DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

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migle
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por migle » 11 set 2018, 21:08

civic Escreveu:
11 set 2018, 17:03
Até acho que o modo eco degrada mais as baterias fruto da maior regeneração. A carga é sempre mais problemática do que a descarga.
Porque é que achas que a maior regeneração (se efectivamente há mais regeneração em eco) degrada mais as baterias? Há algum estudo?

A carga é mais problemática normalmente quando é mais rápida que a descarga...

Lembras-te de estudos que indicavam que veículos usados num esquema V2G tinham mais saúde que veículos poupados a esse esforço?
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civic
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por civic » 11 set 2018, 23:22

Não é preciso nenhum estudo para saber isso, basta veres as caracteristicas de qualquer bateria de litio que têm sempre mais capacidade na descarga do que na carga, tenho exemplos aqui em casa, as headway da minha DT tÊm 15C de descarga e 3C de carga, as Winston da Scooter têm 10C de descarga e 3C de carga, portanto não preciso de nenhum estudo para ver que numa condução onde abuses mais da carga que degrada mais as baterias.
Em ECO a regeneração é muito mais forte no LEAF, facilmente anda perto dos 50kW e é senso comum e até a própria Nissan diz que não se deve abusar dos carregamentos rápidos porque degrada mais as baterias, para que preciso de estudos?
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migle
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por migle » 11 set 2018, 23:50

civic Escreveu:
11 set 2018, 23:22
tÊm 15C de descarga e 3C de carga, as Winston da Scooter têm 10C de descarga e 3C de carga,
Ok, não tinha pensado nisso... Quer-me parecer que já andei a ler mal alguns datasheets...

Bem, isto é car-jacking de DB alheio, mas são 50kW durante pouco tempo. E concerteza que em normal, se puseres o pé no travão, obténs a mesma regeneração, ou não? Uma travagem dessas acontece numa saída de uma AE... as outras travagens, pequenas, não têm problema nenhum.
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civic
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por civic » 12 set 2018, 00:00

A questão da degradação tem a ver como as tratas, no modo ECO tratas pior a bateria do que no modo D, só isso que eu disse, não vou entrar no que é muito ou é pouco, um modo é pior do que o outro, até porque o modo ECO é para tirar o máximo partido das baterias em termos de eficiência, o modo D é o modo normal.
A diferença entre os dois modos é que numa viagem em ECO andas constantemente a fazer cargas mais violentas do que no modo D, basta levantares o acelerador para carregar à bruta (por isso não gosto nada deste modo, prende muito o motor), claro que digo isto para uma condução dentro dos limites, obviamente que usares constantemente os 150cv no modo D que não lhes dás muita saúde, mas para o mesmo andamento o modo ECO aperta mais com as baterias.
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por civic » 12 set 2018, 00:08

Obviamente que estou a falar no LEAF, não sei como será o comportamento do Hyundai, mas não deve ser muito diferente.
No LEAF em modo ECO não consegues tirar os 150cv mas consegues regenerar À bruteza. E modo D tens os 150cv e uma regeneração que deixa o carro parecido com qualquer CI. Em modo B, tens os 150cv e a regeneração do modo ECO.
É mais ou menos isto.
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por filipeoliv » 12 set 2018, 10:07

Malta o meu e o do Sparrow, são MK1.
Só têm 110cv, a regeneração máxima é só 30kw.
Para fazer isso durante 2 segundos, tenho de vir a 80km/h por ex numa descida grande e o travão só tem ali um ponto onde chega lá, se aperto muito com o travão ele deixa de regenerar, passa para a regeneração de desaceleração.
Em eco quando tiro o pé do acelerador não chega a regenerar 10kw e em travagens normais, não chega aos 20kw.
O que não consigo perceber é por raio nos primeiros meses andou a perder décimas de percentagem e nos últimos 3 meses perdeu mais de 5%
Não sei o que está a acontecer, não estou a fazer nada de diferente.

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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por FiwiPITO » 12 set 2018, 10:16

Filipe começo achar que devias fazer um teste de tomada para Tirares as duvidas, podes ter o Carro a ser bastante pessimista e teres capacidade na mesma...
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por hmendes » 12 set 2018, 12:35

FiwiPITO Escreveu:
12 set 2018, 10:16
Filipe começo achar que devias fazer um teste de tomada para Tirares as duvidas, podes ter o Carro a ser bastante pessimista e teres capacidade na mesma...
Também sugiro o mesmo... Desta forma ficas com certezas e acabas com as cismas.

civic
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por civic » 12 set 2018, 12:51

Os carros são diferentes mas as condições para as baterias são as mesmas, obviamente que com bateria mais pequena e motor mais "pequeno" terá menos regeneração, mas as condições de trato são as mesmas. ;)
E o valor apresentado de SOH é um valor teórico/estatístico, o que acontece normalmente é que com amplitudes pequenas de carga/descarga este valor fica desfasado da realidade por não se utilizar toda a bateria, por isso, quando se tem uma utilização sempre igual os valores começam a ficar desfasados da realidade, depois faz-se uma viagem maior onde se utiliza várias vezes toda a bateria e cargas rápidas o SOH tende a subir. ;)
As baterias parece que ficam pasmadas. :lol:
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por VETL » 12 set 2018, 12:57

Não percebi o "motor mais pequeno".
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