Diário de bordo - Black Edition TB

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 10 jul 2017, 16:00

cacoila Escreveu:Além da cor da luz notas mais alguma diferença em relação às originais?
No que toca a iluminação propriamente dita (principalmente médios e máximos) ainda tenho as minhas reservas nas lâmpadas Leds em substituição das halogéneo. Uma coisa são os faróis e "lâmpadas" originalmente desenhados para LED outra coisa é meterem "meia dúzia" de LEDs no "corpo"/formato de uma lâmpada H7 ou H4 ou o que for (projectadas para Halogéneo) e continuar a dar a luz que deve dar. Mas isto posso ser só eu a ser desconfiado, ainda não tive oportunidade de comparar nenhumas ao vivo para tirar as dúvidas. Quanto à cor é que também gosto de tudo da mesma cor e não andar a misturar LED/Xenon/halogéneo etc.

Já agora, essas são de que tipo (H7 sei que não são mas não as reconheço)?
Não, é apenas a cor da luz (e talvez mais luminosidade), ou seja o efeito que queria...
A nível de médios nunca testei (o CI também tem médios em LED de origem) mas a nível de máximos só notei melhorias (isto também no CI com conversão lâmpadas H7 halogéneo em H7 led). Mal cheguem os médios H9 Led que encomendei para o Leaf, logo confirmo se o efeito é o mesmo que tive no CI.

Estas em particular, são P13W

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por cacoila » 10 jul 2017, 16:07

hmendes Escreveu:Mal cheguem os médios H9 Led que encomendei para o Leaf
Médios?! Não são os máximos? Médios LED ele já tem, certo? Foi essa a ideia com que fiquei ao ler lá para trás.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 10 jul 2017, 16:11

cacoila Escreveu:
hmendes Escreveu:Mal cheguem os médios H9 Led que encomendei para o Leaf
Médios?! Não são os máximos? Médios LED ele já tem, certo? Foi essa a ideia com que fiquei ao ler lá para trás.
Correcto, erro meu... médios ele traz de origem :-) os máximos é que serão para substituir.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 14 jul 2017, 10:29

Chegou o ODB - ELM327 encomendado, mas a testar o Leaf Spy informa que o mesmo não suporta comandos AT :x
O dongle é este http://www.ebay.com/itm/112421110523?ul_noapp=true penso que não será compatível por a versão não ser a anunciada, não me admira! Há que encomendar outro, neste caso um dos recomendados pelos experts do forum http://www.ebay.com/itm/262856963126?var=561855796046 tivesse eu consultado o forum anteriormente e já não gastava dinheiro 2 vezes...

Entretanto, numa viagem maiorzita a bateria passou abaixo dos 20%, mas o aviso de bateria fraca só apareceu aos 11%!!! É normal? Estava na ideia que aparecia abaixo dos 20%, até porque já numa situação o mesmo surgiu aos 19%.

De resto continuam a somar-se kms, sem qualquer problema ou surpresa desagradável.

Tendo em conta as experiências obtidas até à data com o Leaf, pondera-se agora a venda do fumarento da casa, que conta com cerca de 30kkms e 2 anos feitos a 29.05

Abraçso elétricos!

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por beme83 » 14 jul 2017, 11:12

hmendes Escreveu:Chegou o ODB - ELM327 encomendado, mas a testar o Leaf Spy informa que o mesmo não suporta comandos AT :x
O dongle é este http://www.ebay.com/itm/112421110523?ul_noapp=true penso que não será compatível por a versão não ser a anunciada, não me admira! Há que encomendar outro, neste caso um dos recomendados pelos experts do forum http://www.ebay.com/itm/262856963126?var=561855796046 tivesse eu consultado o forum anteriormente e já não gastava dinheiro 2 vezes...

Entretanto, numa viagem maiorzita a bateria passou abaixo dos 20%, mas o aviso de bateria fraca só apareceu aos 11%!!! É normal? Estava na ideia que aparecia abaixo dos 20%, até porque já numa situação o mesmo surgiu aos 19%.

De resto continuam a somar-se kms, sem qualquer problema ou surpresa desagradável.

Tendo em conta as experiências obtidas até à data com o Leaf, pondera-se agora a venda do fumarento da casa, que conta com cerca de 30kkms e 2 anos feitos a 29.05

Abraçso elétricos!
No Leaf de 24 kw aparece ao 18% inicialmente no de 30kw não sei mas se se fizer uma regra de 3 simples devia aparecer aos 14% mas quem tenha de 30 kw que se acuse

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por VETL » 14 jul 2017, 11:19

Esse ELM327 está anunciado como se fosse a versão 1.5
Se fosse de facto essa versão, funcionaria sem problemas. Na verdade, ele deve ser a versão 2.1 e é por isso que não funciona.
Se conseguires demonstrar que se trata da versão 2.1 reclama e pede o dinheiro de volta.

