Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 11 jul 2022, 10:07

A ideia que sempre passou é que o Hx é o inverso da resistência interna. Se for assim, menos Hx implica maior resistência, maior resistência implica mais aquecimento, mais aquecimento acelera esse processo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 11 jul 2022, 10:44

BrunoAlves Escreveu:
11 jul 2022, 10:07
A ideia que sempre passou é que o Hx é o inverso da resistência interna. Se for assim, menos Hx implica maior resistência, maior resistência implica mais aquecimento, mais aquecimento acelera esse processo.
Mas o proprio aquecimento/temperatura da bateria altera a resistência interna de uma bateria, e isso não acontece com o HX, ou seja, eu tenho o mesmo valor estando nos 20ºC ou nos 40ºC, o HX não altera com a temperatura, mas a resistência interna sim. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 11 jul 2022, 12:57

Sim, mas uma coisa é a resistência "instantânea" que oscila com a temperatura, outra coisa será o valor que depende da degradação e que vai crescendo com o tempo. Inicialmente terias uma resistência "X" à temperatura ambiente, com grande degradação terás uma resistência "2X" à temperatura ambiente.
Foi assim que sempre entendi o Hx
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 11 jul 2022, 13:19

O que dizer do Hx? 🤔 Alguns entendidos dizem que o Hx nos Leaf deve andar perto do SOH, já vai com 33% de diferença.
Tenho notado essa discrepância em (todos os?) prints dos 30kWh após update de software. :think:



Com 27% de degradação ainda consigo feitos destes:
Cada vez fico com a ideia de que é mais impossível perceber/prever o mecanismo e a queda do SOH. Tinha ideia de que os nossos andavam a par (até perderam a barra com dias de diferença), e agora o fosso já vai em mais de 3%. :doh:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 11 jul 2022, 15:50

rjspedition Escreveu:
11 jul 2022, 13:19
Tenho notado essa discrepância em (todos os?) prints dos 30kWh após update de software. :think:
Na altura dos primeiros updates e que a malta registava o "antes" e o "depois" o que se via era um salto no SoH mas não havia mexidas no Hx. Também por isso surgiram dúvidas que o update não fosso só uma "martelada" no cálculo das barras e que escondesse degradação efectiva (o que parece não ser o caso).
É natural que depois esse "buraco" se mantenha ou acabe por aumentar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 11 jul 2022, 18:25

BrunoAlves Escreveu:
11 jul 2022, 12:57
Sim, mas uma coisa é a resistência "instantânea" que oscila com a temperatura, outra coisa será o valor que depende da degradação e que vai crescendo com o tempo. Inicialmente terias uma resistência "X" à temperatura ambiente, com grande degradação terás uma resistência "2X" à temperatura ambiente.
Foi assim que sempre entendi o Hx
Pois, até pode ser, não fossem as descrepâncias que existem entre modelos com os mesmos kms e tratamento idêntico e depois têm HX completamente diferentes, sem que isso se note na autonomia.
Sinceramente não percebo esse valor, pois se fosse como dizes um LEAF com 100% de HX teria uma autonomia muito diferente de um com 60%, e isso não acontece, conheço um que tem esse valor mas não se nota nada em termos de autonomia. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 17 jul 2022, 17:50

Coincidência, um ano depois do meu carro ter feito o update fiz a mesma viagem. Vamos comparar.

Viagem anterior pode ser consultada aqui: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=280#p142740

ImagemImagem


Na ida:

Imagem
Imagem

ImagemImagem


Interessante, maior velocidade média, mas menor consumo em comparação com a viagem anterior. :think:


Na volta:

Imagem
Imagem

ImagemImagem


A mesma coisa, maior velocidade média, menor consumo em comparação com a viagem anterior. :think:

Como é era de prever a energia remanescente a chegada é muito menor apesar das melhores médias. Neste momento o carro apresenta um SOH de 73.93% e na anterior viagem apresentava 82.15%, se bem que há aqui uma diferença de cerca de 15.3km a mais devido a obras numa das estradas que me obrigou a fazer um desvio.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 ago 2022, 11:24

Imagem


🤔👍
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 26 ago 2022, 12:50

Podes explicar a foto?
Só pode ser um de 62kWh.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 26 ago 2022, 13:27

Trocaste? Com esses km no GOM ou é 62kWh ou tiraste essa foto depois de descer a Estrela :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”