Diário de Bordo jpgoncalves2

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 09 jun 2016, 11:21

PauloDias Escreveu:Excelente diário de bordo que tens aqui!!! e com toda essa informação !! Parabens!!
Obrigado Paulo! Oxalá te possa ser útil! :)

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 14 jun 2016, 14:34

Agora que o meu Leaf se aproxima dos 40000km, percorridos em 9 meses, como podem comprovar no Carwings, procurando por "alemcosmo", alguns companheiros me vão perguntando que procedimentos tomo para obter, até agora, estes resultados:

[img]http://i67.tinypic.com/scf606.jpg[/img]

Aqui fica então um resumo das minhas práticas, suportadas pela minha própria experiência:

[img]http://i63.tinypic.com/fn74tl.jpg[/img]

Espero que possa ser útil!? :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por mjr » 14 jun 2016, 15:42

16 - Evita os mk1 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 14 jun 2016, 16:04

mjr Escreveu:16 - Evita os mk1 8-)
:lol: :mrgreen:

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por beme83 » 14 jun 2016, 16:29

jpgoncalves2 Escreveu:Agora que o meu Leaf se aproxima dos 40000km, percorridos em 9 meses, como podem comprovar no Carwings, procurando por "alemcosmo", alguns companheiros me vão perguntando que procedimentos tomo para obter, até agora, estes resultados:

[img]http://i67.tinypic.com/scf606.jpg[/img]

Aqui fica então um resumo das minhas práticas, suportadas pela minha própria experiência:

[img]http://i63.tinypic.com/fn74tl.jpg[/img]

Espero que possa ser útil!? :)
valores muito bons. O meu tem os mesmos quilómetros mas em 18 meses e tem o SOH a 91% e os ahr a 59.92.

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 14 jun 2016, 16:46

beme83 Escreveu: valores muito bons. O meu tem os mesmos quilómetros mas em 18 meses e tem o SOH a 91% e os ahr a 59.92.
Obrigado beme83 :)
O tempo é ditador, no que toca à degradação! :roll:
Os cuidados que podemos ter, como aqueles que listei como dicas, apenas conseguem é retardar essa degradação, sem nunca a deter!
Ainda assim, os teus valores estão melhores que alguns que já vi, em baterias mais novas e com menos quilómetros! E isso é, por certo, mérito teu, dos teus cuidados! :)

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por beme83 » 14 jun 2016, 17:05

jpgoncalves2 Escreveu:O tempo é ditador, no que toca à degradação! :roll:
Os cuidados que podemos ter, como aqueles que listei como dicas, apenas conseguem é retardar essa degradação, sem nunca a deter!
Ainda assim, os teus valores estão melhores que alguns que já vi, em baterias mais novas e com menos quilómetros! E isso é, por certo, mérito teu, dos teus cuidados! :)
Realmente tento ter cuidado mas infelizmente já deixei chegar algumas vezes o carro a valores muito baixos de SOC...também só compre o OBD há poucos dias. Agora é comprar o Pro e analisar com calma tudo.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por pemifer » 15 jun 2016, 09:37

Excelentes dicas, obrigado.
Já tinha chegado à conclusão que, como não preciso de grande autonomia, é melhor utilizar a bateria entre os 80% e 20%.
Entretanto andei a dar uma "vista de olhos" no manual americano.
No manual indicam que se pode programar 2 tipos de carga:
1 - long distance mode (100% charge)
2 - long life mode (80% Charge)
Aconselham carregar a 80% para aumentar a longevidade das baterias, bate certo! ;)
Recomendam fazer "normal charge" (220V-20A) para carregar normalmente e evitar fazer a "trickle charge" (110V-15A) usando o EVSE NISSAN.
Alguém pode explicar como estas recomendações se aplicam aos nossos carregamentos?
É pela potencia?
EUA
normal charge 220V*20A = 4400W
trickle charge 110V*15A = 1650W.
Europa
220V*6A = 1320W
220V*10A = 2200W
220V*16A = 3520W
220V*32A = 7040W

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por BrunoAlves » 15 jun 2016, 09:41

Nos States falam muitas vezes (pelos vídeos que vou vendo) em 3 tipos de carregamento:
Level 1 - 110V que não temos cá
Level 2 - 240V que corresponderá ao nosso "normal"
Level 3 - Quick charge DC

Cá farás sempre o que eles chamam "Level 2", com a corrente que o teu EVSE (e o carregador do carro) permitirem ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Apr » 15 jun 2016, 10:19

rdias Escreveu:Comprar outro VE :lol:
Isso é puro egoismo. Se os VE's não te servem hoje tens que ter paciencia e esperar que cheguem. Eu sei, esta mobilidade não é a tua, só não entendo porque fazes questão de participar nela...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”