Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 22 nov 2019, 07:41

Nonnus Escreveu:
21 nov 2019, 11:56
E o inevitável aconteceu. Já estava espera disto depois de ver os relatos recentes dos outros donos de Leafs de 30kWh.

No sábado entrei no carro, liguei e deparei-me com esta imagem. Não sei ao certo quando aconteceu, porque quem anda com o carro é a minha mulher e ela como é normal nas mulheres não reparou que a barra tinha desaparecido.

Imagem

No domingo liguei o Leafspy e este reporta agora 79% a Ultima vez que tinha visto reportava 85% caiu 5%.

Imagem
Viva Nonnus.
Mas a se confirmar esses valores de SOH não estás próximo de perder a segunda barra?
Independentemente da perda da primeira barra, julgo que tens um ótimo registo atendendo a que o carro conta já com 94 mil kms.

Continuação de bons kms elétricos.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2964
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 22 nov 2019, 10:50

Independentemente de a primeira barra ter desaparecido existem dois factores que podem ter tido influencia nesta queda abrupta de 5%. O tempo frio, e o facto de o carro de um momento para outro ter deixado de fazer carregamentos a 100% todos os dias, passando a fazer um intervalo grande entre carregamentos. Embora continue a fazer carregamentos a 100%, passou a ser um por semana em vez de ser todos os dias.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 22 nov 2019, 16:43

Nonnus Escreveu:
22 nov 2019, 10:50
Independentemente de a primeira barra ter desaparecido existem dois factores que podem ter tido influencia nesta queda abrupta de 5%. O tempo frio, e o facto de o carro de um momento para outro ter deixado de fazer carregamentos a 100% todos os dias, passando a fazer um intervalo grande entre carregamentos. Embora continue a fazer carregamentos a 100%, passou a ser um por semana em vez de ser todos os dias.
Mas os leafs de 30kwh perdem a segunda barra aos 78% de SOH à semelhança do que acontece nos de 24kwh?
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2964
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 22 nov 2019, 17:37

Sinceramente não sei. Recentemente apareceu essa informação num tópico aqui no fórum, não tenho a certeza mas penso que foi no tópico sobre o preço da substituição das baterias do Leaf de 30. Não dei muita importância ao assunto, não memorizei essa informação. Como já disseram, é carregar e andar, se antes dos oito anos ficar apenas com 70% da capacidade, ai sim, tenho de me preocupar em chatear a Nissan para se chegar a frente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por filipeoliv » 22 nov 2019, 17:55

Espero ajudar, isto tem batido certo com o meu.

Imagem

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 22 nov 2019, 21:29

filipeoliv Escreveu:
22 nov 2019, 17:55
Espero ajudar, isto tem batido certo com o meu.

Imagem
Obrigado Filipe. Apenas indaguei pois cheguei a supor que havia diferença de % entre os leafs de 24 e 30kwh. 👌👌
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por pemifer » 22 nov 2019, 23:57

Vejo uma excelente oportunidade para verificarmos se carregar muito, poucas vezes será melhor ou pior que carregar pouco, muitas vezes.
Ou ainda, se é indiferente.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por FullElectric » 23 nov 2019, 01:00

Esta é a radiografia do meu leaf30
Carrega TODOS os dias até 100%, normalmente termina a carga entre 10 a 60min antes de sair
Faz cerca de mil km por semana
Carrega em PCR sempre que necessário
Viagens em que tenha necessitado de mais que uma carga rápida num dia... menos de 10 talvez
e o estado é este
Imagem

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 23 nov 2019, 08:38

FullElectric Escreveu:
23 nov 2019, 01:00
Esta é a radiografia do meu leaf30
Carrega TODOS os dias até 100%, normalmente termina a carga entre 10 a 60min antes de sair
Faz cerca de mil km por semana
Carrega em PCR sempre que necessário
Viagens em que tenha necessitado de mais que uma carga rápida num dia... menos de 10 talvez
e o estado é este
Imagem
pemifer Escreveu:
22 nov 2019, 23:57
Vejo uma excelente oportunidade para verificarmos se carregar muito, poucas vezes será melhor ou pior que carregar pouco, muitas vezes.
Ou ainda, se é indiferente.
Julgo que a resposta do FullElectric vem responder à questão Pedro! O BMS da nissan gosta pouco de carregamentos parciais, daí que carregar poucas vezes a percentagens maiores faça estimar ou calcular o SOH por cima.
Além disso, os mil kms por semana fazem bem os electrões "mexerem-se". Observe-se também o número de cargas rápidas. Não sendo exagerado, já tem algumas e vem de encontro àquilo que penso sobre as mesmas. Num contexto adequado e sem temperaturas elevadas na bateria ( 30 e muitos graus) até podem ser benéficas para a "saúde" da bateria, daí recomendar-se fazer uma quinzenalmente.
Parabéns FullElectric, tens aí um carro com os iões bem exercitados e máquina para fazer ainda muitos, muitos kms. 👌🎉
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por filipeoliv » 23 nov 2019, 10:00

Quando é falado em carregamento parcial não ser bom, fico com uma dúvida.
Quando não se carrega a 100% com balanceamento das células já é um carregamento parcial?
Quando vou a rolar e tiro o pé do acelerador, estou a fazer um carregamento parcial?
Se venho a 80km/h e meto o pé no travão, aí faço uma carga rápida parcial😊
Ou estou a ver mal a coisa?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”