DB - Caçoila

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 08 ago 2017, 16:05

Ora aqui fica o meu primeiro post depois de ser mais um feliz proprietário de um Leaf. Nota: Vai ser longo...

Trata-se de um Tekna de Maio de 2014 importado de França mas que a partir de agora passa a ter sotaque algarvio.

[img]https://lh3.googleusercontent.com/RSO3U ... 95-h971-no[/img]

Logo para me iniciar bem neste mundo dos VEs, sendo eu de Portimão fui busca-lo a Lisboa onde o Orlando fez o favor de o entregar. Primeira viagem simples, do Parque das Nações até à Amadora a casa de familiares, tudo calminho a fazer a Cril toda, incluindo a descer o túnel do grilo, até à entrada do IC16, aqui já não podia continuar calminho, foram muitos anos a fazer aquela subida com os mais variados fumarentos, alguns com desempenhos frustrantes outros nem tanto, portanto havia que testar a nova maquina nas mesmas condições. Digo-vos só que entrei na subida a cerca de 60Km/h e com 73Km de autonomia anunciada no painel, cerca de 2km depois (no topo da subida) digo-vos só que anunciava 40Km de autonomia, mas o sorriso que me pôs na cara compensou... :D

Paragem na oficina auto do meu irmão para mostrar a maquina e as várias perguntas e piadas da praxe lá surgiram com a sua dose de cepticismo à mistura, mas ficaram bem impressionados com o equipamento e espaço da máquina.

De seguida, casa do sogro também com algumas perguntas e cepticismo mas mais contido. Estende-se a extensão para dar de comer à maquina e vamos todos almoçar.

Logo depois do almoço são horas de nos fazermos ao caminho que até Portimão ainda são umas horas e para primeira experiência queria fazê-la com o devido tempo e calma.

Com a autonomia que restava só tinha duas soluções, ou parava em Sacavem antes de me fazer à estrada ou ia pela 25 de Abril e parava em Palmela, aqui foi o meu primeiro erro, escolhi ir até Palmela, esquecendo-me que era um Sábado de Agosto e a 25 de Abril é sempre uma incógnita, houve acidente na ponte e o Waze no telemovel dizia-me que ia levar pelo menos 1h na fila, meia volta e siga para Sacavem que logo se segue pela Vasco da Gama. Chegado a Sacavem tudo vazio com o PCR pronto a usar (tinham-me avisado que param por lá muitos Ubers mas nem vê-los, no final apareceu um Tesla S) Tudo sem percalços e os 25m que lá estive passaram mesmo muito rápido, umas pequenas compras e está feito.

O resto da viagem foi como esperado, paragem em Alcácer e Aljustrel. De Aljustrel para baixo é que deu para sentir um pouco de range anxiety pois ainda são quase 120Kms até casa e com uma serra pelo meio, mas seguindo os conselhos do Orlando cheguei a casa ainda com autonomia para ir dar umas voltas, a vontade depois de 5h ao volante é que já não era nenhuma.

[img]https://lh3.googleusercontent.com/2S2_F ... 95-h971-no[/img]

Para primeira viagem acho que foi uma bela aventura, resumindo, andar a 70Km/h na AE é horrível, talvez pudesse vir um pouco acima disso, mas não ia fazer muita diferença no quão horrível é andar assim na AE para quem vem de muitos anos de fumarentos sem qualquer preocupação desse género, mas fez-se e agora já está no ambiente normal dele, o Algarve que é onde fará 99% dos seus Kms daqui em diante.

Até agora, super contente com a maquina, só lhe aponto algumas falhas que só são explicáveis por ser um carro projectado em 2010 e não terão mexido mais em algumas coisas.

[*] Trancamento automático das portas (já vi que dá para activar pelo leaf spy pro, mais alguma alternativa?)
[*] Vidros eléctricos sem subida/descida automática num só toque - Só o do condutor é que tem, é ridículo venho de uma Megane 2 de 2007 que tinha isto nos 4 vidros.
[*] Fechar os vidros e o rebatimento eléctrico dos espelhos só funciona enquanto tenho o carro ligado. Para os espelhos já nem digo para ser automático ao trancar as portas mas pelo menos que me permitisse fecha-los já depois de desligar o carro (só me lembro disso quando já estou a sair) agora para o fechar dos vidros é muito mau não ter forma de os fechar com dois toques no botão de trancamento das portas ou toque longo ou coisa parecida.
[*] Nem como opção há espelho electrocromático, a sério?!? Para um carro com tanto equipamento este extra ficar de fora não percebo (vou ter de arranjar solução para isto a seu tempo)


P.S. A volta ao fumarento do trabalho fez-me olhar umas quantas vezes para o travão de mão a confirmar se estava mesmo em baixo e para o tapete a ver se não estava enrolado debaixo do acelerador, mas não, é mesmo assim, comparado com o Leaf aquilo não puxa nada... :D
Última edição por cacoila em 09 ago 2017, 12:02, editado 4 vezes no total.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: DB - Caçoila

Mensagem por hmendes » 08 ago 2017, 16:32

Parabésn Caçoila, bom relato inicial... revê as fotos que não estão visíveis, não deves ter o albúm como público.

