DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
mafgod
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por mafgod » 10 jul 2019, 12:40

Referia-me a isto:
sparrow Escreveu:
10 jul 2019, 09:55
o Hx só varia quando o SOH é superior a 40%. inferior a 40% de SOH podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe.
Aqui é SOC, certo?

sparrow
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por sparrow » 10 jul 2019, 13:52

mafgod Escreveu:
10 jul 2019, 12:40
Referia-me a isto:
sparrow Escreveu:
10 jul 2019, 09:55
o Hx só varia quando o SOH é superior a 40%. inferior a 40% de SOH podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe.
Aqui é SOC, certo?
Sim. Aí é SOC. Enganei-me!

Obrigado pelo reparo

corrisi
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 10 jul 2019, 17:26

sparrow Escreveu:
10 jul 2019, 09:55
o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
Obrigado sparrow pela partilha dos teus testes e experiências. Certamente muitos de nós, e sobretudo a minha pessoa que tem um leaf há 3 meses, saberá extrair daqui informação preciosa para as suas máquinas.
😉💪👌
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FiwiPITO
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por FiwiPITO » 11 jul 2019, 11:27

sparrow Escreveu:
10 jul 2019, 09:55


tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.
Não sendo um expert na matéria, por acaso gostava de testar esta teoria, por vezes fico com ideia que podia dar mais e não dá por a BMS limita a bateria, mas isto é a ideia que tenho, nem sei se tal é possível.
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pemifer
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 15 jul 2019, 11:02

corrisi Escreveu:
08 jul 2019, 17:18
Concordo com todos. No entanto e sem ser demasiadamente metódico, se puder zelar pela bateria dentro das minhas possibilidades por que não fazê-lo!? Não é necessário estar todos os dias com o leafspy ligado para ter-se uma ideia da voltagem das células a determinada percentagem de bateria. 💪👌
Eu confesso que desconheço a parte mais minuciosa das voltagens.
O que faço, já fazia no Leaf anterior, é por o carregamento diário a parar à hora de saída, quer carregue até 80% ou até 100%.
Assim não há que enganar, independentemente da voltagem ou da percentagem.

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noway
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por noway » 15 jul 2019, 15:43

Não sei muito bem como interpretar o valor de Hx dado pelo LeafSpy. Uns dizem que representa a resistência interna da bateria (quanto mais alto o valor de Hx menos resistência interna apresenta => mais eficiente e menos temperatura gera nas cargas/descargas). Mas data a flutuação que o Hx tem no meu Leaf, eu acho que aquilo representa:
=> Hx - o estado de saúde instantâneo da bateria medido pelo BMS que está directamente relacionado com a resistência interna da bateria, sem qualquer processamento de dados históricos - é o "snapshot" da saúde da bateria naquele momento.
=> SoH - representa a saúde da bateria contabilizado pelo BMS desde o início da sua utilização - valor este que é gradualmente ajustado pelo BMS por estatística ou uma qualquer fórmula que apresenta uns saltos "programados" quase sem explicação no Leaf 40kWh. É um valor que vai descendo gradualmente (e nunca sobe... pelo menos nunca vi isso no meu leaf 40).

No meu leaf 40 tenho SoH=94.28% e Hx=111.35.... acham que isto faz sentido?
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 15 jul 2019, 20:40

