DB - Caçoila

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 10 ago 2017, 11:30

mjr Escreveu:Não sei qual será o problema na Google, mas podes usar o https://postimages.org/.
Nice, se voltar a falhar mudo-me logo... Há uns tempos usava o imageshack.us mas pelo que percebi passou a ser pago, assim já tenho alternativa. O google é só porque a maior parte das fotos já lá estarão sem ter de fazer nada (o telemóvel sincroniza-as para lá).

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 16 ago 2017, 16:39

Ainda não é certo mas é possível que no próximo Domingo tenha de fazer Portimão - Beja - Portimão, ando aqui a estudar alternativas e a coisa não está fácil de planear.

Tenho a hipótese de ir directo e pela Nacional ficando a ida em cerca de 140Km, é esticar um bocado para mim que sou novo nisto, mas acho que se faz, mas depois preciso de conseguir carregar lá o suficiente para voltar pra baixo no mesmo dia. Para isso tenho duas hipóteses, nenhuma delas me dando grandes garantias. Uma delas é usar o único posto de carregamento Mobie que até segunda estava marcado como funcional no electromaps, mas na segunda alguém o colocou OFF dizendo que o visor está off e não conseguiu iniciar a carga. Pode ter sido "nabice" do user que até escreve em Inglês e pode, por isso, não estar habituado aos postos Mobie e como se processa o carregamento mesmo com o visor meio off, ou pode mesmo o posto ter ficado avariado por estes dias e assim já não será hipótese. A outra hipótese será carregar com o carregador original Nissan (10A) em casa de um familiar passando uma extensão que terá de atravessar a estrada, mas neste caso não sei se terei tempo de carregar a 100% para poder voltar pra baixo. No posto Mobie sempre seria a 16A (acho eu) e seria um pouco mais rápido, mesmo assim obrigando-me a pedir boleia a familiares para me poder deslocar pela cidade durante o dia todo. Se a família já é céptica quanto à escolha do um carro eléctrico com esta primeira abordagem então ainda ficam pior...

A outra hipótese seria ir ao PCR de Aljustrel e fazer mais uns bons Kms de viagem mas já daria para chegar a Beja com mais autonomia, carregar só durante umas poucas horas para ter bateria para chegar novamente ao PCR de Aljustrel, mas isso além de fazer mais uns valentes Kms leva-me bem mais tempo de viagem.

P.S. Não vi por aqui no fórum uma área especifica para este tipo de dúvidas relacionadas com as melhores rotas, ou pontos de carregamento a usar, se existe e me escapou então alguém que passe isto para lá e me avise onde é sff.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB - Caçoila

Mensagem por BrunoAlves » 16 ago 2017, 23:48

Sim, terás de carregar a 16A a menos que lá fiques algumas 8h (ou até mais)...

As deslocações em VE para fora do raio de autonomia do carro exigem sempre alguns compromissos,a família tem de abraçar esses desafios também senão vão sempre moer-te a carola :mrgreen:
A curto/médio prazo convém pensares num EVSE regulável até 16A (ou até 32A se o carro o suportar) porque aí, mesmo em casa de um familiar, podes carregar mais rapidamente do que com o de origem ;-)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB - Caçoila

Mensagem por santanamos » 17 ago 2017, 00:22

Um evse regulável é imprescindível tanto para carregar mais depressa como o contrário quando as instalações são duvidosas.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 17 ago 2017, 09:34

Sim, já ando a pensar em comprar ou fazer um EVSE regulável, estou a ponderar as várias hipóteses um dia destes tenho de me decidir.

Entretanto já tenha a primeira "mod" que já estava planeada antes mesmo de comprar o carro, nada de especial mas que me dá jeito para não andar sempre à procura do comando da garagem. Mais logo já posto fotos do processo (se tiverem ficado alguma coisa de jeito).

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB - Caçoila

Mensagem por rnlcarlov » 17 ago 2017, 11:32

A hipótese ideal seria ir carregar ao PCR de Aljustrel, mas entrando e saindo pelo acesso de serviço, como se pode fazer em Pombal. Mas isso depende da boa vontade do pessoal da AS, e se em Pombal costuma não haver estrilho, em Aljustrel não sei. Pode sempre tentar telefonar para lá e pedir com jeitinho para ver o que dá.

