Diário de bordo - Black Edition TB

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lifao
Mensagens: 126
Registado: 07 dez 2017, 14:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por lifao » 22 ago 2018, 00:17

Vou experimentar nos próximos dias numa viagem 133kms que vou fazer sem carregamento intermédio.

Sobre o green race, o resultado é muito semelhante à estimativa.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 23 ago 2018, 00:07

lifao Escreveu:
22 ago 2018, 00:17
Vou experimentar nos próximos dias numa viagem 133kms que vou fazer sem carregamento intermédio.

Sobre o green race, o resultado é muito semelhante à estimativa.
Experimenta com o CC.

De todas as viagens que fiz até hoje o green race falhou sempre, e sempre na mesma ordem, 20 a 30%, a meu favor, este meu relato é prova disso, mas há mais, muito mais...

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por santanamos » 02 set 2018, 13:22

Parabéns pelo relato.
Talvez mudando o modo de condução no greenrace mais para o eco fique mais realista. Para mim tem sido muito fiel excepto uma viagem que fiz em Dezembro que ía ficando a pé 2 vezes. Na altura desvalorizei o consumo do AC e creio que foi por aí que andei com 'ele' apertado. Fiz a maior parte da viagem (e a mais dificil) com temperaturas à volta dos -3°C, foi a pior viagem da minha historia.
De resto, greenrace sempre a considerar :ugeek:

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 02 set 2018, 22:26

santanamos Escreveu:
02 set 2018, 13:22
Parabéns pelo relato.
Talvez mudando o modo de condução no greenrace mais para o eco fique mais realista. Para mim tem sido muito fiel excepto uma viagem que fiz em Dezembro que ía ficando a pé 2 vezes. Na altura desvalorizei o consumo do AC e creio que foi por aí que andei com 'ele' apertado. Fiz a maior parte da viagem (e a mais dificil) com temperaturas à volta dos -3°C, foi a pior viagem da minha historia.
De resto, greenrace sempre a considerar :ugeek:
Boas santanamos, obrigado pelo comentário, vou considerar a sugestão já na minha próxima viagem Porto - Setúbal - Porto.
Em relação ao AC, efetivamente no inverno noto um consumo acentuado, mas no verão nem por isso, mesmo com temperaturas na ordem dos 35 C.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 09 set 2018, 20:56

Mais um pequeno relato de viagem, desta vez um pouco em jeito de resumo e fotos, para as quais não houve grande tempo e paciência em virtude de um dos passageiros vir adoentado (nada de grave felizmente), por sinal o mais novo e frágil.

Bom, tivemos necessidade de estar em Setúbal no sábado pelas 9h30 para que um dos rebentos participasse (e vencesse) o evento da Elite Model Look deste ano, assim, e dado que não nos foi possível viajar no dia anterior, sexta, resolvemos sair de casa no sábado às 5h da manhã (na realidade estava previsto sair mais cedo, mas o pessoal atrasa-se todo).

Saímos então pelas 5h da manhã com bateria a 100%, 2 adultos, 1 adolescente e um bebé de 15 meses, mais bagagem para uma pernoita em Setúbal e toda a carga necessária para um bebé :-). Cruise control a 110 km/h (tendo em conta que a 120 km/h nunca consegui chegar a Pombal e tinha que fazer um desvio para o PCR de Coimbra) e 1:32 depois chegada ao PCR da A. S. Pombal com 6% de bateria!!!

Depois de carga até aos 96% saída em direção ao PCR da A. S. de Aveiras, novamente com CC a 110 km/h, onde chegamos 1:20 depois, com 17% de bateria. Daqui saímos diretos para o evento em Setúbal com apenas 76% de bateria (estávamos atrasados e já dava para lá chegar), CC a 110 km/h de novo e chegada 1:05 depois, com 15% de bateria.

O carregamento para as viagens na cidade (poucas e curtas) foram feitas durante um almoço no Alegro de Setúbal. O carregamento para a volta a 100%, foi efetuado num PCN próximo ao hotel, junto à Conforama.

