Diário de Bordo jpgoncalves2

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 04 out 2015, 20:13

Passa hoje um mês , exatamente, que conduzo o Leaf, com data de matricula de 31 de Julho de 2015, e que na aplicação Carwings está batizado de "alemcosmo".
Neste mês fiz cerca de 4000Km e procurei familiarizar-me com ele. è a minha primeira experiência com automóveis elétricos, estou a gostar, tentarei em breve adquirir um leitor OBCD2 e instalar a aplicação Leaf Spy, para melhor o conhecer e utilizar.

Odómetro: 4000 Km
Vel média: 39 km/h
Nº viagens:170 (até 26Set)
Tempo condução: 73h (até 26Set)
Consumo eletricidade: 360Kwh (até 26Set)
Economia energia: 11,8 Kwh/100 km
redução CO2: 508Kg (até 26set)
Condução em modo ECO e B
Barras temp: normalmente 5, 6 após cargas rápidas , em particular
Barras cap armazenamento bateria: 12

Episódio digno de registo, o bloqueamento, do cabo mennekes, do lado do carregador, na sequência de um carregamento que fiz no posto LRA 5, tomada 2 - Via do Polis, Leiria ( conjunto de 6 tomadas junto aos estádio de futebol), não tendo sido possível removê-lo, nem com o apoio telefónico 800916624.

Devo dizer que tinha recebido, cerca de 30 minutos antes, a seguinte mensagem email, quando a bateria do carro ficou totalmente carregada:

Detectámos que o seu carregamento em curso na rede MOBI.E foi interrompido, provavelmente indicando bateria cheia.
Número de Cartão: 00000000002973;
Posto de Carregamento: LRA-00005;
Tomada: 2;
Morada: Via do Polis Leiria, Leiria, Portugal;
Início de Carga: 2015-09-13 09:49:45;
Suspensão de Carga: 2015-09-13 15:00:44;
Duração: 05:10:59;
Eletricidade Consumida: 18.02 kWh.

Da parte do serviço de ajuda telefónica, solicitado por mim por duas vezes nessa tarde, não conseguiram desbloquear remotamente a ficha, já que me disseram que do departamento técnico que o podia fazer, que ninguém atendia (era domingo...).
Passado dois dias, o episódio resolveu-se, tendo contudo que me deslocar a uma instalação da EDP em Leiria, para onde removeram o cabo, tendo ficado então a saber que, para o removerem, tiveram que desmontar o posto de carregamento, já que não o conseguiram remover remotamente..
Duas impressões menos boas me ficam sobre a rede MOBI.E... por um lado deficiente, para não dizer desleixada, manutenção dos postos e, por outro, deficiente apoio ao utilizador já que , contrariamente ao que me foi prometido ao telefone, que me enviavam o cabo para casa, tive que ir eu recuperá-lo onde eles me indicaram para ir, por email, e foi se quis recuperar o cabo... Oxalá não volte a acontecer com mais ninguém, mas aqui fica o relato do que podem esperar, nessa eventualidade...;-(
À falta de imagens da aplicação Leaf Spy, aqui fica uma com alguns dados genéricos, já reportados em texto;-)
https://www.dropbox.com/s/38mvubmakpba6 ... 4.jpg?dl=0
Boas viagens a eletrões!;-)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Orlando » 04 out 2015, 20:39

A andar assim é normal na foto ver 6 barras. Fizeste alguma carga rápida antes, ou é mesmo do andamento?
Espero te encontrar em breve por Leiria,
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 04 out 2015, 21:01

Orlando Escreveu:A andar assim é normal na foto ver 6 barras. Fizeste alguma carga rápida antes, ou é mesmo do andamento?
Espero te encontrar em breve por Leiria,
Tinha feito uma carga rápida há um par de horas antes, na AS de Pombal, sentido Norte - Sul, na primeira grande viagem com ele, Mafra - Viseu - Mafra!;-)
É bom saber que se me vir de novo com problemas em Leiria, já terei por lá alguém com quem pelo menos desabafar..!;-) Obrigado Orlando!;-)
Apercebi-me, nesse fim de semana em que o cabo mennekes ficou bloqueado, que vários pontos de carga de Leiria estão OFF..;-( Tive que me estrear nas Cargas Rápidas na Auto Júlio. Muito simpáticos, inclusive permitiram-me carregar no fim de semana!;-)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Orlando » 04 out 2015, 21:37

Leiria está péssimo...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Fil » 04 out 2015, 23:45

Segundo já foi explicado por aqui, nas traseiras do posto (onde se liga o cabo), tem um botão para desbloquear a tomada, basta para isso abrir as traseiras do posto e fica tudo resolvido, isto quando não é possível remotamente.

A andar assim, daqui a 1 ano tem 50 mil klms, e cerca de 4 mil € poupados em combustível. Muito bom!

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 05 out 2015, 09:20

Fil Escreveu:Segundo já foi explicado por aqui, nas traseiras do posto (onde se liga o cabo), tem um botão para desbloquear a tomada, basta para isso abrir as traseiras do posto e fica tudo resolvido, isto quando não é possível remotamente.

