DB - Caçoila
-
- Mensagens: 264
- Registado: 25 mai 2017, 11:07
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
DB - Caçoila
Ora aqui fica o meu primeiro post depois de ser mais um feliz proprietário de um Leaf. Nota: Vai ser longo...
Trata-se de um Tekna de Maio de 2014 importado de França mas que a partir de agora passa a ter sotaque algarvio.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/RSO3U ... 95-h971-no[/img]
Logo para me iniciar bem neste mundo dos VEs, sendo eu de Portimão fui busca-lo a Lisboa onde o Orlando fez o favor de o entregar. Primeira viagem simples, do Parque das Nações até à Amadora a casa de familiares, tudo calminho a fazer a Cril toda, incluindo a descer o túnel do grilo, até à entrada do IC16, aqui já não podia continuar calminho, foram muitos anos a fazer aquela subida com os mais variados fumarentos, alguns com desempenhos frustrantes outros nem tanto, portanto havia que testar a nova maquina nas mesmas condições. Digo-vos só que entrei na subida a cerca de 60Km/h e com 73Km de autonomia anunciada no painel, cerca de 2km depois (no topo da subida) digo-vos só que anunciava 40Km de autonomia, mas o sorriso que me pôs na cara compensou...
Paragem na oficina auto do meu irmão para mostrar a maquina e as várias perguntas e piadas da praxe lá surgiram com a sua dose de cepticismo à mistura, mas ficaram bem impressionados com o equipamento e espaço da máquina.
De seguida, casa do sogro também com algumas perguntas e cepticismo mas mais contido. Estende-se a extensão para dar de comer à maquina e vamos todos almoçar.
Logo depois do almoço são horas de nos fazermos ao caminho que até Portimão ainda são umas horas e para primeira experiência queria fazê-la com o devido tempo e calma.
Com a autonomia que restava só tinha duas soluções, ou parava em Sacavem antes de me fazer à estrada ou ia pela 25 de Abril e parava em Palmela, aqui foi o meu primeiro erro, escolhi ir até Palmela, esquecendo-me que era um Sábado de Agosto e a 25 de Abril é sempre uma incógnita, houve acidente na ponte e o Waze no telemovel dizia-me que ia levar pelo menos 1h na fila, meia volta e siga para Sacavem que logo se segue pela Vasco da Gama. Chegado a Sacavem tudo vazio com o PCR pronto a usar (tinham-me avisado que param por lá muitos Ubers mas nem vê-los, no final apareceu um Tesla S) Tudo sem percalços e os 25m que lá estive passaram mesmo muito rápido, umas pequenas compras e está feito.
O resto da viagem foi como esperado, paragem em Alcácer e Aljustrel. De Aljustrel para baixo é que deu para sentir um pouco de range anxiety pois ainda são quase 120Kms até casa e com uma serra pelo meio, mas seguindo os conselhos do Orlando cheguei a casa ainda com autonomia para ir dar umas voltas, a vontade depois de 5h ao volante é que já não era nenhuma.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/2S2_F ... 95-h971-no[/img]
Para primeira viagem acho que foi uma bela aventura, resumindo, andar a 70Km/h na AE é horrível, talvez pudesse vir um pouco acima disso, mas não ia fazer muita diferença no quão horrível é andar assim na AE para quem vem de muitos anos de fumarentos sem qualquer preocupação desse género, mas fez-se e agora já está no ambiente normal dele, o Algarve que é onde fará 99% dos seus Kms daqui em diante.
Até agora, super contente com a maquina, só lhe aponto algumas falhas que só são explicáveis por ser um carro projectado em 2010 e não terão mexido mais em algumas coisas.
[*] Trancamento automático das portas (já vi que dá para activar pelo leaf spy pro, mais alguma alternativa?)
[*] Vidros eléctricos sem subida/descida automática num só toque - Só o do condutor é que tem, é ridículo venho de uma Megane 2 de 2007 que tinha isto nos 4 vidros.
[*] Fechar os vidros e o rebatimento eléctrico dos espelhos só funciona enquanto tenho o carro ligado. Para os espelhos já nem digo para ser automático ao trancar as portas mas pelo menos que me permitisse fecha-los já depois de desligar o carro (só me lembro disso quando já estou a sair) agora para o fechar dos vidros é muito mau não ter forma de os fechar com dois toques no botão de trancamento das portas ou toque longo ou coisa parecida.
[*] Nem como opção há espelho electrocromático, a sério?!? Para um carro com tanto equipamento este extra ficar de fora não percebo (vou ter de arranjar solução para isto a seu tempo)
P.S. A volta ao fumarento do trabalho fez-me olhar umas quantas vezes para o travão de mão a confirmar se estava mesmo em baixo e para o tapete a ver se não estava enrolado debaixo do acelerador, mas não, é mesmo assim, comparado com o Leaf aquilo não puxa nada...
