Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Apr » 09 nov 2018, 10:22

Atualizei o consumo acima ainda tem um desvio assinalável. Se calhar é por isso que só nos devemos pesar na mesma balança ou só convem andar com um relógio.... :D Mesmo assim quando tiver um tempo vou rever o codigo de obtenção da energia no EVSE.

Se o medidor que tens no quadro fosse da Eastron certificado era garantido que seria o que apresentava o consumo mais real. Mas como são 2 medidores low cost sugiro que identifiques a proxima carga grande (nao precisa de ser tão profunda) e tires fotos antes e depois do medidor do quadro e indiques o consumo no EVSE. Eu trato de ligar aos meus amigos da NSA para obter os restantes dados. Isto só para verificar se o erro é linear ou não.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 09 nov 2018, 20:19

O contador do quadro hoje marca 3385.1kWh ontem marcava 3356.5kW.h, isto dá qualquer coisa como 28.7kW.h dos 5% marcados no Leaf Spy até aos 100% marcados pelo carro.

- O EVSE registou: 2018/11/09 01:00:52 05:45 28.9 kW.h

- O OpenEVSE registou: 28.8kW.h
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Apr » 10 nov 2018, 11:22

Estive a rever o codigo e não há nada a dizer, o PZEM conta conta energia internamente, quando a carga começa é guardado o valor inicial e no fim da carga obtem-se o valor final. A carga é a diferença dos dois valores. O erro do metodo é de 1Wh que é a granularidade minima reportada pelo pzem. Nos meus registos em casa os valores são muito mais parecidos mas eu carrego menos de metade desses valores logo o desvio não é tão evidente.

Ha largos meses testei uns Eastron SDM 220 certificados e de classe 1.0 (habilitados a produzir faturação sobre as leituras) e cheguei conclusão que as contagens de energia eram semelhantes e acabei por deixar na gaveta, até porque são medidores sao maiores e muito mais caros.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por pemifer » 12 nov 2018, 10:57

Tenho imensa curiosidade em saber o que indica o Leaf Spy...
Acho que vou ter de fazer esse teste um dia destes...

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Apr » 13 nov 2018, 01:14

o Leaf Spy nao indica nada de muito especial, se carregares e deixares o LS ligado a recolher estatisticas sem a ajuda da instrumentacao do carro pode muito bem indicar mais do que 100% de SOC como ja pude observar. ligas o carro e o LS ajusta logo para o valor lido do CAN bus.

Nao me orgulho particularmente de dizer isto, mas ja estive sentado no leaf com um bloco de notas, uma caneta e 2 telemoveis a tentar achar a relacao entre a % de SOC e a quantidade de energia que entra na bateria reportada pelo LS vs energia da tomada e o que descobri pelo menos no meu carro é que ha alturas que as % de soc dao saltos muito pouco lineares que me estragam as contas. ao observar cargas de carros mais recentes parece que essas nao-linearidades nao sao tao evidentes

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por migle » 13 nov 2018, 09:07

Mas o Leaf não tem contador de energia in/out? Esse contador serviria para discriminar quanta da energia medida pelo EVSE acaba por ser dissipada no OBC.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mjr » 13 nov 2018, 18:07

No LS a única informação que temos direta é a corrente e tensão na bateria. Tem de se partir destes dados brutos para obter esse tipo de contador. Como a medição da corrente tem muito ruído não é nada fiável, especialmente para correntes baixas, como é o caso das cargas lentas.

É por isso que a estimativa da energia na bateria dado pelo carro, os famosos Gids, têm saltos e paragens estranhas durante a carga. Ele usa vários dados para aferir essa energia, talvez com um filtro de Kalman, mas quando entra lixo... sai lixo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por migle » 13 nov 2018, 20:40

Aqui é pena que não consigo comparar o tamanho das baterias do Leaf 30 e do Ioniq. Porém, se assumirmos que os OBCs são semelhantes, a do Ioniq é maior.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Apr » 14 nov 2018, 23:16

Dá para calcular a eficiencia do OBC a diferentes potencias. Esses cálculos estão no EVSE para o caso do Leaf e não serão muito diferentes para os outros EV's tirando o zoe.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por migle » 15 nov 2018, 00:26

Como? Uma maneira que vejo é olhando para o consumo, porém aí estamos a comparar energia descarregada da bateria com energia que entrou no OBC, ou seja, não é apenas a eficiência do OBC em jogo, também é a da bateria.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”