DB Leaf do Wisconsin

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 16 mar 2018, 15:45

Entretanto encontrei uma foto da autonomia a baixa velocidade.
20170909_105141.jpg

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por migle » 16 mar 2018, 17:00

Obrigado por partilhares. Gosto sempre de saber.
Não há grande relação entre a média e a percentagem de SoC gasta, aparentemente, pois não?

Faz-me lembrar uma viagem ao Entroncamento que eu fiz há uns tempos. Como estava a 70% de SoC, não dava para ir e voltar, e não ia poder carregar lá. Então, em vez da N118, fui pela A1, para poder carregar no PCR de Santarém, à sombra. Até fui a 130. Já deu para o regresso. 8-)

Noutra, saí a 100%, deu para ir e voltar, mas 220km com aquecimento foi um bocado à queima, cheguei já com 5%.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 22 mar 2018, 11:57

O que parecia ser uma queda livre está entretanto a mostrar sinais de recuperação.
A diferença foi: muitos dias a funcionar entre 80% e 20%, entretanto levou umas cargas rápidas e uns carregamentos a 100% começou logo a recuperar.
Isto é o que dá não seguir os conselhos do Mestre jgoncalves2 por umas semanas... (viewtopic.php?f=56&t=4613&start=230#p72749)
Grafico.jpg

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 27 mar 2018, 16:03

"A sorte ajuda os audazes" ou "todos os cães têm sorte" :lol:
No fim de semana de 28-10-2017 e 29-10-2017 correu-se mais um Ralicross de Sever do Vouga.
Eu e a minha mulher decidimos passar por lá e ver um bocadinho da corrida e visitar uns amigos.
Tratava-se de mais uma viagem Lisboa - Porto, com um "pequeno" desvio por Sever do Vouga.
Tudo estava a correr como previsto até sairmos da A1... não sei que raio de contas fiz, mas, pelas minhas contas, a autonomia dava para ir a Sever de Vouga e voltar...
Da A1 para a pista de ralicross de Sever do Vouga, pela A25, são 29km em que mais de 50% é a subir.
Rapidamente percebi que a autonomia mal ia dar para chegar quanto mais para voltar...
A minha mulher dizia "volta para trás", "mas como se não há saída?" dizia eu, alem disso os km para voltar para trás começaram a ser mais do que os de seguir em frente.
Lá chegamos à pista de ralicross do Alto do Roçario com 15%, autonomia a rondar os 16 km.
Paro o carro junto a um dos acessos e vou até à entrada da pista.
"Hoje é dia de treinos? Posso entrar só para ver os treinos?" pergunto eu.
"Não, os treinos já acabaram, ainda se vai correr as primeiras mangas. Só pode entrar com bilhete." respondem
"Tudo bem!" digo eu "quanto é?" e saco da carteira para comprar um bilhete... carteira por coincidência sem dinheiro... "Tem Multibanco?"
"Não."
Pronto... tenho de pensar como vou sair desta...
Vou ter com a minha mulher ao carro: "então?" pergunta ela... "Não sei! O melhor é tentarmos chegar aos bombeiros de Sever do Vouga e pedir para deixarem carregar..."
Enquanto pensava o que ía fazer à minha vida, chega um carro. "Que mau estacionamento! É mesmo de qualquer maneira!" Pensei eu...
O senhor, o do mau estacionamento, sai do carro, e começa a andar em direção à pista...
Ao passar por mim diz "Quer um bilhete?"
:o
"Desculpe? Não percebi..." digo eu.
"Quer um bilhete para ver o ralicross? Comprei um para mim e outro para o meu pai, na altura de virmos ele disse-me que estava cansado e que preferia ficar em casa."
"Você salvou-me o dia!" respondo eu, "Muito obrigado!"
Lá vou eu novamente em direção à pista...
Chego à bilheteira explico que já tenho bilhete mas que preciso de carregar o carro. Pergunto se me podem ceder um pouco de eletricidade da bilheteira.
"Daqui não, que nós já vamos fechar"
Perante o meu desalento um dos senhores lá acedeu a deixar entrar o carro para a pista para eu poder pedir a alguem para me deixar carregar.
Encosto o meu carro a uma arvore, perto do "comes e bebes", e vejo uma caixa pendurada na arvore.
A caixa está cheia de tomadas CE azuis desocupadas...
Experimento e ...
Começo a carregar... "Otimo!" entretanto passam os senhores da bilheteira... "Olhe, encontrei aqui esta caixa e está a dar para carregar, acha que está bem assim?" digo eu.
"Sim, não faz mal nenhum..."
E lá fui eu ver o resto das corridas do dia e ter com os meus amigos... quando chegou a hora de ir embora já tinha 58% para fazer os cerca de 30km até Antuã... e com grandes descidas...
Para perceberem como sobe, e depois, como desce, reparem que a descer fiz 1,6km por cada 1%, ou seja, 160km de autonomia total ;)
Lx - Sever do Vouga - Porto.jpg
Última edição por pemifer em 14 set 2018, 20:55, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por filipeoliv » 27 mar 2018, 16:20

