Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6358
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Só têm no mapa os postos deles. Daí a importância de mapas mantidos pela comunidade, como o electromaps.
O problema é que com o surgimento de novas apps como a Miio, o pessoal vai abandonando as anteriores e essas cada vez têm menos participação
O problema é que com o surgimento de novas apps como a Miio, o pessoal vai abandonando as anteriores e essas cada vez têm menos participação
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
- Mensagens: 2956
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
No seguimento desta troca de ideias: viewtopic.php?f=56&t=7686&start=20#p124742 decidi fazer um teste de tomada para ver se o SOH que o carro reporta é real. Eu penso que o carro esta a ser pessimista e a queda de 6% de SOH em dois meses, deu-se como já referi, quando comecei a fazer carregamentos até aos 80%.
Vou pedir a vossa ajuda para tentar compreender os dados que recolhi.
Ontem (14/08/2019) cheguei a casa com o carro nos ---% e o leafspy a reportar ainda 7.6 de SOC (reparar no valor do SOH):
Pus o carro a carga e hoje de manhã tinha o carro assim:
Os dois medidores, o EVSE do Apr, e um medidor digital que esta no quadro só para o carregamento do carro registaram 27.4 e 26.8 respectivamente de energia consumida para o carregamento a 100%.
A ser verdade que o carro ainda tinha 0.7kW, dá um valor de 28.1 ou 27.5kWh, o que no máximo de 28kWh não me parece que haja uma degradação de 15%. Se as contas não me falham 15% de 28 teria que ter 23.8kWh, correcto?
Pus todos os contadores a zero e fiz-me a estrada para ir a praia. Quando cheguei a casa tinha percorrido 116.6km com uma média de consumo de 11.7kWh e com uma média de velocidade de 51.9km/h. A média de velocidade incluí atravessar Setúbal (velocidade baixa) para chegar a praia da Figueirinha.
Quando cheguei o LeafSpy reportava isto (reparar no SOH):
De referir também que com 50km andados (a entrada de Setúbal) apenas tinha gasto 22% de bateria e com 100km andados tinha gasto 48% de bateria.
Como podem ver, com isto o SOH voltou a subir. Como referi no outro tópico o carro continua a fazer os 200/210km com uma carga, dai eu achar que o SOH não corresponde a realidade, o carro esta a ser pessimista devido aos carregamentos a 80% que fez durante 2 meses enquanto a mulher esteve em casa. O que é que acham?
Vou pedir a vossa ajuda para tentar compreender os dados que recolhi.
Ontem (14/08/2019) cheguei a casa com o carro nos ---% e o leafspy a reportar ainda 7.6 de SOC (reparar no valor do SOH):
Pus o carro a carga e hoje de manhã tinha o carro assim:
Os dois medidores, o EVSE do Apr, e um medidor digital que esta no quadro só para o carregamento do carro registaram 27.4 e 26.8 respectivamente de energia consumida para o carregamento a 100%.
A ser verdade que o carro ainda tinha 0.7kW, dá um valor de 28.1 ou 27.5kWh, o que no máximo de 28kWh não me parece que haja uma degradação de 15%. Se as contas não me falham 15% de 28 teria que ter 23.8kWh, correcto?
Pus todos os contadores a zero e fiz-me a estrada para ir a praia. Quando cheguei a casa tinha percorrido 116.6km com uma média de consumo de 11.7kWh e com uma média de velocidade de 51.9km/h. A média de velocidade incluí atravessar Setúbal (velocidade baixa) para chegar a praia da Figueirinha.
Quando cheguei o LeafSpy reportava isto (reparar no SOH):
De referir também que com 50km andados (a entrada de Setúbal) apenas tinha gasto 22% de bateria e com 100km andados tinha gasto 48% de bateria.
Como podem ver, com isto o SOH voltou a subir. Como referi no outro tópico o carro continua a fazer os 200/210km com uma carga, dai eu achar que o SOH não corresponde a realidade, o carro esta a ser pessimista devido aos carregamentos a 80% que fez durante 2 meses enquanto a mulher esteve em casa. O que é que acham?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
O que fizeste não foi um "teste da tomada", foi um "quase teste da tomada". Nunca vais saber quanta energia existia ainda no pack e da próxima vez que fizeres este teste não vais conseguir fazer uma comparação direta entre as medições registadas.
