Diário de bordo- Santanamos

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 22 abr 2016, 12:59

Boa tardinha,venho pedir-vos uma opinião ;)

Para o fim de Maio vou a Penafiel, estamos a ponderar ir no Leaf e ainda não sei se voltarei no mesmo dia.
Para já o plano é:
1-- Partida de Lisboa pelas 6h, apanhar 2 tripulantes em Alverca e CR em Aveiras.
2-- seguir para o PCR do Pombal e apanhar outro tripulante que deverá vir da Figueira ao meu encontro num local a combinar para almoçar-mos na Anadia enquanto atesto o Leaf.
3-- (o mais dificil) seguir directo a Penafiel onde o noivo me garante uma tomada para carregar com o evse de 10A

Tenho que lá estar no máximo as 15h :!:

Venham as vossas opiniões..
Será que tenho de sair mais cedo?! Devo parar mais uma vez após a Anadia?? Vale mais passar a bola a outro tripulante e ir de CI??
O regresso a confirmar seria lá para a meia noite :roll:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por rnlcarlov » 22 abr 2016, 15:37

santanamos Escreveu:Boa tardinha,venho pedir-vos uma opinião ;)

Para o fim de Maio vou a Penafiel, estamos a ponderar ir no Leaf e ainda não sei se voltarei no mesmo dia.
Para já o plano é:
1-- Partida de Lisboa pelas 6h, apanhar 2 tripulantes em Alverca e CR em Aveiras.
2-- seguir para o PCR do Pombal e apanhar outro tripulante que deverá vir da Figueira ao meu encontro num local a combinar para almoçar-mos na Anadia enquanto atesto o Leaf.
3-- (o mais dificil) seguir directo a Penafiel onde o noivo me garante uma tomada para carregar com o evse de 10A

Tenho que lá estar no máximo as 15h :!:

Venham as vossas opiniões..
Será que tenho de sair mais cedo?! Devo parar mais uma vez após a Anadia?? Vale mais passar a bola a outro tripulante e ir de CI??
O regresso a confirmar seria lá para a meia noite :roll:
A viagem é para ser de fim-de-semana? Nesse caso parece-me mais complicadito, se não houver hipótese de carregamento Nissan /Magnum Cap. O ideal nesse troço deverá ser ir em modo lesma para esticar a autonomia, mas quase 170km ainda é puxado. Em termos de velocidade de viagem, ir lento em vez de carregar em Anadia deve demorar menos tempo, pois mesmo a 6kW, deve-se ganhar coisa de 40-50km de autonomia por hora de carga (corrijam-se se estiver muito longe), o que significa não deve compensar para carregar para poder ir a uma vmédia superior.
É claro que parar para carregar dá um outro conforto mental. :)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por VETL » 22 abr 2016, 15:49

De Anadia para Penafiel, tens a experiência do Ogadiv (penso que ele faz direto).
O regresso a essa hora será garantia de todos os postos de carregamento desimpedidos... 8-) 8-) :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por Malm » 22 abr 2016, 17:14

Eu optaria pelo CI, sem dúvida alguma. Tendo hora limite para chegar, é a melhor opção. Os PCR nem sempre podem ser utilizados no momento em que se chega (ocupados por CI, por outros elétricos e pior ainda se for um Tesla, dificuldades em iniciar o carregamento). De elétrico é uma grande aventura, não é boa ideia fazê-lo em dia de casamento. Para mim é para isso que os CI servem, para ir aos casamentos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por beme83 » 22 abr 2016, 18:01

Malm Escreveu: Para mim é para isso que os CI servem, para ir aos casamentos.
Nada disso todos os casamentos que fui depois de ter o Leaf fui de elétrico 8-)
Mas agora voltando ao assunto em questão, o ideal seria CR em Alverca Pombal e Porto (pedindo Caetano Power), nesse caso deve se tornar possivel, mas há sempre possibilidade de chegar a penafiel as 17....

