DB de um LEAF 30 em Alenquer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por filipeoliv » 17 mar 2018, 11:54

O link do encontro foi o Luis que publicou, obrigado Luis. :lol:
O sono é uma coisa terrível :lol:

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por LuisG » 16 abr 2018, 16:58

A Pascóa trouxe mais uma viagem, desta vez até Vila Real de S. Antonio.
Começou com alguma ansiedade face à incerteza de disponibilidade de PCR, desligados no mês de março. Equacionei inclusive o aluguer de um fumarolas e se tivesse bola de cristal, talvez essa teria sido a melhor opção dadas as incidências que ocorreram em toda a viagem.
Com quase 50k km`s rodados, não faço grandes contas nem previsões de autonomia, km`s, etc etc…é carregar e andar. Já conheço as limitações e sei de antemão onde tenho de carregar mas com carregadores desligados…não temos qualquer hipotese. Por esse motivo, estive praticamente a reservar um carro para a semana de férias mas mesmo na última hora, eis que o posto de Alcácer foi religado na terça-feira e penso “…é pá, só falta Loulé” para completar a viagem. No dia seguinte voilá Loulé ligado e desisti da ideia do aluguer, não tanto por razões economicas ou financeiras mas quero dizer, é o meu carro, foi para isto que o comprei. Para andar!
Saìmos domingo de casa, a 100% em direção a Setubal para visitar familiares e almoçar. Existem carregadores lentos operacionais, se conseguir carregar, perfeito. Contudo, depois de lá estar o mais próximo era um pouco distante, “não faz mal, temos 60%” .
Tinha previsto sair às 14h para estar às 18h, sem falta em Vila real, mas almoços de familia, dificilmente se consegue cumprir planos. Saimos às 15h! En10 em direção à marateca, entrada na A2, cc a 100/110 km/h e 1ª paragem em Alcácer para a 1ª CR do dia. Depois de 11m37`s e 8.93kwh, tinha mais de 80%, e siga novamente em direção a Aljustrel. Mais 18m22` e 14kwh e estamos de volta à estrada. Chego a Loulé, posto livre e penso “grande sorte, 3 pcr, sempre disponiveis, maravilha”. Saio, passo cartão, “não autorizado”, 1x,2x,3x, cartão mobie, prio, nada. Ligo para a linha mobie, reinicia posto e nada. Solução, pedir no posto para carregar no sentido oposto. Os funcionários, foram atenciosos mas o responsável quis verificar o pcr e confirmar o que se passava, após verificar telefonou aos colegas e avisou que eu daria a volta pela estrada de serviço do posto. E lá, fomos. Sai do carro, toca campainha, abrem o portão, entra no carro, e chegamos ao pcr….ocupado, com um Leaf 30 em carga com 97%. O proprietário, simpaticamente, veio dizer que estava quase a terminar mas necessitava mesmo dos 100%, ia para norte. Passado uns minutos, lá desligou, com 32m de utilização e 99% de carga. Com tudo isto, já estava bastante atrasado ao meu compromisso. Carregamos em 13m42`s, 10.24kwh, o suficiente até ao destino. Salvo erro, já com 8 barras de temperatura.
Volto novamente ao posto, para pedir a abertura do portão de serviço, de modo a voltar ao sentido da minha viagem. Conhecem a Lei de Murphy? Exacto, quando achas que não pode ficar pior, eis que ao chegar ao portão no sentido oposto o dito encravou, saiu da calha, a meio do seu percurso. Bahhhh. Perdi 1h em Loulé, sai de lá à hora que deveria chegar ao meu destino.
Acelerei mais um pouco, mas ainda ficamos com autonomia ainda para uns 30km`s e consumo médio total de 14,5kwh.
No destino, o Leaf carregou durante a noite, gentilmente, na casa onde ficamos hospedados.
Estas aventuras fazem parte, mas o que realmente me aborreceu foi no dia seguinte. Vamos a Espanha passear e fazemos umas compras no mercadona? Vamos a isso. Quando regressamos do supermercado, ao parque de estacionamento em plena luz do dia, parachoques todo roçado no canto. Não fosse as crianças, acho que tinha descarregado todo o léxico de vernáculo que conheço! Mais de um ano a rodar em PT, imaculado, após 1h em Espanha, esta prenda? Falei com um segurança, ninguém viu nada, não há cameras. Porreiro. Vamos embora!
IMG_7319.JPG
IMG_7319.JPG (103.03 KiB) Visto 4020 vezes
O resto da semana em PT, tranquilissimo. Bastou 2 cargas parciais para as voltinhas de passeio, com regresso via Albufeira, com nova paragem em Loulé para carregar até 90%, foram necessários 26m52`s para 19kwh.
O regresso no dia 1, fez-se de Albufeira com 100%, 1ª paragem em Aljustrel , 13m foram suficientes para mais 10kwh de carga. Chegamos a Alcácer, e o que temia, verificou-se, um model x e um eGolf no PCR. Em domingo de Pascóa já era expectável. Nestas alturas, o melhor mesmo é manter a calma, descontrair e socializar. O model x, foram só mais 5min, o eGolf à espera, entretanto foi carregando na menekes, quando começou na CCS, na conversa com o dono 5*, nem dei conta de passar os 15min de carga que era o suficiente até ao seu destino.
Mal tinha começado a minha carga, mais um Leaf a chegar, e estava nas lonas. Mais um dedo de conversa e os meus 13m20`s voaram rápido, com mais 10kwh de carga.
Nesse dia, havia de facto muito movimento, inclusive tinha existido durante a tarde, acidente na marateca, o trânsito estava um pouco acumulado. Acabei por optar, por sair da AE e meter na nacional em direção a pegões e porto alto. Apesar de mala bem carregada e pesada, + 5 pessoas, mesmo com bom ritmo, incluindo ultrapassagens, o consumo foi novamente bem aceitável. No total da semana, rodamos perto de 1.000 km`s.
Se me arrependo de ter levado o Leaf? É dificil responder. Talvez o aluguer tivesse sido a melhor opção, por tudo o que se passou, constragimentos inclusive previsiveis. O gasto adicional, no aluguer, feitas as contas, pouca mossa faria à abissal poupança anual que temos, desde que adoptamos o VE. O parachoques depois de polir, ficou bem melhor mas ficou riscado. Enfim…poderia acontecer em qualquer lado.
Dito isto, adoro o meu VE!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por BrunoAlves » 16 abr 2018, 17:18