Ora então, chegada a hora do regresso (com mais alegria a bordo pela vitória, mas uma noite muito mal dormida visto o mais pequeno ter adoentado) metemos rodas a caminho, com carga a 100% e expectativa de paragem na A. S. de Santarém para a carga necessária. No entanto estimei que se viajasse a 100 km/h poderia conseguir chegar a Leiria, e com esta enfiada na cabeça programei o CC a 100 km/h e segui viagem, no entanto na aproximação da serra dos candeeiros comecei a ver a coisa a ficar preta e fui gradualmente reduzindo na subida para 85km/h, velocidade que alterei novamente para 100 km/h mal comecei a ver que o receio era infundado. Chegamos à A. S. de Leiria com 11% de bateria, 173 kms percorridos de seguida, 1:50 depois da saída de Setúbal.

Aqui as coisas não correram bem, mas não correram mal. Esperávamos almoçar na A. S. enquanto carregávamos, no entanto para começar o PCR no sentido S/N estava bloqueado, e nem o restart do posto pelos funcionários da A. S. (a Mobi.e estava sem sistema e não podia ajudar) conseguiu resolver. Questionei a passagem para o sentido N/S e neste sentido foi possível efetuar o carregamento (após 15 minutos de espera por um outro Leaf que lá chegou com 1% :o ) enquanto se comia qualquer coisa (e não almoçava) em virtude de a A. S. estar em obras (esqueci-me completamente) e o restaurante estar em obras.

Resolvida esta circunstância e com 98% de bateria, partimos com o objetivo de chegar ao Porto (diretos) com o CC a 100 km/h, no entanto, no decorrer da viagem o bebé começou a mostrar-se inquieto e resolvemos acelerar (para 130 km/h) e fazer uma pausa breve na A. S. de Estarreja, onde chegamos 1:20 após a saída de Leiria e aproveitamos para carregar mais uma vez. A bateria estava nos 36%.

De Estarreja saímos com 96% (e 11 barras de temperatura) e novamente com CC a 130 km/h, retomamos viagem de novo rumo ao Porto, onde chegamos 33 minutos depois e com apenas 62%

Considerando os "apenas" 34% gastos e a velocidade a que foi feito este percurso, não tenho qualquer dúvida que se não tivesse existido esta necessidade acelerar, conseguiria chegar direto vindo de Leiria.

Em relação aos tempos de espera nos PCRs, apenas o tempo necessário para as cargas, à exceção da carga na A. S. de Leiria.

A climatização veio ligada na viagem de regresso apenas, já que na ida não houve necessidade, considerando a hora a que viajamos.

Em jeito de finalização e resumo, apesar do imprevisto com o miúdo, as coisas não correram assim tão mal e até acabou por ser das viagens mais rápidas que fizemos ao Sul (normalmente Lisboa). Continuamos assim a achar que foi efetivamente uma boa decisão vendermos o fumarento de 5 lugares cá da casa e manter apenas o Leaf para as viagens da família e os 2 lugares para as viagens profissionais (para já ;-) )

O próximo desafio é fazer Porto - Lisboa e Lisboa - Porto com apenas um carregamento intermédio, sem viajar a velocidades excessivamente baixas (<90 km/h), sendo o objetivo os 100 km/h CC em toda a viagem.

Despeço-me por agora, votos de bons kms elétricos.

Edit: a duração da viagem Setúbal - A. S. Leiria foi de 1:50 e não 1:30 como estava escrito.
Última edição por hmendes em 12 set 2018, 23:34, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por BrunoFonseca » 09 set 2018, 21:18

hmendes Escreveu:
09 set 2018, 20:56

O próximo desafio é fazer Porto - Lisboa e Lisboa - Porto com apenas um carregamento intermédio, sem viajar a velocidades excessivamente baixas (<90 km/h), sendo o objetivo os 100 km/h CC em toda a viagem.
Excelente relato.
Quando efectuares o Porto-Lisboa-Porto, tenta documentar bem, pois vou tentar fazer o mesmo com o meu ZOE.
O meu objectivo é fazer Lisboa-Porto s/ portagens e sem carregamentos e Porto-Lisboa via auto-estrada com 1 ou 2 carregamentos.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 09 set 2018, 21:48

Sim Bruno, o objetivo é relatar, até para desmistificar este tipo de viagens em VEs, há muito leigo por aí que fica surpreendido como se conseguem viajar tantos kms com VEs, enfim.

jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por jarama » 10 set 2018, 11:00

hmendes Escreveu:
09 set 2018, 20:56
Mais um pequeno relato de viagem, desta vez um pouco em jeito de resumo e fotos, para as quais não houve grande tempo e paciência em virtude de um dos passageiros vir adoentado (nada de grave felizmente), por sinal o mais novo e frágil.

