Diário de bordo - Black Edition TB

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2018, 16:00

No meu caso a única coisa que aquecia com a potência era o contactor. As fontes, reguladores, etc, aquecem o mesmo com ou sem carga, afinal estão sempre ligados ;)

Mas sim, tenta controlar como puderes porque a tua caixa é bastante pequena (o que é fixe para ser portátil), o que é pior em termos de dissipação ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 04 mai 2018, 16:20

BrunoAlves Escreveu:No meu caso a única coisa que aquecia com a potência era o contactor. As fontes, reguladores, etc, aquecem o mesmo com ou sem carga, afinal estão sempre ligados ;)

Mas sim, tenta controlar como puderes porque a tua caixa é bastante pequena (o que é fixe para ser portátil), o que é pior em termos de dissipação ;)
O contactor a 13A não chega a amornar, aquece mais o cabo do que o contactor :-) Mas vou estando atento.
A caixa foi escolhida a dedo, pela portabilidade permitida, mas já tinha uma solução de arrefecimento (passivo) pensada para esta caixa que passava por abrir umas ranhuras nas traseiras, mas até à data não vi essa necessidade.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 24 mai 2018, 11:26

Vou deixar aqui um pequeno update (tardio) :?

O Tibúrcio já ultrapassou a fasquia do 15k Kms o mês passado, deixo aqui o print do LS com cerca de um mês:

Imagem

O carro estima muitas vezes uma autonomia suprerior a 230Kms com 100% de carga, normalmente faço mais de 200Kms sempre problemas. A título de exemplo, este é o resultado de uma viagem Porto-Póvoa-Porto pela A28 a 100Km/h de Cruise Control, esqueci-me de tirar foto à média, mas anda na casa dos 13kWh/100Kms (12,34 kWh média do mês, confiando nos dados retirados via API da you+)

Imagem

No início deste mês fez a revisão do ano, onde paguei cerca de 50 €, iva incluído. Aproveitei para reverem o alinhamento do para choques traseiro, um barulho parasita na mala e um no pilar A (que não despareceu). Foi também trocado o espelho retrovisor esquerdo pois rangia imenso ao abrir. Entretanto esta semana voltou à Nissan para avaliarem o retrovisor direito pois também começou a ranger, vai ser trocado também em garantia, estou a aguardar a chegada do mesmo.

De resto nada a apontar, é um carro fiável sem qualquer dúvida, peca apenas pela qualidade dos acabamentos, mas é um sacrifício que aceitei fazer em troca de todos os benefícios da mobilidade elétrica, no entanto acho que este é um factor que para quem compra um carro "conduzido" pela parte emocional (vs valor de aquisição) é ainda extremamente dissuasor no que toca a EVs, compra-se "muito mais carro" por menos dinheiro se se optar por um ICE.

Resumindo, estou satisfeito, é uma excelente opção para viatura familiar, para as deslocações diárias e para as viagens de fim de semana, por tal motivo vendemos o nosso ICE. Entretanto, aguardamos a chegada da versão de 60kWh :)

Abraços electrizantes!
Última edição por hmendes em 21 ago 2018, 21:24, editado 1 vez no total.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por Fil » 24 mai 2018, 20:18

Muito bom relato! Só não concordo com a ideia dos acabamentos, apesar de saber que existem acabamentos melhores que o do leaf na mesma gama, acho que não devemos generalizar, porque também existem bem piores.

Folgo em saber que só usam o ve, é de facto outro nível.

Parabéns pelas decisões!

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 24 mai 2018, 20:56

Fil Escreveu:Muito bom relato! Só não concordo com a ideia dos acabamentos, apesar de saber que existem acabamentos melhores que o do leaf na mesma gama, acho que não devemos generalizar, porque também existem bem piores.

Folgo em saber que só usam o ve, é de facto outro nível.

Parabéns pelas decisões!
Obrigado Fil!

Em relação aos acabamentos, acho que dentro da mesma gama são mesmo os piorzinhos, não comparando marcas low cost, claro :D mas claro são opiniões, cada um tem as suas.

