DB QM fernandinand

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fernandinand
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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 23 jul 2018, 15:34

Quick-update:

Quase, quase nos 70k kms...
Este fds tive oportunidade de fazer mais um (quase) teste de tomada, a rondar os 14% de SOC. Aproveitei para equiparar com outro registo semelhante de Maio de 2017:
31/05/2017 - SOC = 14.7%, Energia consumida = 20.5 kWh
22/07/2017 - SOC = 14.3%, Energia consumida = 20.2 kWh

Apesar dos números animadores de degradação efectiva, como a bateria não tem levado 'ginástica' os AHr do LS levaram um 'porradão' em relação aos últimos meses (56.16 em 27/05 e agora 54.35)

Nada de alarmante...é carregar e andar!

fernandinand
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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 11 set 2018, 17:25

A caminho dos 73k kms e um pequeno update para uma curiosidade.
Com a 'pausa' de Verão, o QM terminou o mês de Agosto nos >53 AHr o que não me causou espanto nem alarme, pois o perfil de utilização diário da minha mulher é 20% - 80%...esporadicamente aos fins de semana há necessidade de carregar a 100%.
No entanto pela convivência com o QM já deu para perceber que a Nissan implementou uma fórmula conservadora (alguns dizem pessimista) no BMS para estimar a real capacidade da bateria e numa utilização 'pelos livros' de 20%-80% o ritmo de degradação é um pouco alarmante (e irrealista).
Posto isto, com algum tempo disponível na primeira de semana de Setembro decidi testar carregar o carro para sair diariamente a 100%. Os resultados foram rápidos:
Dia 3 - 54,37 AHr
Dia 6 - 55,56 AHr
Eu diria que se continuasse com isto por mais uma semana ainda iria para os 57AHr, valor que penso ser o real derivado dos (poucos) testes de tomada que fiz recentemente.

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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por mjr » 20 set 2018, 14:48

Concordo que a capacidade real ande pelos 57-59Ahr.

O que me chateia nisto é que algum pessoal acha que "exercitar" a bateria (cargas a 100% e descargas profundas) é que é bom, quando não podem estar mais errados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 21 set 2018, 13:05

mjr Escreveu:
20 set 2018, 14:48
O me chateia nisto é que algum pessoal acha que "exercitar" a bateria (cargas a 100% e descargas profundas) é que é bom, quando não podem estar mais errados.
Cada um sabe de si...no meu caso evito ao máximo descargas profundas na bateria!

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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por civic » 21 set 2018, 20:38

Eu também, nos mais de 4000 kms só por uma vez desci dos 20%. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por mjr » 30 set 2018, 08:06

No Leaf 40 podem ir sem problemas até aos 10% de SOC indicado pelo carro, que na verdade corresponde a um SOC real de 20%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por noway » 30 set 2018, 08:49

mjr Escreveu:
30 set 2018, 08:06
No Leaf 40 podem ir sem problemas até aos 10% de SOC indicado pelo carro, que na verdade corresponde a um SOC real de 20%.
E o limite superior? Tem algum buffer... ou seja quando o SoC apreaentado no visor do carro é 100%, ele está na realidade a 90% da capacidade máxima? Não estou familiarizado com o valor máximo de tensão das LiOn nem tenho um ODB2 para confirmar com o LeafSpy.
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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por mjr » 30 set 2018, 19:01

100% é mesmo 100% (4,2V por celula).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 01 out 2018, 10:44

civic Escreveu:
21 set 2018, 20:38
Eu também, nos mais de 4000 kms só por uma vez desci dos 20%. ;)
Quando falo em % de bateria é o reportado pelo LS e não pelo carro. (20% SOC LS --> ~16% SOC no carro (24 MKII))

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Re: DB QM fernandinand

Mensagem por civic » 01 out 2018, 10:55

Eu falo do SOC do quadrante, no LF deverá andar por aí também no LEAF2.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

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