DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 30 mar 2019, 15:27

Pois, tenho a papelada mas ainda não tenho o número da apólice...
Diz que leva segunda.

Eu no Leaf não tenho danos próprios, pago menos que essa diferença.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 11 mai 2019, 00:20

Em relação a revisões com o meu Leaf anterior... zero!
Antes de o vender reparei o AC aconteceu-me o mesmo no Entreposto de Loures.
Depois de lá estar é que repararam que o carro era elétrico... enfim...

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 13 mai 2019, 08:32

Pois, também me aconteceu.
Esta malta anda toda a 1000 à hora, depois não há tempo para se ver as coisas.
Qualquer dia venho atualizar o DB.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 21 mai 2019, 11:22

Ora faz tempo que não dou noticias e está mais que na altura.
Novidades no Leaf… Algumas.
A porta foi arranjada, mas apenas ficou pronta à umas semanas, levei um alerta da oficina que me disse para ter em atenção ás pequenas batidas, o carro é alumínio e não chapa, muito mais difícil de reparar.
O trabalho ficou impecável, quase à porta de casa, o que não foi preciso deslocar a km e carro de substituição etc.

Entretanto, coloquei sensores de estacionamento, pois no Toyota aquilo apita e quando pegava no Leaf estava sempre à espera que apitasse.
Tirei fotos da montagem, mas não as tenho aqui.
A montagem é relativamente simples, desmontei a parte de baixo do porta bagagens um plástico enorme e fica-se a ver a parte de trás da bateria de tração.
Também tirei uma foto.
Um dia ainda tiro a bateria fora para ver. Era rapazinho para isso. Hehe
O que mais me impressionou foi a quantidade de terra que estava acumulada lá de baixo.
Por falar em bateria, o SOH continua a descer, raça daquilo, só desce, não sobe.
Mas mais à frente já iremos ver como é que ela está.
Outra novidade, tenho um EVSE à maneira.
Aproveitei o cabo que desesperadamente cravei ao Francês e foi aplicado no EVSE.
Agora carrego entre 6 e 16 A porque o carro não permite mais, mas ele pode carregar até 32 A.
Está muito fixe, o APR está de parabéns ;)
Ultima novidade, foi no domingo, fiquei eufórico com o que consegui fazer com o Leaf apenas com uma carga.
Então fiz um negócio antes de almoço e como não gosto de deixar para amanhã o que posso fazer hoje, esta cabeça começou a fazer contas de imediato.
Pensei, tenho de ir de Leaf, mas não sei se tenho bateria para ir e voltar.
Google a trabalhar, ida e volta 111Km.
Parece pouco, mas tenho andado com muitas dúvidas se ele ainda faria 100Km, pois o Soc anda a desaparecer muito rapidamente e os carregamentos a 100% aparece nunca muito mais que 115Km e tem dias que nem isso, mas sabemos que esse valor é influenciado pela média e não quer dizer nada.
Ainda à dias em conversa com o FWIPITO ele me perguntou quantos km conseguia fazer com o meu e muito timidamente lhe disse que achava que nem 110Km ele fazia.

Mas meti o carro a carregar a 16’A e ainda não eram 15H carga pronta e arranquei.
Não tirei fotos ao mostrador, mas tinha 117Km
A bateria estava assim:
Imagem

Arranquei com calma, nunca muito mais de 70Km/h, deixava cair nas subidas, nas maiores subidas 3 “bolas” acesas no máximo, as 3 ajudas à economia sempre visível e lá fomos caminhando.
Escolhi estradas segundarias para evitar transito e fomos avançado, a passagem por santarém é sempre a subir.
Cheguei à Golegã com 55.7Km feitos e tinha 87Km bolas, isto está bom, estava todo contente.
Negocio tratado, e diz o Sr. para mim:
Desculpe, mas a cama não cabe aí dentro.
Acha?
Abri a bala com só com o banco do condutor de pé e diz ele, bolas isto é maior que a minha carrinha!!!!
Uma aventura para meter a cama lá dentro, mas desmontei tudo e coube lá dentro tudo.
Hora de voltar no mesmo registo e aos 100Km estava assim:

