DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 09 dez 2019, 16:28

Tens razão, mas ontem cheguei lá com 58Km e estava a 52 de casa, mas tinha descido muito, logo a média estava baixa.
Pensei, até arriscava, mas daqui para frente não há tomadas e ainda me lixo...
E lixava porque cheguei a casa com 23Km.
Mas não poupei.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 02 jan 2020, 12:50

Mais um ano passou e mais um ano satisfeito com a mobilidade eletrica, pena a autonomia, nem é bem a autonomia, é mais a incerteza dos sítios onde carregar em viagem.
Tirando isso, tudo ok com o Leaf.
Aqui fica os resultados deste ultimo mês e ano.
Imagem

O Gráfico

Imagem

O Ultimo resultado do Leaf Spy

Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por migle » 02 jan 2020, 22:02

Bom, não se pode dizer que o SoH desça vertiginosamente. Em quase dois anos, estava abaixo de 80%, quase nos 75%, agora está acima dos 70%...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 03 jan 2020, 09:21

migle Escreveu:
02 jan 2020, 22:02
Bom, não se pode dizer que o SoH desça vertiginosamente. Em quase dois anos, estava abaixo de 80%, quase nos 75%, agora está acima dos 70%...
Tem alturas, mas sim parece que parou.
Onde me queixei, foi em Agosto estar a 72%, ao inicio de Setembro estar a a 70%, é que me deixou assustado.
No final de Dezembro estar a mais de 71% e já andou nos 72% novamente, é mesmo de não ligar a isto.
Carregar e andar.
Ultimamente não tenho tido paciência para andar devagar, provavelmente é isso :lol:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por migle » 04 jan 2020, 22:23

Não se pode olhar para todas as pequenas variaçõezinhas. Só assim, a longo prazo, interessa.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 10 jan 2020, 13:17

Apenas para dizer que chegou a fatura do carregamento rápido que fiz em Loures.
Usei o cartão da Evaz para experimentar.
Fiquei muito satisfeito. Em nada tem a ver com a Galp que 2 meses depois vieram cobrar mais dinheiro que se tinham esquecido e o faturado não era exatamente igual ao posto, fiz questão de parar o carregamento antes dos 30 min e foi cobrado mais de 30 min.
O que foi anunciado no posto, foi exatamente o faturado pela Evaz.
2.53Kwh com impostos teve um custo de 1.45€.
Mas estava a fazer umas contas de "smir", não é nada barato.
Corrijam se estiver enganado.
Se 2.53Kwh teve um custo 1.45€
1Kwh custa 0.57€(já com impostos)

Se multiplicar 0.57€ x 14Kwh/100Km " média já a contar com o auto estrada", tem um custo 7.98€ para percorrer 100Km :?
Estou a ver mal a coisa?

Claro que fui penalizado pela baixa velocidade de carregamento. :roll:
Fruto da degradação da bateria e ter chegado com mais de 50% ao posto.
Não me justifica andar em viagens grandes com o carro principalmente se tiver de ir a uma PCR.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por frankesousa » 10 jan 2020, 13:38

Realmente com uma carga tão lenta (10kW, os VE atualmente carregam a mais em AC :roll: ) é muito caro, não fosse isso e ficaria mais barato.

Ainda agora fiz uma carga na Prio no leaf 30, 15minutos carregou 10.9kWh saindo a 4.22€ (0.39€/kWh) fora do vazio, o que sendo caro, não é inaceitável, corresponde a +- 5.8€/100km.

Claro que se fosse um PCR EDP, pago ao kWh, ia dar ao mesmo, não tem influência a velocidade de carga.


Quanto a fatura, EVAZ, são realmente dos melhores, mas ter ou não ter o tempo/kWh devidamente faturados também é normalmente problema da MobiE/posto que registam/reportam valores errados.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 10 jan 2020, 14:00

Pois, tenho mesmo de deixar de visitar as PCR :(

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 31 jan 2020, 13:47

Bem apenas para dizer que no passado dia 28/1/2020, fez 2 anos que comecei a andar com o Leaf.
Tinha 32 000Km, tem atualmente 68 000Km.
36/2=18 000Km de média por ano.
Considero muito razoável para o carro.

Estou contente com a mobilidade eléctrica?
Sim, estou.
Estou contente com a Nissan?
Com o carro sim, imagem da Nissan não. Nem vale a pena comentar mais.
Voltava a comprar outro Leaf? :think:
Nãos sei, penso que não.
Porquê?
Porque fui enganado pela Nissan. Simples!!!
No dia 28/1/2018 Estava assim:
Imagem

Mas também só vi no dia 28, porque já tirei a OBD de lá à umas semanas.
E agora, como diz o tio Jel... É ca... e andar, ca... e andar... :lol:
Assim ando eu, é carregar e andar, carregar e andar. :dance:
Bem que o Bruno Alves me dizia, quando tirares a OBD és muito mais feliz :mrgreen:

Diferenças em relação à 2 anos atrás, carga a 100% aparecia no mostrador 127Km, dois anos depois 100% tenho nos 101Km
Por enquanto conseguimos fazer 2 dias com ele com 80% de carga na maioria dos dias.
De resto, siga...

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 31 jan 2020, 13:57

filipeoliv Escreveu:
31 jan 2020, 13:47
Bem que o Bruno Alves me dizia, quando tirares a OBD és muito mais feliz :mrgreen:
Traidor! :lol: :lol: :lol: :lol:

Assim não podes dizer, por exemplo, se o teu carro estabilizou por volta dos 70% como aconteceu com o meu...
(se calhar já sou o ultimo cromo que ainda liga a isso...)
(Gráfico de Setembro de 2018 a Fevereiro de 2019)
Untitled.jpg

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”