Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por cacoila » 25 out 2017, 11:56

Qual a informação que foi actualizada?

Quanto ao posto da variante, eu já não passo lá há uns anos, mas aquilo ali não há absolutamente nada, é uma estrada nacional que circunda a cidade, não tem parque de estacionamento, naquele sitio indicado no mapa da Mobi-e nem empresas há, não há absolutamente nada. Sempre me pareceu que aquilo estaria ali plantado por ainda não estar instalado e simplesmente terem previsão de o instalar na variante mas não naquele local exacto. Se for ali é completamente ridículo, não serve absolutamente ninguém um carregador (lento) naquele sitio.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Fil » 25 out 2017, 14:38

Anteriormente, no site da mobi.e dava tudo como indisponível ou fora de serviço, com excepção da rua 1° de Maio, agora há informação de mais tomadas disponíveis. No electromaps verifica-se que o estrangeiro que colocou o posto da 1° de Maio como indisponível, foi porque não conseguia ver bem o ecrã, o que pela foto até nem parece muito mal. Diria que a type 2 desse posto funciona sem problemas, como funcionou a toda a gente que comentou no electromaps, mas nada como testar.

O posto da variante era interessante saber-se se funciona ou não, até porque a mobi.e diz que está disponível.

Se os utilizadores vão regularmente a locais sem qualquer ponto de carga, mal seria terem receio de ir a um com algumas tomadas.

Boa viagem!

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Fil » 25 out 2017, 19:00

Estive a ver no google maps, e o posto da variante de Beja (fazendo fé nas imagens do google), fica junto ao parque municipal da Câmara de Beja. Fica a 1.9km a pé do centro de Beja.
Anexos
1.jpg

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por cacoila » 26 out 2017, 09:57

Boa investigação... De qualquer forma mantenho o que tinha dito, é uma localização infeliz, ir dali a pé para qualquer lado não é nada aconselhável, quer pela vizinhança que há por aquela zona quer pelo facto de implicar atravessar e andar ainda uns bons metros numa estrada nacional.

Mas enfim, um dia que vá para aqueles lados faço ronda por todos os postos para os actualizar no electromaps ;)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 dez 2017, 21:03

Boas,

Antes demais deixem-me dizer que isto aconteceu propositadamente para ver até onde ia o Leaf.

A minha mulher daqui a 2 meses vai trabalhar a 92km de casa, então pensamos hoje ir ver o local, e ver se o Leaf conseguia fazer a viagem de ida e volta sem carregar. Digo-vos já que não consegue.

A viagem foi feita hoje com 2 adultos e duas crianças parte do trajecto foi feito com o aquecimento ligado e a velocidade na ida, foi entre os 80km e os 100km, a viagem de volta foi mais contida, não se ligou o aquecimento e a velocidade foi entre os 70km e os 90km.

Neste momento tenho o Leaf parado acerca de 1km da minha residência, sem bateria e estou a espera que a Nissan me envie uma viatura para me por o Leaf em casa. Como já referi, isto foi mesmo para ver até onde o Leaf ia, pois pela estimativa ou chegava a casa ou ia ficar mesmo muito perto de casa, o que acabou por acontecer.

O Leaf fez no total 190km. Penso que na viagem de ida se tenho feito alguns KM mais devagar e se não tenho usado o aquecimento teria conseguido chegar a casa :oops: .

Recebi vários avisos no ecrã e sonoros (com a voz do GPS) e acenderam-se varias luzes no quadrante, antes do Leaf parar, apareceu uma tartaruga o consumo do motor foi reduzido e andei cerca de 400m e parou.

Vou deixar algumas fotos que tirei:

https://photos.app.goo.gl/2Rx238XO4MZjdPcf2

https://photos.app.goo.gl/kTRluyN5evFVCv6d2

https://photos.app.goo.gl/z3vT6iidoofsTytm2
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por jasmim » 08 dez 2017, 21:19

Na primavera/verão faz esse percurso sem problema.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 dez 2017, 22:12

Já tenho o Leaf em casa a mamar electrões, porque amanhã é um novo dia.

A minha mulher já tinha comentado comigo que nota que agora (com o frio) o carro tem menos autonomia, e se a temperatura influenciava a autonomia.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mjr » 08 dez 2017, 23:56

Com o Leaf Spy e alguma experiência teria certamente evitado ficar a 1 km de casa.

No Inverno o consumo é substancialmente superior, como outros disseram teria feito a viagem sem problemas na Primavera e a uma velocidade ligeiramente superior. Não consegue carregar no destino ou dar uns 5m de carga rápida durante o trajeto?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 09 dez 2017, 10:08

Em principio não vai haver nenhum problema em carregar o carro no local de trabalho (é um centro de saúde). E mesmo no trajecto eu podia ter feito uma paragem para carregar o Leaf (fosse num café, ou por-me na auto-estrada e ir a área de serviço que era relativamente perto), mas como referi, isto foi mesmo para ver o que acontecia caso fica-se sem bateria.

Com esta experiência fiquei a conhecer todos os avisos que carro dá até ficar imobilizado, vamos imaginar que isto acontece fora de uma zona de conforto, então já sei com o que posso contar e evitar ficar sem bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por beme83 » 09 dez 2017, 10:39

Se vai ter como carregar durante os tempos de paragem não terá qualquer problema. No entanto uma vez que só deve ir a sua esposa para o trabalho no carro acredito que dê. Para o leaf fazer apenas 184 km estamos a falar se consumos na casa dos 15. Penso que com alguma experiência no caminho reduzirá em 10% essa média o que já dá margem se por alguma razão não conseguir carregar.
Agora á verdade é que a quase 5000km mês esse leaf vai se fartar de andar e poupar :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”