Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 jun 2018, 14:22

Sabes que quem é da zona como é natural conhece melhor os caminhos. 8-) Quando vamos por exemplo a Serra da Estrela também é por aqui que vamos.

Estive a ver a tua sugestão de Abrantes, mas aumenta em 50km, e fica muito fora de caminho, mas é uma boa alternativa por exemplo para ir para a Serra da Estrela, porque fica mesmo a meio caminho. De Vendas Novas até ao PCR são 134km e depois até a serra são mais 152km é mesmo no ponto. :)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por migle » 08 jun 2018, 14:33

Abrantes ficaria em caminho se fosse possível seguir para norte pela N2, quer chegando a Abrantes pela N2 (que vem de Montemor), quer chegando lá por outro caminho. Eu não conheço, suponho que seja estrada de serra e terrível. Tenho a pancada da N2 mas só conheço a parte de Mora até Faro.

Eu não quero sugerir nada que vá causar a outra pessoa um transtorno enorme, uma viagem super cansativa. Porém, uma pessoa que não gostasse nada, nada da confusão, poderia ponderar a viagem pelo interior, isto é: PCR de Abrantes, PCR do Fundão, Viseu. Aumenta a distância em quase 100km, mas os PCRs em princípio estão livres! :D A A23 quase não apanha serra. Enfim, é lógico que pelo litoral as estradas são sempre melhores.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 jun 2018, 14:55

A questão aqui é mesmo o tempo. Tenho de estar em Viseu ás 11:30 para ir a um baptizado. Se fosse para ir sem compromisso, sim iria sempre por estradas interiores evitando o máximo possível auto-estradas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por migle » 08 jun 2018, 15:16

Bem, a A23 está cheia de pórticos... a cada meia dúzia de metros, ca-tchim... cai mais um €.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por filipeoliv » 08 jun 2018, 15:58

Se precisarem, tenho uma cábula feita de onde não se paga A23, já testei a maioria do percurso alternativo, alguns mais vale pagar.
Mas outros compensa, de VE então é xuxu. :lol:
Mas nas partes boas reduziram muito a velocidade...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mafgod » 08 jun 2018, 16:37

filipeoliv Escreveu:Se precisarem, tenho uma cábula feita de onde não se paga A23, já testei a maioria do percurso alternativo, alguns mais vale pagar.
Mas outros compensa, de VE então é xuxu. :lol:
Mas nas partes boas reduziram muito a velocidade...
Era de valor.... abre uma discussão para isso, tipo, A23 de VE sem portagens :-)
Seria interessante para outras AEs também...

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por filipeoliv » 08 jun 2018, 16:57

Não me importo de partilhar, Tenho isso à anos.
Está dentro do Toyota, tenho de desenterrar isso, faz tempo que não ando na A23...

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por nbairro » 08 jun 2018, 17:05

deixo aqui uma app para ajudar a evitar porticos da a23
http://evitarporticos.estrelasustentavel.pt/

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por filipeoliv » 11 jun 2018, 11:14

Obrigado pela partilha
Tentei no telefone e no download diz que a aplicação não está disponível..

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 jun 2018, 14:10

Boas,

Como tinha anunciado fiz a viagem de Vendas Novas até Viseu neste fim de semana e posso dizer que correu tudo de maneira simples e pacifica. Posso dizer que fiz a viagem em mais 30 minutos que num ICE.

Tinha estimado que ia gastar 5 horas para fazer a viagem e assim foi. Abalei de casa ás 6H30m e estava a chegar a igreja onde ia ser o baptizado ás 11H30m.

Primeira paragem como tinha previsto foi em Santarém:

Duração: 00:21:51;

Eletricidade Consumida: 14.66 kWh.

Capacidade da Bateria: 95%

Segunda paragem foi em Pombal:

Duração: 00:21:45;

Eletricidade Consumida: 13.38 kWh.

Podia ter parado na área de serviço da Mealhada e tinha chegado a Viseu com mais autonomia. As subidas na zona de Fátima não se revelaram problemáticas. Fiz a viagem sempre atrás de autocarros entre os 110km/h e os 120km/h.

Quando cheguei a Viseu tinha autonomia para 60km, junto a igreja onde ia ser o baptizado havia um posto de carregamento:

Duração: 00:38:02;

Eletricidade Consumida: 2.16 kWh.

Fomos almoçar e procurei outro posto de carregamento:

Duração: 05:12:43;

Eletricidade Consumida: 17.94 kWh.

Capacidade da bateria 90%

Já no hotel carreguei durante a noite os restantes 10%. Tinha perguntado quando fiz a reserva se havia disponibilidade para carregar, arranjaram-me um lugar na garagem particular do hotel, onde estavam as viaturas do hotel. 5 estrelas o carro dormiu debaixo de telha. Acho que foi a primeira vez que não dormiu ao relento. :)

Na volta para cá fiz as paragens nos mesmos locais, mas demorei cerca de mais 20 minutos porque na área de serviço de Pombal apanhei um I3 que estava a carregar.

Área de serviço de Pombal:

Duração: 00:30:39;

Eletricidade Consumida: 20.18 kWh.


Área de serviço de Santarém:

Duração: 00:20:39;

Eletricidade Consumida: 13.21 kWh

Capacidade da Bateria: 90%

-------------------------------------------------

Total de km percorridos: 659.7km

Media de velocidade: 58.4km/h

Media de consumo: 14.6kWh/100km

Total de horas de viagem: 10h20m

Total de energia consumida ~ 100kwh


Pontos positivos:

- Os PCR´s estarem todos desocupados e a funcionar. Tive sorte no PCR de Santarém sentido sul/norte passado 15 minutos de estar a carregar apareceu um Tesla. Se chego 15 minutos depois estava encavado.

- Viseu ter muitos pontos de carregamento espalhados pela cidade.

O hotel Grão Vasco em Viseu me ter disponibilizado um ponto de carregamento.

Ponto negativos:

- O posto de carregamento mais perto do restaurante em Viseu estar avariado.

- Pessoas que estacionam nos lugares destinados aos VE´s.

- Localização do PCR na área de serviço de Pombal faz com que os proprietários dos ICE´s por comodismo estacionem no lugar destinado ao carregamento. Enquanto estive a carregar tive de avisar 3 pessoas que aquele lugar era para VE´s.

- Temperatura da bateria atingida após o segundo carregamento rápido. Quando fui de sul para norte o carro registou 8 barras de temperatura, quando fiz norte/sul no segundo carregamento atingiu 9 barras de temperatura. O estranho é que quando fiz a viagem norte sul estava mais frio. :roll:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”