Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por BrunoFonseca » 12 set 2018, 12:42

Nonnus Escreveu:
12 set 2018, 11:23
Vou deixar aqui este relato para aqueles que dizem - "então e quando chegam a casa do trabalho já não conseguem sair de casa".

Ontem o meu Leaf fez ~340KM até aqui nada demais, não fosse o caso de ter feito estes KM sem recorrer a um carregamento rápido.

De manhã o Leaf fez a viagem até ao local de trabalho da minha mulher cerca de 92KM e ficou a carregar a 10A até as 15H30 (98%), depois teve de ir a Sines onde fez mais 33km e teve de regressar para casa, mais ~104km. Esteve a carregar 1h20m em casa a 28A (6.6kw.h) e fomos a Arraiolos (100km ir e vir).

O meu fumarolas agora é que fica parado de vez. :roll: Desde Março até agora (6 meses) o meu fumarolas só fez 3000km :dance: , e o Leaf já conta com 41000km num ano. :shock:

Dia 25 de Setembro faz 1 ano que tenho o Leaf e vou fazer as contas a quanto deixei de gastar em combustível.
Muito bom!!!

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por FiwiPITO » 12 set 2018, 13:41

Eu Aposto Aí na Casa dos 3500€ de Poupança nesses 40.000Kms :mrgreen:
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Fil » 12 set 2018, 14:43

Muito bom Nonnus!

É por esta razão que a maioria das pessoas quando compra o ve, diz que vai ser o segundo carro, mas passado pouco tempo percebe que é o primeiro e que o ci só se está a estragar parado. Andar de ci é caríssimo, o único remédio é vender.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 set 2018, 12:36

Fez ontem (25 Setembro 2018) um ano que tenho o meu Leaf. :dance:

Antes demais queria agradecer a todos o users deste fórum que durante estes últimos 365 dias me tem ajudado a compreender e a tirar melhor partido do carro. Estou completamente rendido a este conceito e sou acérrimo defensor do mesmo graças a vocês todos.

Durante este ultimo ano tivemos muitas discussões sobre vários assuntos (estou cá a pouco tempo, mas sou interventivo :angry-argument: , gosto de dar a minha opinião) e nem sempre de acordo, mas faz parte da "raça humana" e só assim podemos evoluir. Se não trocarmos ideias, discutirmos os assuntos ficamos estagnados e não evoluímos.

Muitas vezes esquece-mo-nos de agradecer as pessoas que dão o seu tempo livre para ajudar os outros, e que fazem algo pelos outros sem pedir nada em troca. Pois muitas vezes uma simples pergunta requer algum tempo de pesquisa para tentar achar a resposta correcta. :handgestures-thumbupright:

Por estes motivos todos obrigado por este ultimo ano. Gostaria de deixar aqui o agradecimento ao mjr (que já tive o prazer de conhecer pessoalmente) por manter o fórum tal como ele é. Gostaria também de agradecer ao BrunoAlves e ao migle pois com eles tenho aprendido muito acerca deste mundo eléctrico.

:text-thankyoublue:

Agora vamos falar do carro que é para isso que cá estamos. 8-)

Hoje de manhã depois de mais um carregamento a 100% o Leaf Spy mostrava isto:

Imagem

Há um ano o carro veio para as minhas mãos com 3100km e agora tem 42848km. Fez quase 40000km num ano.

Para todos aqueles que dizem que a falta de autonomia é o maior problema dos eléctricos fica a pergunta. Fazem 40000km num ano com o vosso fumarolas?

Hoje em dia quando tenho que ir algum lado, o meu fumarolas já nem entra na hipótese de talvez devesse-mos ir nele. Vamos no Leaf, ponto.

Durante o ultimo ano em 40000km fiquei a pé uma vez por falta de bateria porque como esta relatado neste DB (viewtopic.php?f=56&t=6945&start=10#p99547) queria ver até onde conseguia ir. Foi uma experiência da minha parte, não foi problema do carro. :idea:

Durante este ano aprendi a tirar partido do carro e baixar um consumo inicial de 15KW.h para 12.5KW.h e muitas das viagens com AC ligado.

Fiz algumas viagens que excederam a autonomia do carro, Vendas Novas - Viseu e vice-versa, Vendas Novas - Leiria e vice-versa. Em qualquer uma das viagens tudo sem qualquer tipo de problemas e a velocidades normais. Recentemente como esta relatado neste DB o carro fez num dia 340km sem nenhum CR, mostrando que é possível fazer muitos KM sem usar um PCR.

Agora vamos a contas. :doh:

Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:

vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo de 1.35€ (umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio).

gasóleo = 5.5L x 1.35€ = 7.425€ a cada 100km

Electricidade = 12.5kw x 0.10€ = 1.25€ a cada 100km

valor gasto em gasóleo para fazer 40000km = 2970€

valor gasto em electricidade para fazer 40000km = 500€

Temos aqui uma poupança de 2470€.

Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seriam 4 com o valor de ~150€

Seat = 150€ x 4 = 600€

Leaf = 82.87€

Poupança = 517.13€

Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)

Selo Leaf = 0€

Poupança = 30€

Total gasto com o Seat para fazer os 40000km seria de: ~3600€

Total gasto com o Leaf para fazer os 40000km foi de: ~582.87€

Poupança VE vs Fossil: 3600€ - 582.87€ = 3017.13€ :o

Podia por aqui o gasto que tive com o EVSE inteligente de 450€, mas que não é peça fundamental para uso de um VE. Tal como poderia por uma despesa que ia ter com o meu fumarolas de mudança de embraiagem e do turbo, que devido aos KM que já tinha por esta altura com mais 40000km (320000km no total) já tinha levado.

Por fim mas não menos importante a imagem:

Imagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por filipeoliv » 26 set 2018, 14:06

Parabéns!!!!
Um ano 40 000Km, bem bom :clap:

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por plpepapf » 26 set 2018, 14:07

Espetacular!
40.000 :o

a este ritmo isso até se paga... :mrgreen:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 26 set 2018, 14:21

Parabéns. Esse carro paga-se, é incrível. :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Fil » 26 set 2018, 14:26

Muito bom Nonnus!
Eu a esses valores ainda acrescento o facto de não pagar mais que 12€ por ano de estacionamento em Lisboa, o que me faz poupar mais umas centenas de euros. Só preciso de mais um ano para ficar com o carro de graça e ter um carro 5 anos mais novo que o anterior.

Com painéis fotovoltaicos e baterias ainda se reduz uma boa parte desse consumo.

Continuação de muitos e bons klms.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por migle » 26 set 2018, 21:03

Parabéns! Tem mais um dia que o meu.
Fazes muitos kms todos os dias, para teres quase os mesmos kms que eu, com as viagens de fim de semana...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mjr » 28 set 2018, 09:28

Tópico desbloqueado e limpo do off-topic sobre o TCO CI vs VE. No tópico:

viewtopic.php?f=9&t=7458
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”