DB - Caçoila

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 08 jan 2018, 13:45

Há algum tempo que não dava por aqui noticias, mas hoje é o dia, e é o dia porque ontem foi a minha vez de experienciar aquela estranha sensação de quem está completamente tramado e não vai chegar ao destino, ver o animal carapacento e ainda lhe faltarem alguns (largos) metros para chegar ao PCR, ainda para mais com mulher e filha dentro do carro e mãe e irmão no destino à espera para almoçar. :oops:

Passo a descrever, o plano era relativamente simples (pensava eu) viagem de Portimão a Beja planeada com paragem no PCR de Aljustrel entrando por fora da AE pois por dentro da AE teria de fazer muitos mais Kms ficando complicado ir a Beja e voltar ao PCR sem carga intermédia, enquanto que por fora da AE a viagem até Beja era de apenas 47Km, portanto as etapas mais complicadas eram só Portimão - Aljustrel e vice-versa. Etapas essas que já as fiz mais vezes e embora complicada tem-se feito sem sobressaltos. Pois bem, ontem houve sobressaltos e grandes. A ultima vez que tinha feito o trajecto foi no inicio de Novembro, entrando na AE em Messines e com CC a 90Kms/h cheguei ao PCR sem problemas nenhuns, tendo inclusivamente baixado a média depois de entrar na AE (+/-15kW/100km até à AE e +/-13kW/100Km no PCR). Pois ontem foi bem diferente, média de 15,8kw/100Km até entrar na AE e CC a 90Km/h só me foi fazendo aumentar a média até aos 17kw/100Kms, os Kms a passar, a mulher a perguntar quando é que baixava e eu já a estranhar e a baixar velocidade no CC sem grande efeito na média. Vá de contas de cabeça sabendo que tinha saido de casa com 19kW no "deposito" àquela média ia ser complicado, vá de baixar e baixar velocidade sempre com o GOM a dar-me menos uns 15Km em relação ao que faltava até ao PCR. Resultado, ultimos Kms de AE feitos a 50Km/h, saida da AE em Aljustrel na completa dúvida se ia dar ou não para chegar ao PCR pois já não tinha barras de bateria, nem indicação de percentagem, ainda pensei em pedir uma tomada no posto da Brisa mas não vi caminho para junto do posto e não me aventurei a ir à procura, preferi manter a rota até ao PCR, faltando cerca de 2Km pela via de acesso à AS por fora da AE. LeafSpy já em funcionamento há muito para controlar a voltagem das células e eu sem certeza a que voltagem ele iria parar, tinha ideia de ser 2.75v mas a mulher queria certezas... A meio desse percurso de acesso à AS, sempre feito a 20 ou 30km/h lá me aparece a tartaruga :o Eu pra mulher, "bem, há quem já tenha feito mais de 1Km com a tartaruga" mas ela contrapôs logo "Pois e também há quem tenha feito 400m". Célula mais baixa já a descer dos 3v e eu a pensar que ia mesmo morrer na praia com o PCR à vista. Era para ir à AS do sentido Sul-Norte por estar em melhores condições, mas sendo que isso me obrigava a fazer a subida para o viaduto que atravessa a AE, decidi deixar-me disso e havia de conseguir colocar a ficha em mau estado do sentido Norte-Sul, e enfim lá cheguei à AS (parei à porta para tocar à campainha e mesmo sem ninguém falar comigo lá me abriram o portão. Chegado ao PCR e o cenário era este:

Imagem

Imagem

Ou seja, célula mais baixa nos 2.813v e restavam 0.4kW na bateria (não entendo aquela indicação de 6.7% de SOC mas como já me tinham avisado para esquecer o SOC nestas alturas nem olhei para ele na altura, só reparei agora nas imagens)


Depois disto a viagem lá correu melhor, saí do PCR cerca de 40m depois (não apareceu absolutamente ninguém, nem para carregar nem para saber porque é que eu tinha entrado na AS sem vir pela AE), carga suficiente para ir e voltar a Beja sem carga intermédia pois não tinha a certeza se a conseguiria fazer.