Bom, tivemos necessidade de estar em Setúbal no sábado pelas 9h30 para que um dos rebentos participasse (e vencesse) o evento da Elite Model Look deste ano, assim, e dado que não nos foi possível viajar no dia anterior, sexta, resolvemos sair de casa no sábado às 5h da manhã (na realidade estava previsto sair mais cedo, mas o pessoal atrasa-se todo).

Saímos então pelas 5h da manhã com bateria a 100%, 2 adultos, 1 adolescente e um bebé de 15 meses, mais bagagem para uma pernoita em Setúbal e toda a carga necessária para um bebé :-). Cruise control a 110 km/h (tendo em conta que a 120 km/h nunca consegui chegar a Pombal e tinha que fazer um desvio para o PCR de Coimbra) e 1:32 depois chegada ao PCR da A. S. Pombal com 6% de bateria!!!

Depois de carga até aos 96% saída em direção ao PCR da A. S. de Aveiras, novamente com CC a 110 km/h, onde chegamos 1:20 depois, com 17% de bateria. Daqui saímos diretos para o evento em Setúbal com apenas 76% de bateria (estávamos atrasados e já dava para lá chegar), CC a 110 km/h de novo e chegada 1:05 depois, com 15% de bateria.

O carregamento para as viagens na cidade (poucas e curtas) foram feitas durante um almoço no Alegro de Setúbal. O carregamento para a volta a 100%, foi efetuado num PCN próximo ao hotel, junto à Conforama.

Ora então, chegada a hora do regresso (com mais alegria a bordo pela vitória, mas uma noite muito mal dormida visto o mais pequeno ter adoentado) metemos rodas a caminho, com carga a 100% e expectativa de paragem na A. S. de Santarém para a carga necessária. No entanto estimei que se viajasse a 100 km/h poderia conseguir chegar a Leiria, e com esta enfiada na cabeça programei o CC a 100 km/h e segui viagem, no entanto na aproximação da serra dos candeeiros comecei a ver a coisa a ficar preta e fui gradualmente reduzindo na subida para 85km/h, velocidade que alterei novamente para 100 km/h mal comecei a ver que o receio era infundado. Chegamos à A. S. de Leiria com 11% de bateria, 173 kms percorridos de seguida, 1:30 depois da saída de Setúbal.

Aqui as coisas não correram bem, mas não correram mal. Esperávamos almoçar na A. S. enquanto carregávamos, no entanto para começar o PCR no sentido S/N estava bloqueado, e nem o restart do posto pelos funcionários da A. S. (a Mobi.e estava sem sistema e não podia ajudar) conseguiu resolver. Questionei a passagem para o sentido N/S e neste sentido foi possível efetuar o carregamento (após 15 minutos de espera por um outro Leaf que lá chegou com 1% :o ) enquanto se comia qualquer coisa (e não almoçava) em virtude de a A. S. estar em obras (esqueci-me completamente) e o restaurante estar em obras.

Resolvida esta circunstância e com 98% de bateria, partimos com o objetivo de chegar ao Porto (diretos) com o CC a 100 km/h, no entanto, no decorrer da viagem o bebé começou a mostrar-se inquieto e resolvemos acelerar (para 130 km/h) e fazer uma pausa breve na A. S. de Estarreja, onde chegamos 1:20 após a saída de Leiria e aproveitamos para carregar mais uma vez. A bateria estava nos 36%.

De Estarreja saímos com 96% (e 11 barras de temperatura) e novamente com CC a 130 km/h, retomamos viagem de novo rumo ao Porto, onde chegamos 33 minutos depois e com apenas 62%

Considerando os "apenas" 34% gastos e a velocidade a que foi feito este percurso, não tenho qualquer dúvida que se não tivesse existido esta necessidade acelerar, conseguiria chegar direto vindo de Leiria.