Abraço e bons kms elétricos!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB - Caçoila

Mensagem por BrunoAlves » 08 ago 2017, 16:39

Parabéns pela compra :)
De facto essa tirada de Aljustrel para baixo é durinha, mas 70km/h é muito pouco. Eu fiz até ao PCR de Loulé a 85 e ainda tinha 30% à chegada ;)

Agora é desfrutar. Também não vejo as fotos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: DB - Caçoila

Mensagem por BVG » 08 ago 2017, 16:48

Parabéns pela máquina Caçoila :D
Bons kms cheios de aventuras 8-)

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 08 ago 2017, 16:49

Obrigado. Já devem estar corrigidas as fotos.

Quanto aos 70Km/h eu segui a sugestão do Orlando e como sou verdinho nisto não quis arriscar, mas a 30% até minha casa não conseguia quase de certeza, eu cheguei salvo erro com 20% ou 22% (lembro-me que a mulher não queria baixar dos 20% porque faz mal à bateria e eu lhe disse que afinal até não foi preciso sacrificar a bateria) e saí em Messines para fazer menos uns (poucos) Kms e já em nacional onde penso conseguir melhores médias que em AE (ou se calhar não, ainda estou muito verde).

Bem que dava jeito um PCR na AS de Almodôvar, já a viagem se fazia bem melhor, mas como é Cepsa não deve ser tão "fácil" de negociar a instalação.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Erbium » 08 ago 2017, 17:38

cacoila Escreveu:[*] Trancamento automático das portas (já vi que dá para activar pelo leaf spy pro, mais alguma alternativa?)
Alternativa é passar na Nissan e pedir para o ativarem.
cacoila Escreveu:[*] Vidros eléctricos sem subida/descida automática num só toque - Só o do condutor é que tem, é ridículo venho de uma Megane 2 de 2007 que tinha isto nos 4 vidros.
Japoneses... queixo-me do mesmo desde o Prius!
cacoila Escreveu:[*] Fechar os vidros e o rebatimento eléctrico dos espelhos só funciona enquanto tenho o carro ligado. Para os espelhos já nem digo para ser automático ao trancar as portas mas pelo menos que me permitisse fecha-los já depois de desligar o carro (só me lembro disso quando já estou a sair) agora para o fechar dos vidros é muito mau não ter forma de os fechar com dois toques no botão de trancamento das portas ou toque longo ou coisa parecida.
A Nissan tem um kit que faz isso, fecha os espelhos após trancar o carro.

Boa sorte com a máquina. ;)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB - Caçoila

Mensagem por rnlcarlov » 08 ago 2017, 19:32

cacoila Escreveu:Obrigado. Já devem estar corrigidas as fotos.

Quanto aos 70Km/h eu segui a sugestão do Orlando e como sou verdinho nisto não quis arriscar, mas a 30% até minha casa não conseguia quase de certeza, eu cheguei salvo erro com 20% ou 22% (lembro-me que a mulher não queria baixar dos 20% porque faz mal à bateria e eu lhe disse que afinal até não foi preciso sacrificar a bateria) e saí em Messines para fazer menos uns (poucos) Kms e já em nacional onde penso conseguir melhores médias que em AE (ou se calhar não, ainda estou muito verde).

Bem que dava jeito um PCR na AS de Almodôvar, já a viagem se fazia bem melhor, mas como é Cepsa não deve ser tão "fácil" de negociar a instalação.
A 70km/h em AE faço eu Aljustrel-Loulé, num clone que tem metade da bateria dos novos Leafs. :mrgreen:

Desengane-se a pensar que em nacional faz consumos menores que em AE (para velocidades semelhantes). No melhor dos cenários faz igual, mas na maior parte dos casos gasta mais. Factores como o estado do piso, existência de mais acelerações/travagens, trânsito, fazem as nacionais sítios onde se conseguem piores consumos.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por jfr2006 » 08 ago 2017, 20:12

rnlcarlov Escreveu:
Desengane-se a pensar que em nacional faz consumos menores que em AE (para velocidades semelhantes). No melhor dos cenários faz igual, mas na maior parte dos casos gasta mais. Factores como o estado do piso, existência de mais acelerações/travagens, trânsito, fazem as nacionais sítios onde se conseguem piores consumos.
Pelo contrário...em nacionais é onde faço os melhores consumos de sempre ;)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Fil » 08 ago 2017, 21:21

Muitos parabéns Caçoila, dá gosto ver db's cheios de informação logo a abrir, e recheado de fotos.

Com a experiência a autonomia vai esticar e muito.

Muitos e bons klms.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB - Caçoila

Mensagem por LuisG » 08 ago 2017, 21:58

Bom relato inicial. Parabéns pela máquina, de realçar sobretudo pela coragem de o levar para o Algarve que infelizmente ainda é uma escuridão :cry:
Votos de muitos km's eletrizantes :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”