De resto concordo com a tua análise, os carregamentos a 80% causaram um desvio da instrumentação que se vai reajustar nos proximos dias.
De resto concordo com a tua análise, os carregamentos a 80% causaram um desvio da instrumentação que se vai reajustar nos proximos dias.
- frankesousa
- Mensagens: 1299
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Mais um pormenor, a eficiência do carregador interno não é 100%, talvez uns 95%, pelo que dos 27kWh enviados para o carro só uns 25,65kWh foram efectivamente para a bateria, portanto não parece que o BMS (o que mostra no leafSpy) esteja muito errado.
Outra coisa interessante, é o meu reportar SOH mais alto (não muito, talvez 86,6% ou assim) mas a energia restante é mais baixa.
O teu mostra mais de 25kWh e o meu anda pelos 24,5kWh. A verdade é que o meu tem muito mais cargas e faz bem menos km por dia, o que certamente não ajuda o BMS a calcular as coisas. Levo o meu muito poucas vezes abaixo dos 20%.
Aqui o maior roubo ainda são os 2kWh (pelo menos) que a Nissan disse que o carro tinha (30kWh) mas afinal arranca logo em 28kWh (o que são logo quase 7% de "degradação" teórica! )
Outra coisa interessante, é o meu reportar SOH mais alto (não muito, talvez 86,6% ou assim) mas a energia restante é mais baixa.
O teu mostra mais de 25kWh e o meu anda pelos 24,5kWh. A verdade é que o meu tem muito mais cargas e faz bem menos km por dia, o que certamente não ajuda o BMS a calcular as coisas. Levo o meu muito poucas vezes abaixo dos 20%.
Aqui o maior roubo ainda são os 2kWh (pelo menos) que a Nissan disse que o carro tinha (30kWh) mas afinal arranca logo em 28kWh (o que são logo quase 7% de "degradação" teórica! )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Viva. É normal o valor de HX estar tão díspare do valor de SOH, 72 para 86, respetivamente?Nonnus Escreveu: ↑15 ago 2019, 22:46No seguimento desta troca de ideias: viewtopic.php?f=56&t=7686&start=20#p124742 decidi fazer um teste de tomada para ver se o SOH que o carro reporta é real. Eu penso que o carro esta a ser pessimista e a queda de 6% de SOH em dois meses, deu-se como já referi, quando comecei a fazer carregamentos até aos 80%.
Vou pedir a vossa ajuda para tentar compreender os dados que recolhi.
Ontem (14/08/2019) cheguei a casa com o carro nos ---% e o leafspy a reportar ainda 7.6 de SOC (reparar no valor do SOH):
Pus o carro a carga e hoje de manhã tinha o carro assim:
Os dois medidores, o EVSE do Apr, e um medidor digital que esta no quadro só para o carregamento do carro registaram 27.4 e 26.8 respectivamente de energia consumida para o carregamento a 100%.
A ser verdade que o carro ainda tinha 0.7kW, dá um valor de 28.1 ou 27.5kWh, o que no máximo de 28kWh não me parece que haja uma degradação de 15%. Se as contas não me falham 15% de 28 teria que ter 23.8kWh, correcto?
Pus todos os contadores a zero e fiz-me a estrada para ir a praia. Quando cheguei a casa tinha percorrido 116.6km com uma média de consumo de 11.7kWh e com uma média de velocidade de 51.9km/h. A média de velocidade incluí atravessar Setúbal (velocidade baixa) para chegar a praia da Figueirinha.
Quando cheguei o LeafSpy reportava isto (reparar no SOH):
De referir também que com 50km andados (a entrada de Setúbal) apenas tinha gasto 22% de bateria e com 100km andados tinha gasto 48% de bateria.
Como podem ver, com isto o SOH voltou a subir. Como referi no outro tópico o carro continua a fazer os 200/210km com uma carga, dai eu achar que o SOH não corresponde a realidade, o carro esta a ser pessimista devido aos carregamentos a 80% que fez durante 2 meses enquanto a mulher esteve em casa. O que é que acham?
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019.
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Olhando para o gráfico das tensões, penso que ele estava a ser pessimista em indicar 0,7kW.h de energia restante quando iniciaste o teste da tomada parcial (para ser total tens de descarregar a bateria até 0%, quando o carro abre o contactor). Isto pela experiência que tenho com a química do Leaf 40, que parece ser semelhante ao nível das tensões.