pemifer Escreveu:
15 jul 2019, 11:02
corrisi Escreveu:
08 jul 2019, 17:18
Concordo com todos. No entanto e sem ser demasiadamente metódico, se puder zelar pela bateria dentro das minhas possibilidades por que não fazê-lo!? Não é necessário estar todos os dias com o leafspy ligado para ter-se uma ideia da voltagem das células a determinada percentagem de bateria. 💪👌
Eu confesso que desconheço a parte mais minuciosa das voltagens.
O que faço, já fazia no Leaf anterior, é por o carregamento diário a parar à hora de saída, quer carregue até 80% ou até 100%.
Assim não há que enganar, independentemente da voltagem ou da percentagem.
Viva amigo! O que li aqui no fórum em alguns tópicos é que a tensão das células é um factor de vital importância para a longevidade da bateria. Nesse sentido, é importante evitar que a mesma esteja muitas horas com tensões superiores a 4mv e inferiores a 3.6. O mjr aqui da casa também já referiu que a degradação é exponencial com o aumento de tensões de 0.05 mv.
Comecei há uns dias a testar a teoria do sparrrow no que concerne à monitorização do hx e por consequência do SOH e Ah em função do estilo de condução. Aparentemente e os dados (escassos) que tenho corroboram essa teoria embora seja cedo para conclusões. Para mim é claro nestes 3 meses e onde já percorri 7 mil kms, que o SOH sobe sempre quando o carro percorre mais kms, independentemente do tipo de condução, embora tenha a certeza que a condução que praticamos é "amiga" da bateria. Na semana que a esposa fica com o carro fazemos aproximadamente 200 kms nos dias úteis e o SOH baixa logo cerca de 1.5%. Na semana em que fico com a máquina faço no somatório dos 5 dias mais de 500kms e o SOH volta a subir novamente mais ou menos na mesma %.
Também verifico que o SOH sobe após um carregamento rápido (PCR) assim como num percurso onde ando mais depressa e "puxo" mais pelo carro.
Para já é isto que posso adiantar da minha experiência com o leaf 1 mk2 de 24kwh de 2015.
Neste momemto, alterei também um pouco a gestão das cargas tendo por base a questão da tensão das células. Quando a esposa fica com o carro precisa de menos autonomia e carrego a percentagem equivalente a voltagens na ordem dos 3.99 mv nas células. (aproximadamente 68% no LS).
Já na semana que me cabe, antes carregava a 100% balanceando diariamente as células e saindo de imediato para a estrada. No entanto, chegava ao trabalho com 77% de bateria e o carro assim permanecia por 8h com voltagens ainda acima dos 4mv. Agora carrego apenas até 85-90% saindo de imediato e chego ao trabalho com 67% e voltagens abaixo dos 4 mv. Vou analisar como evolui o HX e o SOH nestas condições e depois retirar ilações.

Abraços.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 16 jul 2019, 10:28

Eu quanto a mim, não sei o que vos diga, é não ligar puto a isto.
A minha bateria está em queda livre e não consigo fazer nada para o evitar.
Tenho andado com o carro estes últimos dias.
No mês passado estava a cima dos 74% de SOH, repara agora como está.
Nos últimos 3 dias, todas as acelerações, foram feitas lentamente, evitei regenerações bruscas, saidas das rotundas, sempre com calma.
Uma coisa eu reparei e bate certo com o que o Sparrow falou, quando fui ao encontro nacional, na serra, com aquelas curvas deliciosas, abusei um bocado. Nada do outro mundo e muito longe do que faço com o gasóleo.
Mas nos 2 dias seguintes tinha perdido mais de 1%.
Lá está, acelera, trava, regenera e a seguir descarga....
Agora neste último mês, nada justifica esta queda.
Fica os dados até agora.

Imagem

Por este andar, não vai levar um mês até perder outra barra... :?

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 16 jul 2019, 12:10

corrisi Escreveu:
15 jul 2019, 20:40
pemifer Escreveu:
15 jul 2019, 11:02
O que faço, já fazia no Leaf anterior, é por o carregamento diário a parar à hora de saída, quer carregue até 80% ou até 100%.
...é importante evitar que a mesma esteja muitas horas com tensões superiores a 4mv e inferiores a 3.6 ...
Aparentemente não fui claro.
Os meus carregamentos diários até 80% acabam às 8:20.
Eu saio de casa entre as 8:20 e 8:35.
O carro está de 0 a 15 minutos carregado a 80%.

Ao fim de semana planeio de véspera a hora de saída e, conforme necessito, carrego a 80% ou 100% e saio de casa perto da hora planeada.
Ou seja, a bateria está a 80%, ou 100%, entre 0 a 30 minutos.

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 16 jul 2019, 13:52

pemifer Escreveu:
16 jul 2019, 12:10
corrisi Escreveu:
15 jul 2019, 20:40
pemifer Escreveu:
15 jul 2019, 11:02
O que faço, já fazia no Leaf anterior, é por o carregamento diário a parar à hora de saída, quer carregue até 80% ou até 100%.
...é importante evitar que a mesma esteja muitas horas com tensões superiores a 4mv e inferiores a 3.6 ...
Aparentemente não fui claro.
Os meus carregamentos diários até 80% acabam às 8:20.
Eu saio de casa entre as 8:20 e 8:35.
O carro está de 0 a 15 minutos carregado a 80%.

Ao fim de semana planeio de véspera a hora de saída e, conforme necessito, carrego a 80% ou 100% e saio de casa perto da hora planeada.
Ou seja, a bateria está a 80%, ou 100%, entre 0 a 30 minutos.
Eu compreendi pemifer! Dessa forma evitas que o carro permaneça muito tempo acima dos 4mv. A minha intervenção foi mais em geral, alertando para a importância de se manter as tensões entre 3.6mv e 4. Abraço.
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