Diário de bordo - Erbium
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Diário de bordo - Erbium
BVG
Sim ,é contando as piscadelas que programas a potência do evse,ligas a corrente e ao carro e carregas no botão, queres carregar a 10A,esperas que pisque 10x e largas o botão, se não fizeres nada carrega sempre a 16A.
Sim,tem um disjuntor na caixa.
As fichas compras em qualquer casa de material eletrico.
Para utilizar a ficha j.... e o cabo comum aos 2 evse,coloquei uma ficha trifásica de 4 pinos(maxo e femia) (cortei o cabo)como na outra ponta os adaptadores são de 3 e 5 pinos ,nunca da para trocar .
Sim ,é contando as piscadelas que programas a potência do evse,ligas a corrente e ao carro e carregas no botão, queres carregar a 10A,esperas que pisque 10x e largas o botão, se não fizeres nada carrega sempre a 16A.
Sim,tem um disjuntor na caixa.
As fichas compras em qualquer casa de material eletrico.
Para utilizar a ficha j.... e o cabo comum aos 2 evse,coloquei uma ficha trifásica de 4 pinos(maxo e femia) (cortei o cabo)como na outra ponta os adaptadores são de 3 e 5 pinos ,nunca da para trocar .
Re: Diário de bordo - Erbium
Salvo erro esse relay não dá! É 24VDC e o simple evse funciona a 12VDC.BVG Escreveu:Erbium, este relay é bonzito?
https://www.ebay.co.uk/itm/192219772382
Onde viste o outro à venda cá em PT?
Para além de que o relay é SP e acho melhor um DP para abrir/fechar fase e neutro.
Se fores usar o simple evse v1.1 é mais fácil usares um contactor de 230VAC porque é ligação "direta" enquanto que o relay 12VDC tens de dessoldar o que está na placa e soldar este.
O simple evse v1.0 é que usava só relay 12VDC, o v1.1 é mais caro uns 5 ou 10€ mas poupas isso só no usar contactor, sendo que também é mais fácil montar e já é compatível com carros da Tesla, acho que compensa!
Acho que é preferível ligar só à corrente e programar a potência antes de ligar ao carro porque se o carro não tiver horário de carga programado começa logo a carregar a 16A!labutess Escreveu:Sim ,é contando as piscadelas que programas a potência do evse,ligas a corrente e ao carro e carregas no botão,
- BVG
- Mensagens: 157
- Registado: 27 mai 2017, 17:46
- Data de fabrico: 30 jun 2014
- Capacidade bateria: 10 barras
Re: Diário de bordo - Erbium
Ok, acho que já estou a ver a cena. O mínimo é 6A? Ou começa sempre em 1A? O mínimo de carregamento no Leaf é de 6A, certo?labutess Escreveu:BVG
Sim ,é contando as piscadelas que programas a potência do evse,ligas a corrente e ao carro e carregas no botão, queres carregar a 10A,esperas que pisque 10x e largas o botão, se não fizeres nada carrega sempre a 16A.
Sim,tem um disjuntor na caixa.
As fichas compras em qualquer casa de material eletrico.
Para utilizar a ficha j.... e o cabo comum aos 2 evse,coloquei uma ficha trifásica de 4 pinos(maxo e femia) (cortei o cabo)como na outra ponta os adaptadores são de 3 e 5 pinos ,nunca da para trocar .
Sendo assim, até estava mais inclinado para utilizar unicamente um EVSE (portátil), e que depois ligaria em casa, na puxada que já fiz com cabo 2.5mm.
Tinha é que andar sempre com ele no carro.
E sim, aproveitava o cabo e ficha que vem com o evse do Leaf.
O disjuntor basta um normal, correcto? Ou utilizaste algum com mais alguma função?
- BVG
- Mensagens: 157
- Registado: 27 mai 2017, 17:46
- Data de fabrico: 30 jun 2014
- Capacidade bateria: 10 barras
Re: Diário de bordo - Erbium
hmmmm... mas na ficha técnica do relay dizia:Erbium Escreveu: Salvo erro esse relay não dá! É 24VDC e o simple evse funciona a 12VDC.
Para além de que o relay é SP e acho melhor um DP para abrir/fechar fase e neutro.
Se fores usar o simple evse v1.1 é mais fácil usares um contactor de 230VAC porque é ligação "direta" enquanto que o relay 12VDC tens de dessoldar o que está na placa e soldar este.
O simple evse v1.0 é que usava só relay 12VDC, o v1.1 é mais caro uns 5 ou 10€ mas poupas isso só no usar contactor, sendo que também é mais fácil montar e já é compatível com carros da Tesla, acho que compensa!
Se me puderes indicar um relay porreiro, agradecia. Seja no ebay ou loja online em Portugal.
Obrigado mais uma vez.
Re: Diário de bordo - Erbium
Na wallbox não coloquei nada na caixa porque está ligada diretamente e sozinha a um disjuntor de 20A no quadro da garagem e em casa no quadro geral tem diferencial, confio na instalação da casa.BVG Escreveu:O disjuntor basta um normal, correcto? Ou utilizaste algum com mais alguma função?
No EVSE portátil que fiz é que meti interruptor diferencial de 30mA porque usado fora de casa nunca se sabe...
Eu uso o Potter & Brumfield T92P7D22-12 algo como isto: http://www.ebay.co.uk/itm/Genuine-TE-Po ... xydB1SfRaqBVG Escreveu:Se me puderes indicar um relay porreiro, agradecia. Seja no ebay ou loja online em Portugal.
- BVG
- Mensagens: 157
- Registado: 27 mai 2017, 17:46
- Data de fabrico: 30 jun 2014
- Capacidade bateria: 10 barras
Re: Diário de bordo - Erbium
Pois, mas esse é o tal de 12V.Erbium Escreveu: Eu uso o Potter & Brumfield T92P7D22-12 algo como isto: http://www.ebay.co.uk/itm/Genuine-TE-Po ... xydB1SfRaq
Re: Diário de bordo - Erbium
Mas queres o contactor?BVG Escreveu:Pois, mas esse é o tal de 12V.Erbium Escreveu: Eu uso o Potter & Brumfield T92P7D22-12 algo como isto: http://www.ebay.co.uk/itm/Genuine-TE-Po ... xydB1SfRaq
https://www.castroelectronica.pt/produc ... 55--efapel
- BVG
- Mensagens: 157
- Registado: 27 mai 2017, 17:46
- Data de fabrico: 30 jun 2014
- Capacidade bateria: 10 barras
Re: Diário de bordo - Erbium
É isso tudo.Erbium Escreveu:Mas queres o contactor?BVG Escreveu:Pois, mas esse é o tal de 12V.Erbium Escreveu: Eu uso o Potter & Brumfield T92P7D22-12 algo como isto: http://www.ebay.co.uk/itm/Genuine-TE-Po ... xydB1SfRaq
https://www.castroelectronica.pt/produc ... 55--efapel
Estava a fazer confusão entre relay e contactor.
Pelo o que percebi o contactor opera a 240v, enquanto que os relays operam em baixas voltagens.
Re: Diário de bordo - Erbium
Há para todos os gostos...
Este contactor é AC (230v) o relay é DC (12v)...
Este contactor é AC (230v) o relay é DC (12v)...