Trata-se de um Tekna de Maio de 2014 importado de França mas que a partir de agora passa a ter sotaque algarvio.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/RSO3U ... 95-h971-no[/img]
Logo para me iniciar bem neste mundo dos VEs, sendo eu de Portimão fui busca-lo a Lisboa onde o Orlando fez o favor de o entregar. Primeira viagem simples, do Parque das Nações até à Amadora a casa de familiares, tudo calminho a fazer a Cril toda, incluindo a descer o túnel do grilo, até à entrada do IC16, aqui já não podia continuar calminho, foram muitos anos a fazer aquela subida com os mais variados fumarentos, alguns com desempenhos frustrantes outros nem tanto, portanto havia que testar a nova maquina nas mesmas condições. Digo-vos só que entrei na subida a cerca de 60Km/h e com 73Km de autonomia anunciada no painel, cerca de 2km depois (no topo da subida) digo-vos só que anunciava 40Km de autonomia, mas o sorriso que me pôs na cara compensou...
Paragem na oficina auto do meu irmão para mostrar a maquina e as várias perguntas e piadas da praxe lá surgiram com a sua dose de cepticismo à mistura, mas ficaram bem impressionados com o equipamento e espaço da máquina.
De seguida, casa do sogro também com algumas perguntas e cepticismo mas mais contido. Estende-se a extensão para dar de comer à maquina e vamos todos almoçar.
Logo depois do almoço são horas de nos fazermos ao caminho que até Portimão ainda são umas horas e para primeira experiência queria fazê-la com o devido tempo e calma.
Com a autonomia que restava só tinha duas soluções, ou parava em Sacavem antes de me fazer à estrada ou ia pela 25 de Abril e parava em Palmela, aqui foi o meu primeiro erro, escolhi ir até Palmela, esquecendo-me que era um Sábado de Agosto e a 25 de Abril é sempre uma incógnita, houve acidente na ponte e o Waze no telemovel dizia-me que ia levar pelo menos 1h na fila, meia volta e siga para Sacavem que logo se segue pela Vasco da Gama. Chegado a Sacavem tudo vazio com o PCR pronto a usar (tinham-me avisado que param por lá muitos Ubers mas nem vê-los, no final apareceu um Tesla S) Tudo sem percalços e os 25m que lá estive passaram mesmo muito rápido, umas pequenas compras e está feito.
O resto da viagem foi como esperado, paragem em Alcácer e Aljustrel. De Aljustrel para baixo é que deu para sentir um pouco de range anxiety pois ainda são quase 120Kms até casa e com uma serra pelo meio, mas seguindo os conselhos do Orlando cheguei a casa ainda com autonomia para ir dar umas voltas, a vontade depois de 5h ao volante é que já não era nenhuma.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/2S2_F ... 95-h971-no[/img]
Para primeira viagem acho que foi uma bela aventura, resumindo, andar a 70Km/h na AE é horrível, talvez pudesse vir um pouco acima disso, mas não ia fazer muita diferença no quão horrível é andar assim na AE para quem vem de muitos anos de fumarentos sem qualquer preocupação desse género, mas fez-se e agora já está no ambiente normal dele, o Algarve que é onde fará 99% dos seus Kms daqui em diante.
Até agora, super contente com a maquina, só lhe aponto algumas falhas que só são explicáveis por ser um carro projectado em 2010 e não terão mexido mais em algumas coisas.
[*] Trancamento automático das portas (já vi que dá para activar pelo leaf spy pro, mais alguma alternativa?)
[*] Vidros eléctricos sem subida/descida automática num só toque - Só o do condutor é que tem, é ridículo venho de uma Megane 2 de 2007 que tinha isto nos 4 vidros.
[*] Fechar os vidros e o rebatimento eléctrico dos espelhos só funciona enquanto tenho o carro ligado. Para os espelhos já nem digo para ser automático ao trancar as portas mas pelo menos que me permitisse fecha-los já depois de desligar o carro (só me lembro disso quando já estou a sair) agora para o fechar dos vidros é muito mau não ter forma de os fechar com dois toques no botão de trancamento das portas ou toque longo ou coisa parecida.
[*] Nem como opção há espelho electrocromático, a sério?!? Para um carro com tanto equipamento este extra ficar de fora não percebo (vou ter de arranjar solução para isto a seu tempo)
P.S. A volta ao fumarento do trabalho fez-me olhar umas quantas vezes para o travão de mão a confirmar se estava mesmo em baixo e para o tapete a ver se não estava enrolado debaixo do acelerador, mas não, é mesmo assim, comparado com o Leaf aquilo não puxa nada...
Última edição por cacoila em 09 ago 2017, 12:02, editado 4 vezes no total.
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: DB - Caçoila
Parabésn Caçoila, bom relato inicial... revê as fotos que não estão visíveis, não deves ter o albúm como público.
Abraço e bons kms elétricos!
Abraço e bons kms elétricos!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6359
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB - Caçoila
Parabéns pela compra
De facto essa tirada de Aljustrel para baixo é durinha, mas 70km/h é muito pouco. Eu fiz até ao PCR de Loulé a 85 e ainda tinha 30% à chegada
Agora é desfrutar. Também não vejo as fotos
De facto essa tirada de Aljustrel para baixo é durinha, mas 70km/h é muito pouco. Eu fiz até ao PCR de Loulé a 85 e ainda tinha 30% à chegada
Agora é desfrutar. Também não vejo as fotos
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: DB - Caçoila
Parabéns pela máquina Caçoila
Bons kms cheios de aventuras
Bons kms cheios de aventuras
-
- Mensagens: 264
- Registado: 25 mai 2017, 11:07
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB - Caçoila
Obrigado. Já devem estar corrigidas as fotos.
