Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 17 mai 2018, 12:36

Achas que é mais vantajoso fazer troços mais pequenos, estando menos tempo a carga, e como consequência fazendo mais uma paragem? Ou achas que essa opção é melhor porque a ultima parte da viagem (Coimbra -> Viseu) iria ter uma redução de 24km?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por santanamos » 17 mai 2018, 13:00

Sou da mesma opinião pelas dois motivos. Paragens mais curtas e poupa esses 24km até Viseu.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por jfr2006 » 17 mai 2018, 13:09

Acima de tudo porque a minha experiência (se bem que em AE não sou capaz de fazer ritmos abaixo dos 100km/h), de Aveiras a Pombal é muito esticado. Também o percurso até Viseu não é fácil, mesmo doseando o pedal.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por pemifer » 17 mai 2018, 17:11

Eu prefiro parar mais vezes menos tempo.
Até porque carregas mais energia em 2 vezes 15 minutos do que em 1 vez 30 minutos.
A experiência que tenho é que consigo carregar a mesma energia de 1 vez 30 minutos em 2 vezes 10 minutos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 17 mai 2018, 17:30

Depende do perfil de carga dos carros. Os de 24kWh começam a reduzir a potência logo por volta dos 50%, os de 30kWh já se mantêm a fundo até cerca dos 80%.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 17 mai 2018, 18:01

Sim tenho essa experiência. Da ultima vez que usei um PCR já estava acima dos 80% e continuava a receber acima dos 40kw, até referi isso no tópico aqui no fórum.

Se bem me lembro, comecei a carga com 5 barras de temperatura e acabou com 6.

BrunoAlves, na tua opinião no meu caso (Leaf 30KWh) é um pouco indiferente?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 17 mai 2018, 18:15

A melhor opção, para mim, é aquela que me garante menos tempo de paragem total e mais carga no destino (se não tiver onde carregar por lá).
Para a tua viagem, eu faria Santarém - Coimbra. Sendo que Coimbra é um PCR de cidade, já sabes que a probabilidade de gramar seca à espera de vez é alguma...
Outra hipótese seria parares em Pombal (e podias ir à velocidade que quiseres até lá) em vez de Coimbra, depois ires almoçar ao Forum Coimbra em vez do PCR e carregar lá a 6,6kW. 2h ali e deves estar a 100% pronto para seguir.

edit: até me esqueci de te responder :P
Nonnus Escreveu:BrunoAlves, na tua opinião no meu caso (Leaf 30KWh) é um pouco indiferente?
Sim. O meu baixa para 22kW acima dos 80%, são 7-8 minutos a esta potência até se desligar aos 94%. Se não tiver ninguém a seguir para carregar prefiro usar estes 8min e sair com mais carga do que eventualmente ter de voltar a parar para repor estes 14% a 50kW (o saldo de tempo são mais 4min carregando, não é relevante).
Num Leaf de 24kWh a ginástica necessária é outra ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 05 jun 2018, 14:07

Estive a rever a hipóteses da viagem e em principio será Vendas Novas -> PCR de Santarém 106km sendo que até Santarém vou por estradas secundárias. PCR Santarém -> PCR Pombal 80km

PCR Pombal -> Viseu 140km acho que vai ser esticado devido ser sempre a subir, em todo o caso 24km antes de Viseu existe uns carregadores de 22KWh.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 jun 2018, 12:47

Amanhã vai ser o grande dia :)

Trajecto Vendas Novas Viseu <- Quem quiser dar alguma dica, não se acanhem.

O facto do estarem assinalados esses PCR´s não quer dizer que seja onde eu vou parar, é só para o caso alguma coisa não corra como o previsto.

Tenho uma estimativa, se tudo correr bem, fazer a viagem em 5 horas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por migle » 08 jun 2018, 13:22

Interessante, nunca tinha pensado na estrada das Cortiçadas como maneira de cortar caminho. Perspectivas! Estou formatado para passar por Lavre.

É curioso que são só 311km e nem é o caminho mais curto. Enquanto não acabarem de pôr os PCRs na N2 terá de ser assim (não há de faltar muito...).

PS: A propósito, tens um PCR em Abrantes (aliás, 2). Já lá carreguei, é óptimo não tem ninguém. Bem sei que a estrada é sinuosa demais...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”