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 22 abr 2016, 18:51

rnlcarlov Escreveu:
A viagem é para ser de fim-de-semana? Nesse caso parece-me mais complicadito, se não houver hipótese de carregamento Nissan /Magnum Cap. O ideal nesse troço deverá ser ir em modo lesma para esticar a autonomia, mas quase 170km ainda é puxado. Em termos de velocidade de viagem, ir lento em vez de carregar em Anadia deve demorar menos tempo, pois mesmo a 6kW, deve-se ganhar coisa de 40-50km de autonomia por hora de carga (corrijam-se se estiver muito longe), o que significa não deve compensar para carregar para poder ir a uma vmédia superior.
É claro que parar para carregar dá um outro conforto mental. :)
A viagem será num sabado e a paragem em Anadia era a pensar no almoço também! Se sair de Anadia atestado, não chega para seguir o ultimo troço a uns 70kmh?!
Vou pesquisar o DB do Ogadiv entretanto. Só vi o do Joãogonçalves mas não sei se devo comparar com o i3 :|

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por ricardot » 22 abr 2016, 19:03

santanamos Escreveu:
rnlcarlov Escreveu:
A viagem é para ser de fim-de-semana? Nesse caso parece-me mais complicadito, se não houver hipótese de carregamento Nissan /Magnum Cap. O ideal nesse troço deverá ser ir em modo lesma para esticar a autonomia, mas quase 170km ainda é puxado. Em termos de velocidade de viagem, ir lento em vez de carregar em Anadia deve demorar menos tempo, pois mesmo a 6kW, deve-se ganhar coisa de 40-50km de autonomia por hora de carga (corrijam-se se estiver muito longe), o que significa não deve compensar para carregar para poder ir a uma vmédia superior.
É claro que parar para carregar dá um outro conforto mental. :)
A viagem será num sabado e a paragem em Anadia era a pensar no almoço também! Se sair de Anadia atestado, não chega para seguir o ultimo troço a uns 70kmh?!
Vou pesquisar o DB do Ogadiv entretanto. Só vi o do Joãogonçalves mas não sei se devo comparar com o i3 :|
170kms a 70kms/h ?
Eu não consigo, mas se calhar o meu esta estragado :P

EDIT:
Afinal são 130kms o que já é possível

https://www.google.pt/maps/dir/Anadia/P ... m1!1b1!3e0
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 22 abr 2016, 19:14

Bolas ricardot, já me estava a dar a volta ao miolo a tentar perceber onde calcularam esses 170km :mrgreen:
Eu estava optimista mas se calhar tenho de pensar melhor..

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por Malm » 22 abr 2016, 19:46

130 km a 70 km/h num i-MiEV, mesmo novo, seria mesmo no limite. O Leaf permite fazer mais alguns quilómetros, resta saber se as variações de altitude não complicam as coisas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por Malm » 22 abr 2016, 20:09

Uma coisa também temos de nos lembrar, 23 minutos de PCR não são 100% de carga. De Aveiras a Pombal parece-me obrigatório ir de carga completa e fazer o percurso, no máximo, nos tais 70 km/h. Por isso são pelo menos 50 minutos parados em Aveiras. Em Pombal pode optar-se por uma só carga, mas em Anadia é para sair outra vez no máximo ou bem perto disso. Menos de 3 horas a carregar não deve ser. Isso quer dizer que parado a carregar são no mínimo 4 horas e 15 minutos. Se a distância for de 340 km dá umas 5 horas a andar. É muito complicado fazer essa viagem em 9 horas. Muito complicado mesmo. E levas pessoas contigo, é peso e isso conta, para além de se correr alguma coisa mal é sempre embaraçoso. E perde-se sempre tempo quando se vai buscar esta ou aquela pessoa, e por vezes elas atrasam-se. Como o CI torna-se tudo muito mais fácil, muito menos risco de ter imprevistos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”