Quanto às cargas lentas em Beja, pelo que vi era o posto 4 que estava funcional. O utilizador que disse que o ecrã não funcionava deixou também uma foto, onde se vê o ecrã apenas paricalmente visível, mas dá para entender que lá está escrito "Passe cartão". Presumo que para quem saiba os passos de cor seja possível carregar.
O BJA-5 não tem lá informação de estado nenhum, logo há a possibilidade de estar a fucionar. O BJA-2 não tem informação atualizada há 1 ano, logo pode ser que haja alguma mudança uma vez que o problema era ecrã congelado.

É uma questão de fazer aqui um apelo aos membros do fórum da zona para dar um update da situação.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 20 ago 2017, 18:56

Afinal não se concretizou, para já, a ida a Beja. Ficará para uma próxima, pode ser que já com mais postos de carregamento viáveis pelo caminho (sonhar ainda não custa...)

Entretanto ficam as imagens da primeira mod que tinha falado há dias, trata-se da instalação de um botão, neste caso um segundo botão do ESP, ligado ao comando da garagem que assim fica dentro do tablier e não se perde mais.

Primeiro o aspecto do comando já com os fios passados
Imagem
Como isto já vem do antigo carro onde já tinha o mesmo "esquema" montado não tenho imagens da soldadura dos fios no interior do comando, mas basicamente cada fio é soldado a um dos lados do microswitch, não tem muito que saber e até eu que sou um nabo a soldar o consegui fazer sem grande custo e, mais importante, sem estragar nada.

Depois, para começar a instalação disto no carro é preciso aceder à parte de trás dos botões, para isso temos de tirar a tampa da caixa de fusíveis (fica na lateral do tablier entre o mesmo e a porta)
Imagem
Para tirar a tampa basta fazer um pouco de pressão com uma chave fininha na ranhura que a tampa tem (esqueci-me dessa foto)

Depois tira-se o parafuso junto à patilha de abertura do capot
Imagem

Depois faz-se um pouco de pressão nas zonas indicadas na imagem e também do outro lado junto à coluna de direcção na parte de cima para soltar todo esse plastico
Imagem

Não é preciso tirar o plastico todo, basta desvia-lo um pouco como na imagem.
Imagem
Reparem nas "molas" que o prendiam ao resto da tablier (a vermelho) e no parafuso que vão ter de tirar para soltar o bloco de botões de baixo (onde havia um lugar vago)

Entretanto devo ter-me entusiasmado com a montagem e esqueci-me de tirar mais fotos, mas basicamente com o bloco de botões já fora vê-se facilmente como se tira a tampa que estava no local vago e o botão em si é só mesmo encaixar.

Voltar a colocar os parafusos do bloco de botões já com tudo no sitio e encaixar a ficha que vem do comando, eu usei uma destas
Imagem
Os fios ficam nas duas das pontas e a central fica vaga, é mesmo à medida para os respectivos pins no botão

Por fim falta só posicionar e "fixar" o comando algures dentro do tablier, eu optei por lhe colar um bocado de velcro e fixa-lo na parte de baixo da caixa de fusíveis
Imagem
Assim fica relativamente acessível em caso de ser preciso trocar a pilha.

O aspecto final é este
Imagem
A única diferença para o botão original é que este não tem iluminação (porque não me quis dar ao trabalho de lhe fazer as ligações).

Para referencia, o botão foi comprado no Ebay por 6€ e indicava ser para um Quashqai, igual mas indicado para um Leaf custava 40€, não sei se serão mesmo diferentes (duvido) mas para o que eu queria era suficiente.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Orlando » 21 ago 2017, 09:33

Muito boa partilha.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Erbium » 21 ago 2017, 10:02

Muito bom. :clap:
Ao tempo que também ando a pensar nisso que o meu comando da garagem anda preso com fita cola... quero ver se consigo casar um novo com o portão para ficar em casa e depois meto o que tenho dentro do carro.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Orlando » 22 ago 2017, 09:30

Erbium Escreveu:Muito bom. :clap:
Ao tempo que também ando a pensar nisso que o meu comando da garagem anda preso com fita cola... quero ver se consigo casar um novo com o portão para ficar em casa e depois meto o que tenho dentro do carro.
Em tempos conheci uma pessoa que fez isso com uma mota elétrica.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”