Diário de Bordo cromero

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 03 jun 2014, 12:07

A primeira saída de LEAF, para não apanhar nenhum susto, foi de 57kms. Umas voltas no Porto e jantar comemorativo em Vila Chã, vila piscatória a cerca de vinte quilómetros da Invicta. Resolvi conduzir em modo B sem Eco, e o resultado não me pareceu mau para mim, que estou a dar os primeiros passos neste novo mundo. Saí do stand da Entreposto com 96% de SOC e terminei a jornada, já depois das onze da noite, com 58%. Não sei se esta marca é vergonhosa, mas brilhante não será de certeza, porque de regresso a casa, depois de me conter no pedal do acelerador e não passar dos 80, circulei na A28 durante meia dúzia de quilómetros bem acima dos 100 e alguns minutos acima dos 140…
Programei o carregamento a 80 por cento a partir das quatro da manhã, e hoje, quando fui verificar se tudo tinha corrido conforme programado, deparei com o seguinte quadro: 79% SOC, 113 de autonomia estimada e 4,69 kwh carregados na wallbox, o que, à tarifa económica, dá um custo energético de 45 cêntimos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 03 jun 2014, 13:00

Parabéns pelo DB!

Parece-me muito bom, especialmente tendo em conta os inevitáveis testes de performance de carro novo. 8-)

Os 113 de autonomia estimada são um valor relativamente baixo, devido à vinda ter sido a velocidades mais elevadas. Aproveita enquanto podes os postos públicos gratuitos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mrr » 03 jun 2014, 13:13

Parabéns. Fico contente por ver cada vez mais VE na zona Norte...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 03 jun 2014, 13:26

mjr Escreveu:Parabéns pelo DB!

Parece-me muito bom, especialmente tendo em conta os inevitáveis testes de performance de carro novo. 8-)

Os 113 de autonomia estimada são um valor relativamente baixo, devido à vinda ter sido a velocidades mais elevadas. Aproveita enquanto podes os postos públicos gratuitos.
É o que tenciono fazer. Estou à espera do cabo da Nissan, mas não sei o que significa Modo 3... O que é isso?

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 03 jun 2014, 13:27

rdias Escreveu:Parabéns.... Quando é novo pisa-se sempre mais....
Não tenciono fazer isso muitas vezes, mas ontem foi irresistível...

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 03 jun 2014, 13:28

mrr Escreveu:Parabéns. Fico contente por ver cada vez mais VE na zona Norte...
Pode ser que eu convença uns amigos a entrarem nesta aventura...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 13:57

Parabéns pelo DB.
Recomendo a aquisição do ELM327 e do LeafSpy para acompanhar as entranhas que a Nissan esconde.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 15:10

E fotos?
Onde estão as fotos?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 03 jun 2014, 15:23

Modo 3 é carregar o carro com um EVSE externo, com um cabo a ligar o carro ao EVSE externo. Na prática é realizado utilizando um cabo Mennekes do lado do EVSE externo e J1772 do lado do carro.

Modo 2 é utilizar um cabo com EVSE incorporado e ligar a uma tomada. Esse é o que muitos chamam o "carregador" que vem com o carro, e que dá para ligar a uma tomada convencional.

Modo 1 não é permitido para carros, e consiste em ligar diretamente o carregador do carro a uma tomada, sem EVSE pelo meio.

http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_62196#Mode_3
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 04 jun 2014, 12:05

mjr Escreveu:Modo 3 é carregar o carro com um EVSE externo, com um cabo a ligar o carro ao EVSE externo. Na prática é realizado utilizando um cabo Mennekes do lado do EVSE externo e J1772 do lado do carro.

Modo 2 é utilizar um cabo com EVSE incorporado e ligar a uma tomada. Esse é o que muitos chamam o "carregador" que vem com o carro, e que dá para ligar a uma tomada convencional.

Modo 1 não é permitido para carros, e consiste em ligar diretamente o carregador do carro a uma tomada, sem EVSE pelo meio.

http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_62196#Mode_3
Obrigado, mjr
A Nissan, e as outras marcas com electricos, faziam bem em contratar uma assessoria com a malta mais activa e informada do fórum. Deixavam de fazer figuras tristes e ajudavam os novos entusiastas dos VE a entrarem mais rapidamente no espírito da coisa... e a perceberem o produto que adquiriram. :)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”