Diário de bordo do JRamalho
-
- Mensagens: 51
- Registado: 04 nov 2016, 13:04
- Data de fabrico: 01 set 2016
- Capacidade bateria: 30kw
Diário de bordo do JRamalho
Boas,
Finalmente arranjei algum tempo livre para partilhar a minha experiência com um Leaf de 30 kw.
Já o tenho desde 18 de Novembro de 2016, foi comprado em Coimbra com cerca de 1500km na Nissan. Neste momento já vai com 12000 km.
Como é a minha esposa que faz mais kms ela é que anda com ele, faz diariamente Coimbra Castanheira de pêra sem carga intermédia, são cerca de 160km. No final do dia costuma ter cerca de 20% de carga disponível.
As cargas são sempre a 100% excepto ao fim de semana em que tento não carregar mais de 85%.
Até agora tem sido um carro normalíssimo.
O primeiro "problema" que tive foi mesmo com o carregador que vinha com o carro. Sempre que a carga chegava a menos de 15% era certo que no dia seguinte às 8 horas não estava carregado.
Comecei à procura de EVSEs e deparei-me com preços muito acima dos 500 euros.
Com um pouco de curiosidade e google à mistura, toca a fazer o meu EVSE, aí está ele: Custo total, cerca de 300€. Neste momento estou a carregar a 20A mas posso regulá-lo para 25A nos dias de aflição. De qualquer forma, 6 horas já dá para carregar a 100%, fim dos problemas!
Tenho de agradecer ao construtor do meu apartamento por me ter colocado uma tomada com disjuntor de 25 A na garagem. À 12 anos nem me passaria pela cabeça vir a precisar .
Vou tentar fazer uma coisa semelhante ao mrr, excelente diário de bordo, pena é não ser o de 30 kw .
Dados da bateria neste momento:
Relativamente aos dados do leafspy, o valor do AHr vai descendo com a degradação ou é expectável que vá sofrendo oscilações?
No meu caso, no espaço de 3 semanas passou de 82.74 para 80.97, parece-me uma queda muito significativa em tão pouco tempo, sobretudo com temperaturas normais e sem descargas acentuadas.
Bons km a todos!
JRamalho
Finalmente arranjei algum tempo livre para partilhar a minha experiência com um Leaf de 30 kw.
Já o tenho desde 18 de Novembro de 2016, foi comprado em Coimbra com cerca de 1500km na Nissan. Neste momento já vai com 12000 km.
Como é a minha esposa que faz mais kms ela é que anda com ele, faz diariamente Coimbra Castanheira de pêra sem carga intermédia, são cerca de 160km. No final do dia costuma ter cerca de 20% de carga disponível.
As cargas são sempre a 100% excepto ao fim de semana em que tento não carregar mais de 85%.
Até agora tem sido um carro normalíssimo.
O primeiro "problema" que tive foi mesmo com o carregador que vinha com o carro. Sempre que a carga chegava a menos de 15% era certo que no dia seguinte às 8 horas não estava carregado.
Comecei à procura de EVSEs e deparei-me com preços muito acima dos 500 euros.
Com um pouco de curiosidade e google à mistura, toca a fazer o meu EVSE, aí está ele: Custo total, cerca de 300€. Neste momento estou a carregar a 20A mas posso regulá-lo para 25A nos dias de aflição. De qualquer forma, 6 horas já dá para carregar a 100%, fim dos problemas!
Tenho de agradecer ao construtor do meu apartamento por me ter colocado uma tomada com disjuntor de 25 A na garagem. À 12 anos nem me passaria pela cabeça vir a precisar .
Vou tentar fazer uma coisa semelhante ao mrr, excelente diário de bordo, pena é não ser o de 30 kw .
Dados da bateria neste momento:
Relativamente aos dados do leafspy, o valor do AHr vai descendo com a degradação ou é expectável que vá sofrendo oscilações?
No meu caso, no espaço de 3 semanas passou de 82.74 para 80.97, parece-me uma queda muito significativa em tão pouco tempo, sobretudo com temperaturas normais e sem descargas acentuadas.
Bons km a todos!
JRamalho
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6358
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diário de bordo do JRamalho
Com esses kms diários, o carro paga-se em pouco tempo
Em relação à capacidade reportada, o caminho é para baixo Aqui e ali há umas recuperações (vê o meu DB recentemente) mas, inevitavelmente, tenderá para baixo. 2Ah em menos e um mês é de facto demasiado mas provavelmente estará em linha com o esperado desde novo. Tenta não sofrer demasiado com os números do LS, desfruta mas é da máquina
Em relação à capacidade reportada, o caminho é para baixo Aqui e ali há umas recuperações (vê o meu DB recentemente) mas, inevitavelmente, tenderá para baixo. 2Ah em menos e um mês é de facto demasiado mas provavelmente estará em linha com o esperado desde novo. Tenta não sofrer demasiado com os números do LS, desfruta mas é da máquina
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 2505
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Diário de bordo do JRamalho
Fantástico. A minha mulher já esteve colocada em Castanheira de Pera e mesmo partindo mais de sul (Condeixa), acho que ela não conseguiria fazer isso.. para ela o acelerador só conhece duas posições: on e off
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo do JRamalho
Muito bom, 160km e chegar com 20% de SOC, ainda por cima sendo a mulher a conduzir, é obra. Parabéns!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 51
- Registado: 04 nov 2016, 13:04
- Data de fabrico: 01 set 2016
- Capacidade bateria: 30kw
Re: Diário de bordo do JRamalho
A minha também era assim mas depressa descobriu que a insistir nesse tipo de condução, passaria a andar com o credo nos pés .jfr2006 Escreveu:Fantástico. A minha mulher já esteve colocada em Castanheira de Pera e mesmo partindo mais de sul (Condeixa), acho que ela não conseguiria fazer isso.. para ela o acelerador só conhece duas posições: on e off
A certa altura, virou-se para mim e disse-me que não era praticável andar sempre a pensar na autonomia e que queria voltar ao Honda.
Uma semana depois voltou tudo ao normal. O Honda afinal fazia muito barulho e "se calhar eu até consigo andar com mais cuidado".
Agora já conduz de forma mais eficiente que eu, já vai ao PCR da Nissan sozinha. Desativar o temporizador de carga é que é um caso bicudo mas por outro lado já domina os comandos de voz, a parte de mãos livres do telefone. Há coisas difíceis de perceber nas senhoras .
- Batotinha
- Mensagens: 309
- Registado: 29 abr 2015, 15:18
- Data de fabrico: 14 jan 2011
- Capacidade bateria: 40 Ah
Re: Diário de bordo do JRamalho
mjr Escreveu:Muito bom, 160km e chegar com 20% de SOC, ainda por cima sendo a mulher a conduzir, é obra. Parabéns!
Até dá gosto acreditar que afinal a espécie humana não está condenada
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Diário de bordo do JRamalho
Excelente. Muitos e bons km.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1028
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Diário de bordo do JRamalho
Excelente relato, parabéns pela máquina
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Re: Diário de bordo do JRamalho
Assim dá gosto! Parabéns à família.
Muitos e bons klms.
Muitos e bons klms.
-
- Mensagens: 35
- Registado: 30 jun 2016, 19:50
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de bordo do JRamalho
Parabéns e boa sorte com a máquina!
Carregar em ambiente domestico a 20/25A é excelente! O EVSE foi muito dificil de construir?
Carregar em ambiente domestico a 20/25A é excelente! O EVSE foi muito dificil de construir?