | AHr | SOH | Hx | GIDs 100%
_______________________________________________
Maio 2018 | 124.957Km | 40,31 | 61,45% | 39,07% | 172

Em resumo, nas minhas mãos e em cerca de 4 anos com praticamente 100.000km feitos, deixei de consumir quase 5500L de gasóleo!
Pelas minhas contas, entrando com os gastos previstos se mantivesse o diesel antigo e com as despesas atuais do Leaf, tenho um saldo positivo na casa dos 7,000€, quase que dá para uma bateria nova LOL

A respeito de autonomia, ainda consigo fazer casa-trabalho-casa, ~80km antes de chegar à 1ª reserva ou esta aparecer a 1 ou 2km antes de chegar.
Tenho uma média no You+ na casa dos 13kWh/100km, e como consigo carregar em casa e no emprego, prevejo que tão cedo não irei trocar a bateria, pelo menos aos preços atuais :-)
:clap: ah e tal, os elétricos não compensam, só servem para quem anda pouco... :lol:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 07 jun 2018, 15:49

E prontos, lá se foram 100.000km em 1476 dias, pouco mais de 4 anos, e com pouco mais de 6 anos de idade num total acumulado de 125.700km.

Os dados atuais, e ainda com 8 Barras:
_______________________________________________
Data | Kms | AHr | SOH | Hx | GIDs 100%
_______________________________________________
Junho 2018 | 125.700Km | 40,29 | 61,42% | 39,08% | 171

Pouco mais a dizer do que já disse em maio.
Desde abril que tenho também o Leaf 2, assim sendo, este passou a andar muito menos, apenas durante os meus dias de trabalho.

Com o ICE, nestes 100.000km gastaria:
- deixei de gastar cerca de 5500L de gasóleo, o que dá algo como mais de 6,500€
- deixei de gastar mais de 1,500€ em IUC, manutenções...
Total: mais de 8,000€ evitados em gastos com o antigo ICE

Com o VE, terei gasto:
- menos de 1,500€ em eletricidade (bi-horário em vazio e se carregasse sempre em casa)
- cerca de 500€ em 3 manutenções, 2 pneus, APP
- crédito de 400€ + IVA do tarifário EDP e 900€ venda do ICE

Em resumo, deixei de gastar cerca de 7,000€ (entre ganhos e perdas) nestes 4 anos.

Preocupações e apeado zero.
Gozo e prazer de conduzir 100%.

Na altura quando comprei este, tinha ponderado um ICE com uns 8 a 10 anos a casa dos 5,000€.
Se tivesse optado por um ICE desses, hoje teria gasto com ele 12,000€ (compra 5,000€ + despesas 7,000€), e valeria provavelmente próximo de ZERO.
Ao comprar este por 19,000€, hoje ao fim destes 100.00km/4anos se o vendesse por 12,000€ (compra 19,000€ - despesas evitadas 7,000€) o resultado financeiro seria nulo .
A partir de agora, é "lucro" em relação a essa alternativa.
Espero é que a bateria atual dure mais uns anitos :-) e que consiga carregar no emprego e que surjam no mercado baterias aftermarket :-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por BrunoAlves » 07 jun 2018, 15:59

:clap: :clap: :clap:

Quando dizemos que os VE se pagam e os "anti" vêm gozar, aqui está mais um exemplo real de como isso é verdade.
Parabéns!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 07 jun 2018, 17:11

Yeap, este é apenas mais um exemplo.

Seja como for, cada um tem de fazer as suas contas à priori para que depois não se arrependa, quer por um VE ou um CI.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por santanamos » 07 jun 2018, 17:30

mafgod Escreveu:Ao comprar este por 19,000€, hoje ao fim destes 100.00km/4anos se o vendesse por 12,000€ (compra 19,000€ - despesas evitadas 7,000€) o resultado financeiro seria nulo .
A partir de agora, é "lucro" em relação a essa alternativa.
As contas à minha maneira são assim.
100k km para amortizar a diferença de preço de um CI e eventual troca de bateria. O meu objectivo é 200k km que é o que todos os meus carros fizeram.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por filipeoliv » 08 jun 2018, 10:19

Parabéns :clap:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 04 set 2018, 09:07

E ao passar quase 14 meses (417 dias), atingiu a 7ª barra.

Dados ao atingir a 7º barra em relação à 8ª barra:
129.462km (+ ~26.927Km)
39,12 AHr (-4,26)
59,63 % SOH (-6,37)
37,21 % Hx (-7,85)
166 GIDs máx (-18) - Perca de ~11Km de autonomia em relação à 8ª barra.

Ainda me permite fazer o trajeto casa->emprego->casa (~80km) entrando na reserva poucos metros antes de chegar ao emprego.
Depois ainda tenho uns 15km até à 2ª reserva :-)
A ver vamos como será o inverno.
Como posso carregar no emprego, no limite, terei de carregar em casa e no emprego..

Com a chegada do Black Power, o azulinho tem ficado a fazer apenas e só o trajeto casa->emprego.

A respeito da substituição da bateria de tração do Leaf.... será que já se fazem por fora a preços mais simpáticos? :D
Poderei estar receptivo.... :think:

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por sparrow » 04 set 2018, 15:30

mafgod Escreveu:
04 set 2018, 09:07
A respeito da substituição da bateria de tração do Leaf.... será que já se fazem por fora a preços mais simpáticos? :D
Poderei estar receptivo.... :think:
este tópico passou-te?

viewtopic.php?f=32&t=7374

contacta o RNM

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 04 set 2018, 15:40

Não me passou.... mas creio que ainda foi "apenas" uma prova de conceito (POC) com um clone... vou outra vez questiona-lo ;-)

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por sparrow » 04 set 2018, 16:12

neste post ele diz que tem solução para LEAF

viewtopic.php?f=32&t=7374#p108863

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”