Só usamos o VE em deslocações familiares e profissionais da mulher, já as minhas profissionais ainda tenho que recorrer a um ICE por agora, com muita pena minha.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por Fil » 25 mai 2018, 00:07

Bom, eu antes do leaf tive um megane de 2007, e era 20x pior que o leaf, além de fazer barulhos por todo o lado, os plásticos interiores eram muito maus, não sei se havia algum que não fizesse barulho. Desde peças soltas no interior das portas, a espelhos a vibrarem, borrachas ressequidas com o carro sempre à sombra (mais vibrações) etc... pensei que o problema era do meu, entrei em mais do mesmo ano, incluindo scenics e era igual.

O meu leaf tem quase 6 anos e faz zero barulhos. É um avião ao pé do anterior;)

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por Filipe » 25 mai 2018, 01:17

Fil Escreveu:Bom, eu antes do leaf tive um megane de 2007, e era 20x pior que o leaf, além de fazer barulhos por todo o lado, os plásticos interiores eram muito maus, não sei se havia algum que não fizesse barulho. Desde peças soltas no interior das portas, a espelhos a vibrarem, borrachas ressequidas com o carro sempre à sombra (mais vibrações) etc... pensei que o problema era do meu, entrei em mais do mesmo ano, incluindo scenics e era igual.

O meu leaf tem quase 6 anos e faz zero barulhos. É um avião ao pé do anterior;)
x2, o meu já com mais de 7 anos zero barulhos, igual ao 2.0 :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 25 mai 2018, 10:19

Fil Escreveu:Bom, eu antes do leaf tive um megane de 2007, e era 20x pior que o leaf, além de fazer barulhos por todo o lado, os plásticos interiores eram muito maus, não sei se havia algum que não fizesse barulho. Desde peças soltas no interior das portas, a espelhos a vibrarem, borrachas ressequidas com o carro sempre à sombra (mais vibrações) etc... pensei que o problema era do meu, entrei em mais do mesmo ano, incluindo scenics e era igual.

O meu leaf tem quase 6 anos e faz zero barulhos. É um avião ao pé do anterior;)
Sim, do Megane 2 muita gente se queixa, devia ser mesmo mau. No 3 houve uma grande melhoria. Mas sim, pelo que leio não há muitas queixas desse género no Leaf, embora no meu continue com um barulho no pilar A que a Nissan não consegue resolver, mas em boa verdade, as ruas do Porto (paralelo ou calçada como chamam no sul) não abonam a favor.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 25 mai 2018, 10:24

Filipe Escreveu:
Fil Escreveu:Bom, eu antes do leaf tive um megane de 2007, e era 20x pior que o leaf, além de fazer barulhos por todo o lado, os plásticos interiores eram muito maus, não sei se havia algum que não fizesse barulho. Desde peças soltas no interior das portas, a espelhos a vibrarem, borrachas ressequidas com o carro sempre à sombra (mais vibrações) etc... pensei que o problema era do meu, entrei em mais do mesmo ano, incluindo scenics e era igual.

O meu leaf tem quase 6 anos e faz zero barulhos. É um avião ao pé do anterior;)
x2, o meu já com mais de 7 anos zero barulhos, igual ao 2.0 :)
O meu já teve um barulho na mala que era simplesmente irritante e agora permanece o do pilar A, sou um afortunado... Bem, mas comparando com o Pulsar que adquirimos em 2015 e vendemos o ano passado poucos meses depois de adquirirmos o Leaf, o Leaf é efetivamente um carro premium, o Pulsar era barulho por todo o lado, tendo tido várias intervenções ao nível do tablier e pilares A e B para resolução de barulhos parasitas, sempre sem solução definitiva, acabou por ser um alívio vendê-lo :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por pemifer » 25 mai 2018, 10:48

Acho que tiveste "azar" com o teu nessa cena dos barulhos.
O meu é de 2013 e zero barulhos!
Ás vezes lá ouço um barulho quando vou a ver é um brinquedo que os meus filhos deixaram num sitio que faz barulho.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”