A andar assim, daqui a 1 ano tem 50 mil klms, e cerca de 4 mil € poupados em combustível. Muito bom!
Obrigado Fil, pela dica, não sabia, vou tentar procurar info aqui no fórum e inspecionar um posto de carregamento a ver se vislumbro onde está tal interruptor... Não sei se teria resultado, no meu caso, já que quem me deu a informação que teve de desmontar (literalmente) o posto, foi o próprio técnico da EDP que recolheu o cabo... Por certo ele saberia desse interruptor e teria tido menos trabalho, digo eu,,!?;-) Mas registo, agradecidamente, a info, fica em carteira para uma próxima, que espero não volte a acontecer!!;-)
Pois, essa potencial poupança poderá ajudar-me, quando a febre das ´barras´ me atacar e tiver que ponderar qual a melhor solução, já que a compra do Leaf foi em leasing, com compra de bateria, por um prazo de 84 meses, prazo bastante superior à garantia. Embora ainda pouco elucidado sobre o tema das baterias, e baseado apenas no conhecimento que detinha de uso de baterias LiPo em modelos de aeromodelismo, aprendi então que , em regra, a cada 10 anos, as capacidades das baterias dobram, e os preços caem na razão inversa... Ciente também que as autonomias serão mais rapidamente melhoradas por via do desenvolvimento das baterias e não tanto por novas motorizações, como nos auto CI, decidi-me antes pela compra da bateria (em vez de aluguer), aprendendo a conservá-la,por forma a que me faça pelo menos o período da garantia, em Km, já que me parece que vai ser esse o limite que potencialmente baterei primeiro... E como também já aprendi que as temperaturas ( e verões) são os maiores inimigos delas, a minha lógica terá mesmo que ser fazer o máximo de km com ela, conservando-a tanto quanto possível e preparando-me para uma eventual substituição de bateria antes do fim do prazo do leasing ( e aqui o jeito que me pode dar a poupança que o Fil antecipa..!;-)). Penso não estar errado de todo, e opiniões mais avisadas são muito bem-vindas , sempre!;-)
Boa semana

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Fil » 05 out 2015, 12:57

Relativamente ao posto, o técnico tem de ter a chave para abrir as traseiras do posto, e depois é só carregar no botão para desbloquear, nem 2 minutos demora, o problema é que só os tecnicos têm as chaves...

A ideia da poupança está correcta na minha opinião. Quanto mais klms, maior a poupanca ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por mjr » 05 out 2015, 13:46

Mais um DB, parabéns! :D

Quando puderes, descarrega a bateria até à tartaruga e depois mede a energia até 100%, para teres uma referência de degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 05 out 2015, 15:57

Fil Escreveu:Relativamente ao posto, o técnico tem de ter a chave para abrir as traseiras do posto, e depois é só carregar no botão para desbloquear, nem 2 minutos demora, o problema é que só os tecnicos têm as chaves...

A ideia da poupança está correcta na minha opinião. Quanto mais klms, maior a poupanca ;)
Obrigado Fil, pelas sempre úteis e pertinentes dicas!;-) Nesse domingo em que o cabo ficou retido no carregador, e compreendo agora que era por ser fim de semana, nem a opção de desbloqueamento remoto nem a de equipa de campo estavam disponíveis, de acordo com os interlocutores do apoio telefónico, daí que os técnicos só lá foram na 2ª feira. Mas, pelo jeito, neste posto em particular nem o dito interruptor deve ter resolvido a questão, já que o tiveram que desmontar...
Fiquei surpreendido que ao fim de semana a MOBIE e múltiplos parceiros não tenham efetivos/ vontade/ obrigação contratual de operar um apoio contínuo aos utilizadores...Não me quiseram responder a essa pergunta ao telefone, nem por email posterior, mas para bom entendedor... Vicissitudes da área cinzenta público/privado em que se movimentam os agentes da rede MOBIE, parece-me..!;-(

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 05 out 2015, 16:06

mjr Escreveu:Mais um DB, parabéns! :D

Quando puderes, descarrega a bateria até à tartaruga e depois mede a energia até 100%, para teres uma referência de degradação.
Obrigado pelo incentivo mjr!;-)
Farei o que me sugeres, mal tenha o OBDC2 e Leaf Spy a funcionar, quero aproveitar a ocasião para ir clarificando algumas dúvidas que me estão a aparecer, por referência ao conhecimento e experiência prévia que tinha das Lipo, que uso num dos meus hobbies preferidos e que se resumem com facilidade neste artigo...
http://www.rchelicopterfun.com/rc-lipo-batteries.html
Preciso por exemplo de perceber se a regra de ouro "THE 80% RC LIPO BATTERY RULE TO THE RESCUE!" que sempre apliquei com sucesso na gestão de descarregamento das baterias dos meus helicópteros RC continuam válidas..;-)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”