Em relação aos tempos de espera nos PCRs, apenas o tempo necessário para as cargas, à exceção da carga na A. S. de Leiria.

A climatização veio ligada na viagem de regresso apenas, já que na ida não houve necessidade, considerando a hora a que viajamos.

Em jeito de finalização e resumo, apesar do imprevisto com o miúdo, as coisas não correram assim tão mal e até acabou por ser das viagens mais rápidas que fizemos ao Sul (normalmente Lisboa). Continuamos assim a achar que foi efetivamente uma boa decisão vendermos o fumarento de 5 lugares cá da casa e manter apenas o Leaf para as viagens da família e os 2 lugares para as viagens profissionais (para já ;-) )

O próximo desafio é fazer Porto - Lisboa e Lisboa - Porto com apenas um carregamento intermédio, sem viajar a velocidades excessivamente baixas (<90 km/h), sendo o objetivo os 100 km/h CC em toda a viagem.

Despeço-me por agora, votos de bons kms elétricos.
Quando estavas a passar para o outro lado estava eu a regressar :-).
Gostava só de referir que também eu estive à espera para carregar e já na altura, o leaf que lá estava tinha 92%. Entretanto depois de pedir para carregar apenas 5 minutos, que me dariam para chegar a casa, o senhor acedeu e interrompeu a carga dele.
Mas se depois ainda esteve mais 15 minutos a carregar, ao nível que a bateria já estava, deve ter carregado prá aí uns 6%.
Deveria haver forma de, eventualmente, interromper a carga em PCRs a partir dos 90 e qualquer coisa ou talvez quando a corrente de carga baixasse um determinado valor.
Não faz grande sentido teres estado 15 minutos à espera que um utilizador carregue 6% quando eu em 5 min carreguei 22% (Leaf 30kW).

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 10 set 2018, 13:22

jarama Escreveu:
10 set 2018, 11:00
Quando estavas a passar para o outro lado estava eu a regressar :-).
Gostava só de referir que também eu estive à espera para carregar e já na altura, o leaf que lá estava tinha 92%. Entretanto depois de pedir para carregar apenas 5 minutos, que me dariam para chegar a casa, o senhor acedeu e interrompeu a carga dele.
Mas se depois ainda esteve mais 15 minutos a carregar, ao nível que a bateria já estava, deve ter carregado prá aí uns 6%.
Deveria haver forma de, eventualmente, interromper a carga em PCRs a partir dos 90 e qualquer coisa ou talvez quando a corrente de carga baixasse um determinado valor.
Não faz grande sentido teres estado 15 minutos à espera que um utilizador carregue 6% quando eu em 5 min carreguei 22% (Leaf 30kW).
Ahh, foi contigo que me cruzei :-)
Quando eu lá cheguei o ecrã marcava 7min e 90%, estranho! Eu questionei se ia ficar até aos 100%. porque não fazia sentido que o fizesse, disse que ia estar apenas mais 20 minutos mas acabou por não o fazer. Sinceramente a mim não me fez grande mossa, pois já estava a pensar lá ficar algum tempo, no entanto concordo a 100% contigo, acho que quando baixa dos 35kWh deveria abortar a carga, caso exista alguém em espera, de outra forma não acho que faça grande diferença...

jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por jarama » 10 set 2018, 17:24

hmendes Escreveu:
10 set 2018, 13:22
Ahh, foi contigo que me cruzei :-)
Quando eu lá cheguei o ecrã marcava 7min e 90%, estranho! Eu questionei se ia ficar até aos 100%. porque não fazia sentido que o fizesse, disse que ia estar apenas mais 20 minutos mas acabou por não o fazer. Sinceramente a mim não me fez grande mossa, pois já estava a pensar lá ficar algum tempo, no entanto concordo a 100% contigo, acho que quando baixa dos 35kWh deveria abortar a carga, caso exista alguém em espera, de outra forma não acho que faça grande diferença...
A 35 kWh, em Coimbra, nem sequer começava a carregar :-) :-).

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”