Afinal consegui deixar o carro à carga em casa de um familiar com a extensão estendida na rua e voltei ao PCR a ritmo bem mais mexido. Uma vez mais no PCR e com o troço fatídico por fazer até casa queria arrancar com o máximo de carga possível, mas aos 93% com 18kW na bateria a paciência já não era muito e resolvi arrancar e moderar (ainda) mais a velocidade para conseguir chegar a casa. Desta vez lá me decidi a desligar o CC em grande parte do percurso e andei entre os 70 e 80km/h grande parte da AE, colocando em N nas descidas e aí sim atingi maiores velocidades, no entanto só mesmo quase na saída para Messines é que o GOM me dava mais Kms do que os que me faltavam para chegar a casa. Nesta altura eu ainda me mantinha tranquilo mas a mulher nem tanto, sorte que já era tarde e então lá se deixava dormir a espaços, acordava de vez em quando, sobressaltava-se por ainda estar "a faltar" Kms no GOM mas lá se foi fazendo. Eu calmo mas a fazer contas aos Kw na bateria e aos Kms que faltavam cheguei à conclusão que tinha de fazer média de, no máximo, 15,5kW/100Km para conseguir fazer os 117Kms que separam o PCR de minha casa, lá ia controlando e parecia-me estar encaminhado, no entanto cheguei a casa já nas lonas outra vez mas sem o susto da manhã.

O cenário ao chegar à garagem era este

Imagem

Imagem

Resumindo, não sei bem o que correu mal, parece-me que subestimei o efeito da temperatura exterior na autonomia e posso também ter apanhado algum vento de frente na AE, o que é certo é que em Novembro fiz tudo a 90Km/h sem problemas e sem chegar sequer perto destes limites e ontem nem pra baixo com velocidades bem mais moderadas o conseguir fazer "à vontade".

Contudo, reparei que saí de casa com o SOH a 86% e cheguei à noite com ele a 88% :D Nos últimos tempos é normal vê-lo alternar entre os 86% quando anda em cidade uma semana ou duas e os 87% quando o estico um bocado e lhe faço uma carga rápida, neste caso, talvez por o deixar ir a extremos e ele conseguir perceber bem qual o seu máximo e qual o seu mínimo, subiu 2% até aos 88% nada mau, no próximo fim de semana se calhar faço-lhe uma carga a 100% para perceber se leva mais que os 19kW que tinha ontem à saída de casa.

Entretanto, em termos de novidades, já tem algum tempo mas não as tinha relatado por aqui, já tenho as lâmpadas das luzes diurnas em Led e os mínimos também, já só faltam os máximos.

Fica a foto do "durante"
Imagem

e do "Depois"
Imagem

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Ricardo » 08 jan 2018, 15:59

Mas levava o aquecimento a bombar? O frio só por si não deveria aumentar a média penso eu. E uma média que deveria ter sido de 13 estava a 17. E tudo o vento levou?

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 08 jan 2018, 16:07

O aquecimento era ligado a espaços, não foi sempre ligado nem lá perto. Mas com temperaturas entre os 5º e 9º que apanhei na viagem não era viável fazê-lo sem qualquer aquecimento. Tinha programado para estar quente logo à saída, aquecendo enquanto estava ligado à tomada, e depois usei o aquecimento dos bancos e volante até começar a ficar desagradável lá dentro, liguei o aquecimento um bocado, depois desligava e voltava aos bancos e ia alternando. Para o fim, quando comecei mesmo a ver a coisa mal parada, já ia mesmo desligado de vez.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB - Caçoila

Mensagem por BrunoAlves » 08 jan 2018, 16:30

Que aventura... Ainda bem que correu pelo melhor.

