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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 11 jun 2019, 15:26
por pemifer
:text-offtopic:
Off topic: sabem aquela coisa de implicarem com a Tesla por ser um construtor de carros recente?
Andei recentemente num C5 como passageiro traseiro... (C5 carro, este C5 SUV ou carrinha, não conheço)
Não tem o habitual puxador por cima da janela para o passageiro levar o braço pendurado se quiser, senti mesmo a falta da porcaria do puxador.
Os comandos de abertura dos vidros são na consola central em baixo, junto aos pés do terceiro passageiro.
Os comandos de abertura dos vidros estão na vertical e carrega-se para baixo para fechar e para cima para abrir.
E depois na Tesla é que são novatos...

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 11 jul 2019, 15:51
por sparrow
vou colocar aqui no tópico do meu carro o post que fiz no carro do Filipeoliv... para ficar para memória futura e quem vier a comprar o meu carro ter conhecimento. vou deixar no manual do carro referências aqui ao fórum como pista para o futuro dono poder dar com este tópico.
o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
já agora... screenshot do leaf spy de hoje...

Imagem

6 anos, praticamente 105000km e 11 barras no quadrante... num MK1 não é para todos!

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 11 jul 2019, 17:29
por corrisi
sparrow Escreveu:
11 jul 2019, 15:51
vou colocar aqui no tópico do meu carro o post que fiz no carro do Filipeoliv... para ficar para memória futura e quem vier a comprar o meu carro ter conhecimento. vou deixar no manual do carro referências aqui ao fórum como pista para o futuro dono poder dar com este tópico.
o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
já agora... screenshot do leaf spy de hoje...

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6 anos, praticamente 105000km e 11 barras no quadrante... num MK1 não é para todos!
A prova que os teus testes e a forma como o zelaste foram os ingredientes certos para aumentar a longevidade da bateria. Fiquei curioso e dentro em breve, com mais tempo, vou tentar levar a cabo alguns dos teus conselhos e acompanhar a evolução do HX em tempo real. 👌

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 14 jul 2019, 16:27
por sparrow
Foi um factor que não referi na altura...

Mas o não poder confiar na rede mobi-e foi um dos factores que influenciaram a minha decisão de trocar de carro... Infelizmente, passado 2 meses, as coisas cada vez estão piores...

Tenho como objectivo voltar à mobilidade eléctrica daqui por 3-5 anos... Espero que nessa altura já exista uma rede de carregamento fiável!

Hoje... Ou se tem Tesla ou se corre o risco de ficar a pé!

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 14 jul 2019, 16:37
por BrunoAlves
sparrow Escreveu:
14 jul 2019, 16:27
Mas o não poder confiar na rede mobi-e foi um dos factores que influenciaram a minha decisão de trocar de carro...
E tu é que sabes :clap:

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 15 jul 2019, 10:23
por pemifer
sparrow Escreveu:
11 jul 2019, 15:51
vou colocar aqui no tópico do meu carro o post que fiz no carro do Filipeoliv... para ficar para memória futura e quem vier a comprar o meu carro ter conhecimento. vou deixar no manual do carro referências aqui ao fórum como pista para o futuro dono poder dar com este tópico.
o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
já agora... screenshot do leaf spy de hoje...

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6 anos, praticamente 105000km e 11 barras no quadrante... num MK1 não é para todos!
Excelentes conselhos, obrigado!
Vou passar a prestar atenção ao Hx!
Obrigado pelo post, assim o teu conhecimento adquirido não se perde!

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 17 jul 2019, 08:59
por FiwiPITO
Incrível a quantidade de CR's que tens em 105.000kms :o

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 31 jul 2019, 12:31
por sparrow
em brve irei entregar o carro à troca...

sabem alguma maneira fácil e rápida de apagar toda a informação pessoal do carro? tipo n.ºs de telefone e destinos gravados no infotainment?

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 31 jul 2019, 15:12
por FiwiPITO
Não sei, mas pergunta ao Jasmim ou ao Orlando, Eles devem de saber visto que importam muitos carros, aquilo deve ser apagado de alguma forma. :?

Verifica esta informação; https://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=18741

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Enviado: 31 jul 2019, 16:46
por filipeoliv
O mais chato de apagar dados é no GPS, já não me lembro bem como fiz mas apaguei tudo.
O meu trazia muita coisa...