Página 1 de 49

Diário de Bordo cromero

Enviado: 03 jun 2014, 12:07
por cromero
A primeira saída de LEAF, para não apanhar nenhum susto, foi de 57kms. Umas voltas no Porto e jantar comemorativo em Vila Chã, vila piscatória a cerca de vinte quilómetros da Invicta. Resolvi conduzir em modo B sem Eco, e o resultado não me pareceu mau para mim, que estou a dar os primeiros passos neste novo mundo. Saí do stand da Entreposto com 96% de SOC e terminei a jornada, já depois das onze da noite, com 58%. Não sei se esta marca é vergonhosa, mas brilhante não será de certeza, porque de regresso a casa, depois de me conter no pedal do acelerador e não passar dos 80, circulei na A28 durante meia dúzia de quilómetros bem acima dos 100 e alguns minutos acima dos 140…
Programei o carregamento a 80 por cento a partir das quatro da manhã, e hoje, quando fui verificar se tudo tinha corrido conforme programado, deparei com o seguinte quadro: 79% SOC, 113 de autonomia estimada e 4,69 kwh carregados na wallbox, o que, à tarifa económica, dá um custo energético de 45 cêntimos.

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 03 jun 2014, 13:00
por mjr
Parabéns pelo DB!

Parece-me muito bom, especialmente tendo em conta os inevitáveis testes de performance de carro novo. 8-)

Os 113 de autonomia estimada são um valor relativamente baixo, devido à vinda ter sido a velocidades mais elevadas. Aproveita enquanto podes os postos públicos gratuitos.

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 03 jun 2014, 13:13
por mrr
Parabéns. Fico contente por ver cada vez mais VE na zona Norte...

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 03 jun 2014, 13:26
por cromero
mjr Escreveu:Parabéns pelo DB!

Parece-me muito bom, especialmente tendo em conta os inevitáveis testes de performance de carro novo. 8-)

Os 113 de autonomia estimada são um valor relativamente baixo, devido à vinda ter sido a velocidades mais elevadas. Aproveita enquanto podes os postos públicos gratuitos.
É o que tenciono fazer. Estou à espera do cabo da Nissan, mas não sei o que significa Modo 3... O que é isso?

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 03 jun 2014, 13:27
por cromero
rdias Escreveu:Parabéns.... Quando é novo pisa-se sempre mais....
Não tenciono fazer isso muitas vezes, mas ontem foi irresistível...

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 03 jun 2014, 13:28
por cromero
mrr Escreveu:Parabéns. Fico contente por ver cada vez mais VE na zona Norte...
Pode ser que eu convença uns amigos a entrarem nesta aventura...

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 03 jun 2014, 13:57
por VETL
Parabéns pelo DB.
Recomendo a aquisição do ELM327 e do LeafSpy para acompanhar as entranhas que a Nissan esconde.

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 03 jun 2014, 15:10
por VETL
E fotos?
Onde estão as fotos?

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 03 jun 2014, 15:23
por mjr
Modo 3 é carregar o carro com um EVSE externo, com um cabo a ligar o carro ao EVSE externo. Na prática é realizado utilizando um cabo Mennekes do lado do EVSE externo e J1772 do lado do carro.

Modo 2 é utilizar um cabo com EVSE incorporado e ligar a uma tomada. Esse é o que muitos chamam o "carregador" que vem com o carro, e que dá para ligar a uma tomada convencional.

Modo 1 não é permitido para carros, e consiste em ligar diretamente o carregador do carro a uma tomada, sem EVSE pelo meio.

http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_62196#Mode_3

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 04 jun 2014, 12:05
por cromero
mjr Escreveu:Modo 3 é carregar o carro com um EVSE externo, com um cabo a ligar o carro ao EVSE externo. Na prática é realizado utilizando um cabo Mennekes do lado do EVSE externo e J1772 do lado do carro.

Modo 2 é utilizar um cabo com EVSE incorporado e ligar a uma tomada. Esse é o que muitos chamam o "carregador" que vem com o carro, e que dá para ligar a uma tomada convencional.

Modo 1 não é permitido para carros, e consiste em ligar diretamente o carregador do carro a uma tomada, sem EVSE pelo meio.

http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_62196#Mode_3
Obrigado, mjr
A Nissan, e as outras marcas com electricos, faziam bem em contratar uma assessoria com a malta mais activa e informada do fórum. Deixavam de fazer figuras tristes e ajudavam os novos entusiastas dos VE a entrarem mais rapidamente no espírito da coisa... e a perceberem o produto que adquiriram. :)