DB QM fernandinand
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Re: DB QM fernandinand
Quick-update:
Quase, quase nos 70k kms...
Este fds tive oportunidade de fazer mais um (quase) teste de tomada, a rondar os 14% de SOC. Aproveitei para equiparar com outro registo semelhante de Maio de 2017:
31/05/2017 - SOC = 14.7%, Energia consumida = 20.5 kWh
22/07/2017 - SOC = 14.3%, Energia consumida = 20.2 kWh
Apesar dos números animadores de degradação efectiva, como a bateria não tem levado 'ginástica' os AHr do LS levaram um 'porradão' em relação aos últimos meses (56.16 em 27/05 e agora 54.35)
Nada de alarmante...é carregar e andar!
Quase, quase nos 70k kms...
Este fds tive oportunidade de fazer mais um (quase) teste de tomada, a rondar os 14% de SOC. Aproveitei para equiparar com outro registo semelhante de Maio de 2017:
31/05/2017 - SOC = 14.7%, Energia consumida = 20.5 kWh
22/07/2017 - SOC = 14.3%, Energia consumida = 20.2 kWh
Apesar dos números animadores de degradação efectiva, como a bateria não tem levado 'ginástica' os AHr do LS levaram um 'porradão' em relação aos últimos meses (56.16 em 27/05 e agora 54.35)
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Re: DB QM fernandinand
A caminho dos 73k kms e um pequeno update para uma curiosidade.
Com a 'pausa' de Verão, o QM terminou o mês de Agosto nos >53 AHr o que não me causou espanto nem alarme, pois o perfil de utilização diário da minha mulher é 20% - 80%...esporadicamente aos fins de semana há necessidade de carregar a 100%.
No entanto pela convivência com o QM já deu para perceber que a Nissan implementou uma fórmula conservadora (alguns dizem pessimista) no BMS para estimar a real capacidade da bateria e numa utilização 'pelos livros' de 20%-80% o ritmo de degradação é um pouco alarmante (e irrealista).
Posto isto, com algum tempo disponível na primeira de semana de Setembro decidi testar carregar o carro para sair diariamente a 100%. Os resultados foram rápidos:
Dia 3 - 54,37 AHr
Dia 6 - 55,56 AHr
Eu diria que se continuasse com isto por mais uma semana ainda iria para os 57AHr, valor que penso ser o real derivado dos (poucos) testes de tomada que fiz recentemente.
Com a 'pausa' de Verão, o QM terminou o mês de Agosto nos >53 AHr o que não me causou espanto nem alarme, pois o perfil de utilização diário da minha mulher é 20% - 80%...esporadicamente aos fins de semana há necessidade de carregar a 100%.
No entanto pela convivência com o QM já deu para perceber que a Nissan implementou uma fórmula conservadora (alguns dizem pessimista) no BMS para estimar a real capacidade da bateria e numa utilização 'pelos livros' de 20%-80% o ritmo de degradação é um pouco alarmante (e irrealista).
Posto isto, com algum tempo disponível na primeira de semana de Setembro decidi testar carregar o carro para sair diariamente a 100%. Os resultados foram rápidos:
Dia 3 - 54,37 AHr
Dia 6 - 55,56 AHr
Eu diria que se continuasse com isto por mais uma semana ainda iria para os 57AHr, valor que penso ser o real derivado dos (poucos) testes de tomada que fiz recentemente.
- mjr
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Re: DB QM fernandinand
Concordo que a capacidade real ande pelos 57-59Ahr.
O que me chateia nisto é que algum pessoal acha que "exercitar" a bateria (cargas a 100% e descargas profundas) é que é bom, quando não podem estar mais errados.
O que me chateia nisto é que algum pessoal acha que "exercitar" a bateria (cargas a 100% e descargas profundas) é que é bom, quando não podem estar mais errados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: DB QM fernandinand
Cada um sabe de si...no meu caso evito ao máximo descargas profundas na bateria!
Re: DB QM fernandinand
Eu também, nos mais de 4000 kms só por uma vez desci dos 20%.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
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Re: DB QM fernandinand
No Leaf 40 podem ir sem problemas até aos 10% de SOC indicado pelo carro, que na verdade corresponde a um SOC real de 20%.
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Re: DB QM fernandinand
E o limite superior? Tem algum buffer... ou seja quando o SoC apreaentado no visor do carro é 100%, ele está na realidade a 90% da capacidade máxima? Não estou familiarizado com o valor máximo de tensão das LiOn nem tenho um ODB2 para confirmar com o LeafSpy.
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- mjr
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Re: DB QM fernandinand
100% é mesmo 100% (4,2V por celula).
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Re: DB QM fernandinand
Quando falo em % de bateria é o reportado pelo LS e não pelo carro. (20% SOC LS --> ~16% SOC no carro (24 MKII))
Re: DB QM fernandinand
Eu falo do SOC do quadrante, no LF deverá andar por aí também no LEAF2.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
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