Os 27kW.h da tomada estão em linha com os 24.5kW.h que o carro diz terem entrado na bateria, considerando 90% de rendimento do carregador. Ora mesmo sem considerar que a bateria ainda tinha energia, e provavelmente acima do indicado pelo carro, isto daria 24.5/28 = 87,5% de SOH, acima do que o Leaf Spy reporta.
Olhando para os dados eu diria que o valor mínimo para o SOH real é de 90%, muito provavelmente será de 91-92%.
Da próxima vez liga o AC no máximo com os vidros abertos na garagem até o carro se desligar, para fazer o verdadeiro teste da tomada de 0 a 100%.
Os 27kW.h da tomada estão em linha com os 24.5kW.h que o carro diz terem entrado na bateria, considerando 90% de rendimento do carregador. Ora mesmo sem considerar que a bateria ainda tinha energia, e provavelmente acima do indicado pelo carro, isto daria 24.5/28 = 87,5% de SOH, acima do que o Leaf Spy reporta.
Olhando para os dados eu diria que o valor mínimo para o SOH real é de 90%, muito provavelmente será de 91-92%.
Da próxima vez liga o AC no máximo com os vidros abertos na garagem até o carro se desligar, para fazer o verdadeiro teste da tomada de 0 a 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 2956
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
A pedido de muitas famílias hoje foi até aparecer a tartaruga. Hoje, depois do carro fazer os 200km diários, dei mais umas voltas ao quarteirão e a cerca de 300 metros de casa, depois de fazer um arranque mais vigoroso apareceu a tartaruga e o aviso de potencia de motor limitada. Inversão de marcha e estacionar o carro em casa.
Esta assim:
Vou por a carga a 00h00 e amanhã ponho os valores e os printscreens.
O SOH voltou a cair para os 84.99% quando na quinta-feira tinha subido para os 86.11%.
Esta assim:
Vou por a carga a 00h00 e amanhã ponho os valores e os printscreens.
O SOH voltou a cair para os 84.99% quando na quinta-feira tinha subido para os 86.11%.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6358
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Julgo que os 30kWh desligam aos 2,6V por isso estavas mesmo pertinho
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
O LeafSpy reportou que o carro carregado a 100% tinha 25,2kwh e se considerarmos que a bateria teria capacidade para 28kwh em nova dará uma diferença de 10%, ou seja, o SOH será 90%. Se consideramos a capacidade em nova de 30kwh então o SOH é de 84%.
As medições fora do carro não têm em linha de conta as perdas, ou seja, os valores lidos nos contadores externos são sempre superiores ao que na verdade está armazenado no carro.
Se o carro tinha 0,7kwh e ficou com 25,2 carregou 24,5kwh.
Se os valores lidos em contadores externos foram 27.4 e 26.8 pode ter havido uma perda de carregamento de 11% ou 9% respetivamente.
Podes ver no quadro deste post meu, a 9A (+-10A), numa ocasião deu 11% de perda, noutra deu 6,6%.
viewtopic.php?f=84&t=7662&start=70#p121930
Como alguem mais sábio e mais experiente do que eu escreveu.
Ponto 8: "Nunca faças testes de tomada. Se tens LeafSpy tens toda a info que irias recolher nesse teste"
As medições fora do carro não têm em linha de conta as perdas, ou seja, os valores lidos nos contadores externos são sempre superiores ao que na verdade está armazenado no carro.
Se o carro tinha 0,7kwh e ficou com 25,2 carregou 24,5kwh.
Se os valores lidos em contadores externos foram 27.4 e 26.8 pode ter havido uma perda de carregamento de 11% ou 9% respetivamente.
Podes ver no quadro deste post meu, a 9A (+-10A), numa ocasião deu 11% de perda, noutra deu 6,6%.
viewtopic.php?f=84&t=7662&start=70#p121930
Como alguem mais sábio e mais experiente do que eu escreveu.
Ponto 8: "Nunca faças testes de tomada. Se tens LeafSpy tens toda a info que irias recolher nesse teste"
Última edição por pemifer em 20 ago 2019, 00:28, editado 2 vezes no total.
- Nonnus
- Mensagens: 2956
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Quando estacionei desliguei-o sem querer, depois quis voltar a ligar para tirar uma foto a tartaruga e ao aviso de limitação de potencia, mas ele já não ligou.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km