Parabéns pela odisseia, é um bocado isto a vida de quem anda de VE, se fosse fácil não era para nós :mrgreen:

Começando pelo fim:
LuisG Escreveu:Se me arrependo de ter levado o Leaf? É dificil responder. Talvez o aluguer tivesse sido a melhor opção
Bahhhhh qual quê, foste e vieste na mesma, e poupaste carteira e ambiente. O pára-choques é lixado, mas efectivamente podia acontecer em qualquer lado. No aluguer, dependendo do seguro que fizesses, podia sair-te MUITO mais caro ;)
LuisG Escreveu:(...)um Leaf 30 em carga com 97%. O proprietário, simpaticamente, veio dizer que estava quase a terminar mas necessitava mesmo dos 100%, ia para norte.
Como é que as pessoas insistem nisto ultrapassa-me... Tinha desligado aos 80%, chegava a Aljustrel de marcha atrás e travão de mão puxado e gastava muito menos tempo de viagem do que ficar ali a pastelar até aos 99% :doh:

Em relação ao Domingo de Páscoa, sem dúvida que a probabilidade é elevadíssima. Eu teria carregado mais em Aljustrel uma vez que estava disponível e mantido uma velocidade mais baixa na A2. Se conseguisses carregar em Alcácer óptimo, recuperavas a partir daí, senão seguias directo para casa, chegavas lá na boa ;-)
PCR ao Domingo é do catano, ainda por cima fds prolongado. Estranho é o TMX não ter ido ao SuC, é ali "perto".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por plpepapf » 16 abr 2018, 18:35

Que coragem!
Não sei quando vou conseguir fazer uma coisa dessas com o meu, acho sempre que os carregadores vão estar avariados ou ocupados... :(
BrunoAlves Escreveu: Como é que as pessoas insistem nisto ultrapassa-me... Tinha desligado aos 80%, chegava a Aljustrel de marcha atrás e travão de mão puxado e gastava muito menos tempo de viagem do que ficar ali a pastelar até aos 99% :doh:
Acho que para este problema fazia (faz) falta um simulador de percurso que aconselhe quais as paragens e de quanto tempo (ou quanta carga) cada uma "a la tesla"...
Pelo que percebi, esse mostra onde se deve parar (qual o supercharger no caminho) e quanto tempo se deve parar para carregar o suficiente para chegar ao próximo carregador, ou seja, o efeito das paragens.
Não sei se dá também a opção de simular com carga até aos 100%, mas de qualquer maneira só o efeito de ver logo uma recomendação da melhor forma de cumprir o percurso parece-me que a maioria das pessoas nem pensava mais no assunto, seguia o recomendado "cegamente" e com a melhor opção para todos - para quem quer carregar a seguir porque espera menos para começar, mas também para quem está "com medo" e quer os 100% porque no final a viagem total será mais rápida

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por NunoLopes » 16 abr 2018, 18:50

O jurassictest.ch calcula a autonomia mediante o percurso, mas só calcula um, e não mostra os PCN's/PCR's.

O electromaps, calcula o percurso, mas não a autonomia, e mostra os PCN's/PCR's

O da Nissan mostra vários percurso, autonomia, mas a nível de PCN's/PCR's é mesmo muito limitado

Faz falta algo que calcule várias rotas ao mesmo tempo, baseado no mais rápido, eco, mínimo de AE, só AE, e a ter em conta os PCN's/PCR's
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por filipeoliv » 17 abr 2018, 12:52

Ando com tanta vontade de uma aventura grande...
A minha mulher é que não alinha nisso.
Embora acho que ela está a gostar cada vez mais do carro :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por BrunoAlves » 17 abr 2018, 13:01

Eheheeh isso faz parte, é o bichinho a crescer :-)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por LuisG » 18 abr 2018, 10:26

13 meses depois :
50K.jpg
50K.jpg (48.45 KiB) Visto 3921 vezes
Estado da bateria
50K soh.jpg
50K soh.jpg (56.72 KiB) Visto 3921 vezes
Deixo para vós os comentários :mrgreen:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por BrunoAlves » 18 abr 2018, 11:23

Ide andar ao caraças pahhhhhhhhhhhhhhhh!!!! :mrgreen:

Tá novo, parabéns. Saiu-te uma bela máquina e que se vai pagar. Brutal.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por pemifer » 20 abr 2018, 16:18

Não fiques muito triste de não ter alugado, provavelmente foi a melhor opção.
Eu aluguei baratissimo, como é meu costume, um fumarento para a Páscoa.
No regresso a Lisboa parti o pára-brisas.
Para evitar pagar a franquia do pára-brisas partido (mais de 500€) consegui montar um por 350€...
Lá se foi parte da poupança feita com o Leaf..

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”