Diário de Bordo - coelholima

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
coelholima
Proprietário Leaf
Mensagens: 32
Registado: 26 nov 2014, 11:03
Data de fabrico: 01 set 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por coelholima » 19 dez 2014, 16:20

Andar de Leaf é de facto um "vício".

Concordo que o branco lhe fique bem, teria sido a cor escolhida, caso tivesse encomendado o carro novo, por isso correu bem :)

coelholima
Proprietário Leaf
Mensagens: 32
Registado: 26 nov 2014, 11:03
Data de fabrico: 01 set 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por coelholima » 20 dez 2014, 22:27

O cabo Mennekes já cá canta :)

coelholima
Proprietário Leaf
Mensagens: 32
Registado: 26 nov 2014, 11:03
Data de fabrico: 01 set 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por coelholima » 22 dez 2014, 09:52

No fim de semana tentei testar o carregamento no Mobi-E de São Felix da Marinha, uma vez que já tenho o cabo Mennekes é um cartão Mobi-E emprestado pelo concessionário.
Chegado ao posto, depois de fazer os procedimentos todos, eis que a luz da tomada Mennekes passa para vermelho e o visor do posto indica carga a 0,0. Frustração...

Ainda testei a activação da outra tomada (CEE), que passou a ter uma luz azul intermitente (penso que será indicação de pronto para carregar?), mas não tenho nenhum cabo com ponta CEE. Se utilizar um adaptador schucko-CEE, posso utilizar o EVSE portátil neste tipo de tomada/posto?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por VETL » 22 dez 2014, 10:08

coelholima Escreveu:No fim de semana tentei testar o carregamento no Mobi-E de São Felix da Marinha, uma vez que já tenho o cabo Mennekes é um cartão Mobi-E emprestado pelo concessionário.
Chegado ao posto, depois de fazer os procedimentos todos, eis que a luz da tomada Mennekes passa para vermelho e o visor do posto indica carga a 0,0. Frustração...

Ainda testei a activação da outra tomada (CEE), que passou a ter uma luz azul intermitente (penso que será indicação de pronto para carregar?), mas não tenho nenhum cabo com ponta CEE. Se utilizar um adaptador schucko-CEE, posso utilizar o EVSE portátil neste tipo de tomada/posto?
Ainda há dias lá carreguei e estava tudo ok.
Quando se liga a tomada na torre central, a luz do posto que escolhemos fica vermelha até se iniciar o carregamento. Depois de iniciado com sucesso a luz passa a azul.
Se o carregamento não inicia, veja se tem o temporizador de carregamento activo.
Na verdade não me lembro de alguma vez ver a luz azul dos Mobi.e a piscar! :?

Se tiver um adaptador, pode usar o EVSE portátil nas tomadas CEE à vontade.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por dgalv » 22 dez 2014, 10:16

VETL Escreveu:
coelholima Escreveu: Na verdade não me lembro de alguma vez ver a luz azul dos Mobi.e a piscar! :?
O posto da Rua do Pólo Norte em Lisboa também fica a piscar azul enquanto espera que inicie o carregamento. Acho que com as recentes alterações passaram a fazer isso...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por Fil » 22 dez 2014, 16:18

A maioria dos postos de Lisboa, ficam a piscar azul até ligarmos o cabo.

coelholima
Proprietário Leaf
Mensagens: 32
Registado: 26 nov 2014, 11:03
Data de fabrico: 01 set 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por coelholima » 24 dez 2014, 10:22

Novo update antes do Natal: Carwings já funciona! Teve que ir à Nissan fazer um reset ao sistema do carro. Ainda não experimentei o controlo remoto exaustivamente porque a garagem onde o Leaf normalmente dorme tem pouca cobertura de rede.

Entretanto também chegou o meu telemóvel Android e por isso vou comprar o ELM 327 por Bluetooth. Para os mais entendidos, há algo que aconselhem ou desaconselhem?

coelholima
Proprietário Leaf
Mensagens: 32
Registado: 26 nov 2014, 11:03
Data de fabrico: 01 set 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por coelholima » 03 jan 2015, 23:40

Ontem cheguei pela primeira vez a casa com o carro na reserva. 2 barras de bateria, autonomia para 15km. A temperatura à chegada eram 3ºC e o carro apresentava 4 barras na temperatura da bateria.

Como entretanto já recebi o cartão Mobi-e, hoje voltei ao posto de São Félix da Marinha, com o intuito de experimentar o cabo Mennekes. Mais uma vez, luz vermelha e nada de carga.
Dei uma espiadela no Electromaps e fui ao Senhor da Pedra, experimentar o posto de carregamento que lá existe, junto ao jardim. Situação caricata: os dois lugares reservados para o carregamento de VE estavam ocupados por dois CI. E uns 15m à frente o carro da polícia parado, totalmente indiferente. Um dos CI tinha o condutor lá dentro, e por isso não foi necessário recorrer à polícia para libertar o lugar.
Depois de estacionar, lá consegui dar uma "bucha" de electrões ao folhinha :D

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por galt » 04 jan 2015, 00:12

Para que isso não aconteça deves clicar no botão para desactivar o temporizador (tem de ficar a led azul central permanentemente ligado). isto tem de ser feito após desligar o carro, neste momento podes tb abrir a porta do carregamento.

Agora já podes autenticar-te no posto e só depois ligar o cabo no carro e no posto.

Testa novamente e manda o feedback.
;)

Bons quilómetros.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

coelholima
Proprietário Leaf
Mensagens: 32
Registado: 26 nov 2014, 11:03
Data de fabrico: 01 set 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - coelholima

Mensagem por coelholima » 04 jan 2015, 08:40

galt, eu não tenho o temporizador de carga ligado.
E aparentemente fiz o procedimento correcto, pois consegui carregar no posto do Senhor da Pedra, no de São Félix da Marinha é que não.
Vou entretanto reportar o caso à Mobi-e.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”