Imagem

Estava radiante, com a bateria com SOH de 74% não imaginava que conseguia fazer isto. Inventei um pouco para fazer mais km.
Descarregamos a cama e disse à minha mulher, vai andando para casa que já venho. É hoje!!!!
E arranquei.
A srª avisou da bateria fraca e ia assim:

Imagem

E siga, mais contido no acelerador e sem grande altimetria lá seguimos, não mais que 65Km/h.
Inventei, inventei até que me fartei.
Fui para casa e chegou a casa assim:

Imagem

A bateria, para os anos que tem e sendo MK1, considero que não está má.
Estava assim:

Imagem

Peguei logo no telemóvel, mudei para 6 A e ligado direto, já imaginava que até ás 8.30 da manhã não iria carregar tudo e assim foi.
Quando recebi o mail no trabalho de fim de carga, fui abrir para ver o que faltava:

Imagem

Imaginava que iria aparecer mais km´s, embora faltasse 1hora para o final, mas penso que não iria passar muito dos 120Km.
Agora quanto meti lá dentro.
Pensei que levava menos, agora que posso ver quanto meto lá dentro um fim-de-semana destes, faço uma aventura igual e deixo carregar até 100%
Preciso ter mais prática nos carregamentos a 6 A ainda me baralho todo com as horas. Hehe

Imagem

E pronto, ainda ando com ego em altas depois dos 140Km feitos com uma carga :mrgreen:
Gostava tanto de ter apanhado esta bateria nova.
A serio que este carro novo, não fazia 200Km?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2968
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por Nonnus » 21 mai 2019, 11:48

Parabéns pela aventura.

Podias ter ido mais além. Há uma janela do Leaf Spy que te diz quanta energia ainda há na bateria e o verdadeiro SOC. Ainda tinhas uma barra, depois de desaparecer essa barra e aparecer os --- ainda faz alguns KM.

Eu no meu, depois de ficar com os --- ainda faço mais de 10km, claro que isto requer habituação. O meu é de 30 e não tem degradação, mas o principio há-de ser o mesmo.

O Leaf de 24 é capaz de fazer duzentos km ou até mais, depende sempre da velocidade a que são feitos. As médias são feitas aos 100km/h, ora se andaste entre os 50km/h e os 70km/h o nº de KM feitos será sempre mais que o anunciado. E não esquecer que o Leaf tem um erro brutal de velocímetro (todos carros tem, uns mais outros menos), os 70km/h na realidade devia ser entre os 63 e os 65km/h.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 21 mai 2019, 12:07

Obrigado.
Não imaginava que o velocimetro tinha um erro tão grande em baixa velocidade.
Geralmente os carros têm erro, mas acima dos 50Km/h
No Mercedes que tive a 50Km/h era certinho, a 100Km/h tinha 7Km/h a mais a 120Km/h 10 de diferença e a fundo marcava 195 e na verdade ia 178 :lol:

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por santanamos » 22 mai 2019, 00:20

Quem o viu e quem o vê :lol:
O erro do velocímetro é exactamente 10%.
Essas estimativas dos carros nem ligo. O meu apresenta-me sempre uns 130 e pouco mas como ando sempre em AE é normal ser pessimista.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 22 mai 2019, 08:15

Isto é mesmo só ganhar coragem. :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 22 mai 2019, 11:08

Isso é que é esticar...
Se tens esticado mais um bocadinho o Leaf Spy indica se tens alguma célula mais fraca ou se "All cells OK".
Se te indicar células fracas, não te preocupes, a mim apareceu-me a 50 como fraca e passados uns meses desapareceu.
Se tiveres o Leaf Spy Pro podes orientar-te pelos GIDs, a tartaruga aparece aos 5 GIDs, o carro pára aos 4.

Aqui está uma das minhas aventuras: viewtopic.php?f=56&t=5332&start=210#p109938
(faltam as imagens no post pois o site que usava, o Flickr, mudou de dono e agora só permite 1000 imagens grátis e eu tinha mais de 1500, tive de apagar algumas; vou tentar refazer o post)
Tem tambem, no post seguinte, referência à voltagem das células.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por VETL » 22 mai 2019, 13:27

Pemifer, estou farto de dizer que os gid's não definem quando pára o carro.
É a tensão da célula mais fraca que define isso.
Acho que não há necessidade de insistir.
;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”