Diário de bordo do JRamalho

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jarama » 13 fev 2017, 01:16

Boas,

Finalmente arranjei algum tempo livre para partilhar a minha experiência com um Leaf de 30 kw.
Já o tenho desde 18 de Novembro de 2016, foi comprado em Coimbra com cerca de 1500km na Nissan. Neste momento já vai com 12000 km.
Como é a minha esposa que faz mais kms ela é que anda com ele, faz diariamente Coimbra Castanheira de pêra sem carga intermédia, são cerca de 160km. No final do dia costuma ter cerca de 20% de carga disponível.
As cargas são sempre a 100% excepto ao fim de semana em que tento não carregar mais de 85%.
Até agora tem sido um carro normalíssimo.
O primeiro "problema" que tive foi mesmo com o carregador que vinha com o carro. Sempre que a carga chegava a menos de 15% era certo que no dia seguinte às 8 horas não estava carregado.
Comecei à procura de EVSEs e deparei-me com preços muito acima dos 500 euros.
Com um pouco de curiosidade e google à mistura, toca a fazer o meu EVSE, aí está ele:
20170117_214949.jpg
20170117_214643.jpg
20170117_214530.jpg
20170117_214530.jpg (69.6 KiB) Visto 5751 vezes
Custo total, cerca de 300€. Neste momento estou a carregar a 20A mas posso regulá-lo para 25A nos dias de aflição. De qualquer forma, 6 horas já dá para carregar a 100%, fim dos problemas!
Tenho de agradecer ao construtor do meu apartamento por me ter colocado uma tomada com disjuntor de 25 A na garagem. À 12 anos nem me passaria pela cabeça vir a precisar :-).
Vou tentar fazer uma coisa semelhante ao mrr, excelente diário de bordo, pena é não ser o de 30 kw :-).
Dados da bateria neste momento:
Screenshot_2017-02-12-21-47-52.png
Relativamente aos dados do leafspy, o valor do AHr vai descendo com a degradação ou é expectável que vá sofrendo oscilações?
No meu caso, no espaço de 3 semanas passou de 82.74 para 80.97, parece-me uma queda muito significativa em tão pouco tempo, sobretudo com temperaturas normais e sem descargas acentuadas.

Bons km a todos!

JRamalho

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por BrunoAlves » 13 fev 2017, 01:29

Com esses kms diários, o carro paga-se em pouco tempo :clap:

Em relação à capacidade reportada, o caminho é para baixo :( Aqui e ali há umas recuperações (vê o meu DB recentemente) mas, inevitavelmente, tenderá para baixo. 2Ah em menos e um mês é de facto demasiado mas provavelmente estará em linha com o esperado desde novo. Tenta não sofrer demasiado com os números do LS, desfruta mas é da máquina ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jfr2006 » 13 fev 2017, 11:59

Fantástico. A minha mulher já esteve colocada em Castanheira de Pera e mesmo partindo mais de sul (Condeixa), acho que ela não conseguiria fazer isso.. para ela o acelerador só conhece duas posições: on e off :evil:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por mjr » 13 fev 2017, 12:21

Muito bom, 160km e chegar com 20% de SOC, ainda por cima sendo a mulher a conduzir, é obra. Parabéns!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jarama » 13 fev 2017, 12:42

jfr2006 Escreveu:Fantástico. A minha mulher já esteve colocada em Castanheira de Pera e mesmo partindo mais de sul (Condeixa), acho que ela não conseguiria fazer isso.. para ela o acelerador só conhece duas posições: on e off :evil:
A minha também era assim mas depressa descobriu que a insistir nesse tipo de condução, passaria a andar com o credo nos pés :-).
A certa altura, virou-se para mim e disse-me que não era praticável andar sempre a pensar na autonomia e que queria voltar ao Honda.
Uma semana depois voltou tudo ao normal. O Honda afinal fazia muito barulho e "se calhar eu até consigo andar com mais cuidado". :D
Agora já conduz de forma mais eficiente que eu, já vai ao PCR da Nissan sozinha. Desativar o temporizador de carga é que é um caso bicudo mas por outro lado já domina os comandos de voz, a parte de mãos livres do telefone. Há coisas difíceis de perceber nas senhoras :-).

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por Batotinha » 13 fev 2017, 13:51

mjr Escreveu:Muito bom, 160km e chegar com 20% de SOC, ainda por cima sendo a mulher a conduzir, é obra. Parabéns!
:clap: :clap: :clap:
:dance: :dance: :dance:

Até dá gosto acreditar que afinal a espécie humana não está condenada :doh:

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jasmim » 13 fev 2017, 14:45

Excelente. Muitos e bons km. ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por LuisG » 13 fev 2017, 16:04

Excelente relato, parabéns pela máquina :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por Fil » 13 fev 2017, 16:40

Assim dá gosto! Parabéns à família.

Muitos e bons klms.

jmsilva
Mensagens: 35
Registado: 30 jun 2016, 19:50
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jmsilva » 13 fev 2017, 23:56

Parabéns e boa sorte com a máquina!

Carregar em ambiente domestico a 20/25A é excelente! O EVSE foi muito dificil de construir?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”