Quanto aos avisos de bateria fraca, eles não têm nada a ver com a % apresentada pelo carro.
Quem quiser mesmo saber quando aparecem esses avisos, pode consultar no LeafSpy.
O aviso de bateria fraca é acionado quando se passa de 50 para 49 GID's (4kWh restantes) e o aviso de bateria muito fraca quando se passa de 25 para 24 GID's (2kWh restantes).
As %s apresentadas pelo carro e as do SOC apresentadas pelo LeafSpy são variáveis meramente indicativas que dependem de vários fatores e não devem servir como fonte de informação muito fidedigna. Elas variam com o tempo e, pelo facto de hoje ter aparecido hoje aos 11%, amanhã pode aparecer aos 20%.
Portanto não liguem patavina a isso.
Mesmo sujeita a erro e/ou ligeiras variações, a informação que circula na CANBUS relativa aos GID's é a mais fiável que conheço para essas análises.

Mais rigoroso ainda é atentar à tensão das células em repouso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 14 jul 2017, 11:30

VETL Escreveu:Esse ELM327 está anunciado como se fosse a versão 1.5
Se fosse de facto essa versão, funcionaria sem problemas. Na verdade, ele deve ser a versão 2.1 e é por isso que não funciona.
Se conseguires demonstrar que se trata da versão 2.1 reclama e pede o dinheiro de volta.
Sim, foi um dos cuidado que tive, verificar a versão... Não sei é como comprovar, não está inscrito em lado nenhum. Já fiz uma pesquisa no Google e também não cheguei a grande conclusão. Entretanto mandei uma mensagem ao vendedor, vamos ver como corre.
VETL Escreveu:Quanto aos avisos de bateria fraca, eles não têm nada a ver com a % apresentada pelo carro.
Quem quiser mesmo saber quando aparecem esses avisos, pode consultar no LeafSpy.
O aviso de bateria fraca é acionado quando se passa de 50 para 49 GID's (4kWh restantes) e o aviso de bateria muito fraca quando se passa de 25 para 24 GID's (2kWh restantes).
As %s apresentadas pelo carro e as do SOC apresentadas pelo LeafSpy são variáveis meramente indicativas que dependem de vários fatores e não devem servir como fonte de informação muito fidedigna. Elas variam com o tempo e, pelo facto de hoje ter aparecido hoje aos 11%, amanhã pode aparecer aos 20%.
Portanto não liguem patavina a isso.
Mesmo sujeita a erro e/ou ligeiras variações, a informação que circula na CANBUS relativa aos GID's é a mais fiável que conheço para essas análises.

Mais rigoroso ainda é atentar à tensão das células em repouso...
Fantástica explicação! Obrigado VETL, percebi e já fico descansado.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 14 jul 2017, 14:47

Ora, para futura consulta dos interessados, ao que parece o ELM327 tem mesmo firmware V1.5, porém este ELM327 em particular não consegue executar um determinado comando AT necessário para comunicar com os Leafs.

Esta é a imagem do erro do Leaf Spy
Imagem

Aqui podemos ver no topo da imagem, que é na realidade um ODBV1.5
Imagem

Mas aqui verificamos que realmente não consegue enviar os comandos AT referidos na primeira imagem
Imagem

Assim, fica o exemplo para que tenham cuidado ao adquirir dongles ODBII.
Última edição por hmendes em 21 ago 2018, 21:28, editado 1 vez no total.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 22 jul 2017, 16:46

Finalmente um ELM327 completamente funcional...

Altura de testar o novo brinquedo à chegada ao PCR da Prio para um carregamento rápido

Estava assim à chegada
Imagem

Imagem

Imagem

Em carregamento
Imagem

À saída do PCR estava assim
Imagem

E após chegada a casa, uns kms depois, a temperatura era esta
Imagem

Está testado, agora é usar!

Já agora aproveito para questionar aos mais entendidos qual a ordem correcta dos shunts, já li vários argumentos para uma e outra opção, mas não tenho certezas de nada, alguém têm?
Última edição por hmendes em 21 ago 2018, 21:28, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por mjr » 22 jul 2017, 18:27

A ordem correta é 8421, de certeza. Confirmado com o Consult III+ na Nissan.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”