Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por santanamos » 14 jun 2016, 01:20

Não quero ser pessimista mas... parece-me que é argumento para chumbar. Nas inspecções B costumam ser rigorosos e mesmo na inspecção normal já me chumbaram por causa disso.
Acho que é preciso sorte com o inspector.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por zeuz » 14 jun 2016, 01:23

Não mencionei a Carglass, ou equivalentes, no sentido de reparares.
Mencionei porque eles também têm stock de pára-brisas originais. ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 14 jun 2016, 01:27

OK, obrigado. Vou perguntar, ainda que preferisse ir à Nissan.

Tenho algumas (muitas) dúvidas que tenham pára-brisas para este carro... Aqui há uns 3 anos tive de trocar o do meu ex-clio de 2003 (carro que há aos pontapés), troquei-o na Carglass de Coimbra e mesmo assim tive de esperar 2 dias para que chegasse. Para um Leaf é ainda menos provável. Mas amanhã ligo-lhes e pergunto ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por jfr2006 » 14 jun 2016, 09:17

Escolhe antes a GlassDrive...são muito melhores ;)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por pemifer » 14 jun 2016, 09:35

Experimenta passar na Carglass ou outra do género para ver se é possível reparar...
Ups! Só agora reparei que tens imensas respostas do género...
Eis uma que ainda não te deram.
Já tive uma estrela reparada, penso que não era tão grande, já foi à uns 2 ou 3 anos, o vidro ficou como novo.
Por acaso foi na Expressglass.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 15 jun 2016, 09:43

Bom, acabadinho de passar na Carglass
- não pode ser reparado (estrago demasiado grande)
- chumba categoricamente na inspecção (opinião do técnico, nada mais)
- o vidro novo ficou encomendado. "Como é um carro raro, com sorte chega na próxima semana, depois ligamos-lhe" :doh:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por jasmim » 15 jun 2016, 10:09

E na Nissan?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 15 jun 2016, 10:17

Já lá não fomos. Ficou encomendado ali já com o aval da seguradora (na Nissan tinha de ser peritado), ficou assim
Agora que falas nisso... :think:

Se eles atendessem o telefone, já lhes tinha perguntado numa das muitas vezes que para lá tentei ligar e ninguém atende a "opção 3 - oficina" :evil:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 17 jun 2016, 00:24

Hoje foi dia de combater o "range anxiety" mais um bocadinho. As % baixas de bateria são só uma cena psicológica :mrgreen:

Cheguei a casa assim. A autonomia estimada no GOM era de 16km
IMG_20160616_230018.jpg
O LS dizia isto
Screenshot_2016-06-16-22-59-27.png
Screenshot_2016-06-16-22-59-27.png (69.61 KiB) Visto 4829 vezes
A tensão das células ainda me parece bastante alta, não devia haver mais bateria e autonomia disponível?

Amanhã também vai ser um dia importante, vamos chegar aos 1000km de Leaf. É pouquinho mas hei, ainda nem matrícula nacional tem :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 18 jun 2016, 03:29

Bem, hoje foi um dia giro.
Se são utilizadores experimentados leiam para rir :mrgreen: Se são maçaricos como eu, leiam para saber como não fazer as mesmas asneiras. E para rir :lol:
É um testamento mas vale a pena. A sério 8-)

Hoje a patroa deu mais umas voltas que o costume e, como já vinha tarde, carregou mais um bocadinho no pedal a regressar. Resultado: 30% de bateria e uns modestos 33km no GOM. Nada de especial, em princípio o carro já não era preciso hoje e ia carregar tranquilamente de noite.

Já era muito tarde (também saí muito tarde do trabalho), não havia janta feita, estávamos a precisar de ir às compras, diz a esponja:
"Podíamos ir jantar a Coimbra e fazíamos as compras. Temos é de levar a carrinha que o Leaf já não tem pilhas".
Respondo eu cheio de coragem: "Que nada! Vamos no Leaf, chega lá nas calmas, carrega enquanto por lá estamos e voltamos sem stress". Convém referir que até ao dia de hoje tinha sempre carregado o carro em casa.

Vista rápida ao Electromaps e ao MobiE, o posto junto ao Dolce Vita aparecia OK (o do fórum anda em baixo - assim se decide a que centro comercial ir, pode ser que os responsáveis leiam) e está decidido, vamos de Leaf!
Fui preparado com os planos todos, do A à 2ª reserva :mrgreen: Levei:
- O cabo "mennekes" (T2 -> T1) para o posto MobiE a 16A que era o ideal para ganhar alguma carga mais rapidamente
- O meu "sabonete" de 10A
- Adaptador CEE -> Schuko para uma tomada CEE se a mennekes não estivesse disponível
- Extensão de ~~20m (tenho vários amigos em Coimbra, se não fosse de outra forma alguém me ia emprestar uma tomada durante 2 horitas pelo menos!)
A pé ou de reboque é que não vinha! :lol:

Chegámos ao posto, disponível, 2 lugares e um deles ocupado por um ICE (condutor dentro do carro, foram-se ambos embora 2 minutos depois - ainda eu andava às turras com "a minha primeira vez" :lol: ). Estaciono, saco do "mennekes" da mala e aí vai ele.
Primeira questão: Primeiro o cabo e depois o cartão ou o contrário? Pim pam pum, primeiro o cabo. Feito.
Passa o cartão. Pede o PIN. Quê? :shock: Depois lá me lembro de ter lido algures que seria 0000 (sim, vem um livrinho com o cartão que eu - obviamente - não li). Introduzo 0000 e funciona!
Nº do posto e diz o posto "ligue o cabo e feche a tampa". Tampa? "Esta tomada não fecha com o cabo ligado pá!". Está feito wooohooo! :)
Neste processo, em alguma parte, carreguei no botão de desligar o temporizador de carga (de certeza) mas como não há nenhuma confirmação visual, "deve estar" pensei eu. Também liguei o "lock" do cabo.
Fica o posto a piscar em azul, a luzinha do carro também, "isto está mesmo a trabalhar", vamos lá caminhar até ao Dolce Vita. :dance: :dance: :dance:

Quase a chegar lembrei-me de ir ao Carwings no telemóvel para confirmar que estava a carregar. Olha, nem cabo ligado nem a carregar? Ui :?
Voltei para trás e estava o posto "verde", passei o cartão e voltou a pedir o PIN. £*@!&#A do temporizador de carga!!! Foste tu de certeza!!! :evil:
Repeti o processo, carreguei 3 ou 4x no botão do temporizador (better safe than sorry :mrgreen: ) e esperei 2 minutos. A luz do posto estava azul fixo. Ao fim de 2 minutos passei o cartão e já aparecia alguma energia carregada e tempo a contar. "AHHHHHHHHH! Tá melhor" :lol: )

Ao fim de 1h45m estávamos prontos para seguir. Passa cartão, "Desligar". Puxei o cabo (a medo, já li umas histórias de cabos que não libertavam) e saiu tranquilamente. Tentei tirar o cabo do lado do carro e... Não sai :shock: "Não vale a pena fazer força, porque é que isto não sai?" Ah espera, o "lock" :doh:

E prontos, foi a minha primeira vez. Senti-me um verdadeiro totó :lol:
A confiança ficou tão em altas que ainda fomos tomar café a casa de uma amiga que estava de sobreaviso para nos emprestar uma tomada e que tem um MobiE pertinho. Mais 1 horinha de carga :dance:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”