Diário de bordo do JRamalho

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jarama » 14 fev 2017, 01:16

jmsilva Escreveu:Parabéns e boa sorte com a máquina!

Carregar em ambiente domestico a 20/25A é excelente! O EVSE foi muito dificil de construir?
Boas,

Muito fácil de fazer. Para quem percebe um pouco de electrónica, construir um EVSE básico é muito fácil. Toda a parte complexa está do lado do carro. A parte mais cara são mesmo as fichas e o cabo.
No meu caso como não queria arriscar a comprar kits, soldar componentes, arriscar que algo corresse menos bem e no dia seguinte não ter carro para ir para Aveiro ou Castanheira de Pêra, optei pelo módulo Viridian (https://ecoharmony.co.uk/products/virid ... 1247831878).
A pensar no futuro comprei o de 32A (+ ficha type 1 de 32A e cabo de 5 metros) mas carrego sempre a 20A. Esporadicamente vou aos 25A mas começo a roçar no limite dos cabos de 4mm2 e prefiro não arriscar.
A grande vantagem deste módulo é só ligar os fios, um contactor e as resistências para a corrente de carga que queremos. De forma fácil podemos variar a corrente de carga entre os 7A e os 32A.
Mandei vir um contador de energia do ebay (http://www.ebay.com/itm/381263270817) e consigo ter uma ideia do consumo instantaneo e do total, nada de muito sofisticado mas funcional.
Se alguém precisar de mais detalhes ou algum tipo de ajuda terei todo o gosto em partilhar a minha experiência

Abraços,

JRamalho

jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jarama » 14 fev 2017, 14:51

Para quem anda a fazer contas, fica aqui uma estimativa dos consumos do meu leaf.
Os dados são fornecidos pelo carro, não tenho forma de confirmar se são exatos...

Mês de Dezembro 2016:
dez.jpg
dez.jpg (62.39 KiB) Visto 4056 vezes
Mês de Janeiro de 2017:
jan.jpg
jan.jpg (51.65 KiB) Visto 4056 vezes
[15/02/2017]Comparando o consumo reportado pela aplicação com o que carreguei (valor medido à entrada do carro e não pelo leafspy), posso deduzir um erro de aproximadamente 5%(para baixo, claro!).
Última edição por jarama em 15 fev 2017, 10:28, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por mjr » 14 fev 2017, 14:59

Nos mk1 de 2011 não era nada fiável, demasiado otimista. Talvez agora esteja mais correto.

Porquê 0,12€/kW.h na eletricidade? Devia ser mais barato em vazio.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por Erbium » 14 fev 2017, 15:27

mjr Escreveu:Porquê 0,12€/kW.h na eletricidade? Devia ser mais barato em vazio.
É o preço da EDP até 6,9kva, o tarifário mobilidade elétrica verde é que fica 10% menos no vazio, 1% menos nas cheias e na potência mais os quase 500€ que dão na fatura.
jarama se não tens o tarifário vê que vale a pena: https://energia.edp.pt/particulares/ser ... ucoes-edp/

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por mjr » 14 fev 2017, 16:01

Segundo o site da EDP o valor para o horário de vazio em 2017 é de 0,0927€/kW.h ou 0.114€/kW.h com IVA em vazio. Isto sem qualquer desconto e contratos só com eletricidade. O da ME tem os tais 10% de desconto sobre este valor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por Erbium » 14 fev 2017, 16:31

No site está isto:
Imagem

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tar ... .7kVA.aspx

Mas fui ver a minha fatura e realmente tem lá o valor que referes para 2017. :think:

jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jarama » 14 fev 2017, 16:51

Boas,

Obrigado Erbium. Foi das primeiras coisas que fiz foi mudar o tarifário :dance: .
As condições que tenho neste momento são as da figura mais o aumento deste ano. Na prática são 11 cêntimos e qq coisa em vazio.
cont.jpg
cont.jpg (52.58 KiB) Visto 4007 vezes

jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jarama » 16 fev 2017, 09:48

Bom dia a todos,

Não é propriamente algo relacionado com o funcionamento do carro mas aqui vai.
O que veem de diferente na fotografia :-) ?
20170215_221440.jpg
Não acertam?
Pois, FUI OUVIDO!!!!
Colocaram o sinal de estacionamento para viaturas eléctricas :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Após dois meses a chatear a Junta, a Camara Municipal de Coimbra e algumas idas à policia acho que se fartaram de me ouvir.
Agora vamos a ver quanto tempo aguenta o posto sem o vandalizarem :-). Já comecei a pensar se não valia mais ter deixado como estava.

Um bom dia de trabalho a todos!

JRamalho

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por Erbium » 16 fev 2017, 10:17

Bem feito seria colocar o sinal junto à traseira do corsa e juntar uma seta para a direita por baixo do VE... assim acho que só fica 1 lugar!
Mas pronto, meteram o sinal, já é positivo.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por LuisG » 16 fev 2017, 10:29

Valeu a insistência :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”