Boa aventura ;)
Eu borro-me de medo de andar em viagens "grandes" com ele :lol:

No quadro quando está lá no dia 28 PCR Santarém, PCR Leiria é aquela parte que tem a a subida de Fátima, certo?
Estou farto de pensar, acho que o meu não chegava lá a cima :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 27 mar 2018, 17:07

filipeoliv Escreveu:Boa aventura ;)
Eu borro-me de medo de andar em viagens "grandes" com ele :lol:

No quadro quando está lá no dia 28 PCR Santarém, PCR Leiria é aquela parte que tem a a subida de Fátima, certo?
Estou farto de pensar, acho que o meu não chegava lá a cima :lol:
No mapa tem a indicação dos quilómetros... a bateria teria de estar em muito mau estado para não conseguires fazer os 42km entre os PCR de Santarém e de Leiria.
O que faço na A1 é carregar em todos os postos. Ando mais depressa entre cada um e carrego menos tempo, só o suficiente para chegar ao próximo PCR. É que o carregamento é muito mais rápido nos primeiros 15 minutos que é quando a bateria está mais vazia.
A primeira vez que fiz Lisboa - Porto carreguei um sim, um não... tem de se ir a 70 para se conseguir... pelo menos no meu...
O pior da A1 é o troço PCR de Antuã - PCR de Pombal que são 92km... tem de ser devagarinho... ou então depressa mas atrás dum camião como já fiz...
Se reparares nos consumos vê-se como fui mais ou menos poupadinho até chegar a Pombal, depois disso, nada de preocupações com a autonomia...
O consumo entre PCR de Leiria e PCR de Santarem um bocadinho melhor graças à descida... :lol:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por filipeoliv » 27 mar 2018, 20:50

Talvez um dia tenho coragem para fazer uma viagem dessas :lol:
Talvez com mais um ou dois e irmos juntos...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por migle » 28 mar 2018, 09:03

Com mais um ou dois é mau, porque têm de fazer bicha no PCR!

Que bela tabela, bons dados, é bom saber. Só faltava ali a altitude, mas sim qualquer um de nós pode ver no google. É pena estar em km/kWh em vez de kWh/100km, eu acho mais fácil.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 28 mar 2018, 09:24

migle Escreveu:Com mais um ou dois é mau, porque têm de fazer bicha no PCR!

Que bela tabela, bons dados, é bom saber. Só faltava ali a altitude, mas sim qualquer um de nós pode ver no google. É pena estar em km/kWh em vez de kWh/100km, eu acho mais fácil.
É o que tiro diretamente do meu carro, tem de se fazer a conversão.
Para mim, por enquanto, é o que me diz alguma coisa.
Mas a formula é ( 1 / £ ) x 100 , onde £ é o meu consumo. https://www.aqua-calc.com/convert/elect ... owatt-hour
No caso da imagem ( 1/ 8,8 ) x 100 = 11,36kWh/100km
Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por migle » 28 mar 2018, 10:24

Eu divido 100/x. Não é configurável a unidade?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”