No tempo frio o ar é mais denso, com humidade ou chuva pior ainda. É natural que consuma mais. Estranho é teres conseguido uma média de 13kWh/100km a 90km/h :shock:
Eu no Verão de 2016 fiz Loulé-Aljustrel com o meu e não cheguei tão à rasca, mas também vim mais um bocado mais devagar. Se calhar se o tenho feito com esta temperatura, tinha-me entalado :?
talvez por o deixar ir a extremos e ele conseguir perceber bem qual o seu máximo e qual o seu mínimo
É exactamente isso. Na prática não muda os km que consegues fazer (isso o que conta é a tensão das células) mas muda a autonomia estimada (e muda o SOH no LS que é sempre um bom tónico porque não gostamos de o ver a baixar :P )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 08 jan 2018, 18:01

BrunoAlves Escreveu:Estranho é teres conseguido uma média de 13kWh/100km a 90km/h :shock:
Confesso que também eu desconfiei da minha memória depois desta viagem, mas fui confirmar ao meu post da altura (aqui: viewtopic.php?f=56&t=6855&start=40#p98274 ) e lá está essa indicação (abaixo dos 14kW/100Km) para este troço, e fui também confirmar aos printscreens do leafspy que fiz na altura e lá está, saí com 19.1kW de casa e cheguei ao PCR 1h38m depois com 3.2kW o que dá uma média de 13.70kW/100Km para os 116Km que o LeafSpy indica entre os print-screens. Portanto que o fiz fiz, na altura não me lembro se levaria A/C ligado, provavelmente não e as temperaturas estavam amenas (segundo o LeafSpy estavam 21º temperatura exterior em Aljustrel) mas é uma diferença brutal e mais que isso, lembro-me de entrar na AE com média mais alta e ela depois descer, era o que estava à espera desta vez, pois cheguei à AE com mais ou menos a mesma média que me lembro da outra vez (15 e tal) mas agora foi exactamente ao contrário, a média só subiu, mesmo descendo bastante a velocidade a meio do percurso de AE, e para o fim já nos 50Km/h em AE e a 30kM/h fora da AE e cheguei ao PCR com média de 16 e tal. :cry:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB - Caçoila

Mensagem por rnlcarlov » 08 jan 2018, 18:03

É bem capaz de ser o vento. No troço Loulé Aljustrel já houve vezes em que pude ir vários km a 80km/h ou mais, e outras vezes em que sempre a 70km/h não dá muita margem de manobra.

Ou então outro exemplo, Alcácer-Lisboa. Quase sempre vou a bombar a 90-100km/h, mas um dia tive de ir reduzindo e fazer a 80 uma boa parte do caminho e cheguei quase à recta a casa. Apanhei um vento mesmo de frente que me lixou o esquema todo.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 08 jan 2018, 18:26

Ora ai está, é bem capaz de ter mesmo sido do vento.

Segundo este site: https://www.timeanddate.com/weather/@2263393/historic ontem tinha, tanto em Messines como em Aljustrel (vou admitir que entre um e outro estivesse igual) vento de oés-noroeste, ou seja, quase de frente, enquanto que dia 1 de Novembro tinha vento de sul-sudeste, ou seja, de trás. Só não explica o também maior consumo à noite na volta a casa, mas nesse a diferença foi menor.

Mais uma coisa a ter em atenção ao planear viagens para norte :? Já se lembravam de colocar um PCR em Almodôvar, é que resolvia esta chatice toda, 5 ou 10m de carga em Almodôvar e já chegava a casa a brincar. Para quem for de um pouco mais longe do que eu, tipo Lagos é que está completamente tramado, para o outro lado há o PCR de Loulé, mas para este lado só irá haver o de Lagos mas que já é longe demais para servir este trajecto.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Erbium » 09 jan 2018, 10:00

cacoila Escreveu:mas para este lado só irá haver o de Lagos mas que já é longe demais para servir este trajecto.
Nem de propósito, ligado ontem ;)

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 09 jan 2018, 10:44

Sim, mas aquele PCR está longe demais para servir este trajecto. Alguém que queira vir de Lisboa para Lagos terá sérias dificuldades, aquele PCR fica já depois da cidade de Lagos. Servirá sim as idas à costa vicentina, conto usa-lo a caminho de Aljezur ou na volta dessas zonas, agora para quem vem de norte num Leaf de 24kW não tem como chegar aquele PCR sem fazer um desvio ao de Loulé e voltar para trás.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB - Caçoila

Mensagem por BrunoAlves » 09 jan 2018, 12:43

Sim, obviamente que novas localizações são desejáveis e de aplaudir, mas é mesmo preciso Almodôvar...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”