Quanto aos 70Km/h eu segui a sugestão do Orlando e como sou verdinho nisto não quis arriscar, mas a 30% até minha casa não conseguia quase de certeza, eu cheguei salvo erro com 20% ou 22% (lembro-me que a mulher não queria baixar dos 20% porque faz mal à bateria e eu lhe disse que afinal até não foi preciso sacrificar a bateria) e saí em Messines para fazer menos uns (poucos) Kms e já em nacional onde penso conseguir melhores médias que em AE (ou se calhar não, ainda estou muito verde).
Bem que dava jeito um PCR na AS de Almodôvar, já a viagem se fazia bem melhor, mas como é Cepsa não deve ser tão "fácil" de negociar a instalação.
Quanto aos 70Km/h eu segui a sugestão do Orlando e como sou verdinho nisto não quis arriscar, mas a 30% até minha casa não conseguia quase de certeza, eu cheguei salvo erro com 20% ou 22% (lembro-me que a mulher não queria baixar dos 20% porque faz mal à bateria e eu lhe disse que afinal até não foi preciso sacrificar a bateria) e saí em Messines para fazer menos uns (poucos) Kms e já em nacional onde penso conseguir melhores médias que em AE (ou se calhar não, ainda estou muito verde).
Bem que dava jeito um PCR na AS de Almodôvar, já a viagem se fazia bem melhor, mas como é Cepsa não deve ser tão "fácil" de negociar a instalação.
Re: DB - Caçoila
Alternativa é passar na Nissan e pedir para o ativarem.cacoila Escreveu:[*] Trancamento automático das portas (já vi que dá para activar pelo leaf spy pro, mais alguma alternativa?)
Japoneses... queixo-me do mesmo desde o Prius!cacoila Escreveu:[*] Vidros eléctricos sem subida/descida automática num só toque - Só o do condutor é que tem, é ridículo venho de uma Megane 2 de 2007 que tinha isto nos 4 vidros.
A Nissan tem um kit que faz isso, fecha os espelhos após trancar o carro.cacoila Escreveu:[*] Fechar os vidros e o rebatimento eléctrico dos espelhos só funciona enquanto tenho o carro ligado. Para os espelhos já nem digo para ser automático ao trancar as portas mas pelo menos que me permitisse fecha-los já depois de desligar o carro (só me lembro disso quando já estou a sair) agora para o fechar dos vidros é muito mau não ter forma de os fechar com dois toques no botão de trancamento das portas ou toque longo ou coisa parecida.
Boa sorte com a máquina.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: DB - Caçoila
A 70km/h em AE faço eu Aljustrel-Loulé, num clone que tem metade da bateria dos novos Leafs.cacoila Escreveu:Obrigado. Já devem estar corrigidas as fotos.
Quanto aos 70Km/h eu segui a sugestão do Orlando e como sou verdinho nisto não quis arriscar, mas a 30% até minha casa não conseguia quase de certeza, eu cheguei salvo erro com 20% ou 22% (lembro-me que a mulher não queria baixar dos 20% porque faz mal à bateria e eu lhe disse que afinal até não foi preciso sacrificar a bateria) e saí em Messines para fazer menos uns (poucos) Kms e já em nacional onde penso conseguir melhores médias que em AE (ou se calhar não, ainda estou muito verde).
Bem que dava jeito um PCR na AS de Almodôvar, já a viagem se fazia bem melhor, mas como é Cepsa não deve ser tão "fácil" de negociar a instalação.
Desengane-se a pensar que em nacional faz consumos menores que em AE (para velocidades semelhantes). No melhor dos cenários faz igual, mas na maior parte dos casos gasta mais. Factores como o estado do piso, existência de mais acelerações/travagens, trânsito, fazem as nacionais sítios onde se conseguem piores consumos.
-
- Mensagens: 2505
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: DB - Caçoila
Pelo contrário...em nacionais é onde faço os melhores consumos de semprernlcarlov Escreveu:
Desengane-se a pensar que em nacional faz consumos menores que em AE (para velocidades semelhantes). No melhor dos cenários faz igual, mas na maior parte dos casos gasta mais. Factores como o estado do piso, existência de mais acelerações/travagens, trânsito, fazem as nacionais sítios onde se conseguem piores consumos.
Re: DB - Caçoila
Muitos parabéns Caçoila, dá gosto ver db's cheios de informação logo a abrir, e recheado de fotos.
Com a experiência a autonomia vai esticar e muito.
Muitos e bons klms.
Com a experiência a autonomia vai esticar e muito.
Muitos e bons klms.
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1028
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: DB - Caçoila
Bom relato inicial. Parabéns pela máquina, de realçar sobretudo pela coragem de o levar para o Algarve que infelizmente ainda é uma escuridão
Votos de muitos km's eletrizantes
Votos de muitos km's eletrizantes
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf