DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por jasmim » 22 mar 2018, 17:14

filipeoliv Escreveu: Antes de comprar o Leaf deveria ter comprado uma OBD, aprendia a trabalhar com ela e só depois ia à procura de carro.
Mesmo assim podia não te ajudar, pois lias com o OBD um valor bom e só andando algumas centenas de km é que que te apercebias do engodo.

Quando compro carros também corro esse risco. Quem mos compra já vai descansado porque ando com os carros centenas ou milhares de km até estar certo do estado da bateria.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por BrunoAlves » 22 mar 2018, 17:36

Pelo menos o número ridículo de cargas podia fazer o clique. Enfim, agora não vale a pena. É gozar do carro ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 22 mar 2018, 17:46

Entendo, só desconfiava mesmo se o resultado fosse muito bom, sendo de 2013, não podia estar muito, muito bom...

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por santanamos » 22 mar 2018, 18:52

filipeoliv Escreveu: Santanamos, estás preparado :?: :lol:
Estou por aqui.. é só marcar.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 23 mar 2018, 18:21

Ora fui a Santarém...
Adorei falar com o Sr. ele percebe da coisa à séria.
A ver se me consigo lembrar de tudo como ele disse, levei um injecção em poucos minutos e fomos montes de vezes interrompidos.

Então não fiz nada, na opinião dele apenas ia gastar dinheiro mas que podia fazer o teste à vontade.
Contei tudo incluindo o que fiz com leaf Spy, ele perguntou se tinha e esteve a ver.
Diz que para uma bateria de um MK1 com 5 anos está muito boa, analisou as células a voltagem, o SOH disse que a voltagem está muito razoável, apenas o balanceamento das células poderia estar melhor.
Recomendou vivamente fazer só cargas a 80% e de duas em duas semanas 100% para balanceamento das células.
Explicou como funcionava de forma a eu perceber.
Em relação à martelada para ficar com as 12 barras ele diz que é a coisa mais fácil do mundo de fazer. Mas no meu caso com o número de cargas não ia chegar a lado nenhum porque na revisão podiam ter apagado o contador que é perfeitamente legal e normal.
Regra geral o contador é limpo por revisão, não quer dizer que todos os stand os façam.
Mas para controlar como são feitas as cargas.
E também que por ex o carro podia ser de serviço e a bateria não ter sido registada, apenas quando foi vendido, aí apenas aparece no registo as cargas desse registo para a frente.
Diz que se por ex a bateria for trocada, também não aparece registo de cargas bem como a substituição de módulos.
:hand:
Substituição de módulos?
Sim, a sua bateria pode ser reparada.
A sério, pensei que era substituída por uma do MK2 :mrgreen:
Esqueça isso, o Mk1 não pode levar bateria do MK2, nem com adaptadores que falam por aí.
Vim ontem da formação e falamos muito sobre as baterias.
Atualmente só temos uma oficina em Sintra que repara baterias, a oficina é nível 2 (Salvo erro)
A (não me lembro o nome) "Centralina", não tem capacidade para ter outra bateria diferente, do Mk2 por ex ou de maior capacidade.
Mas prevejo dentro de um ano podermos fazer isso aqui também.
Há 3 coisa que podem avariar bateria, os módulos, o (não me lembro do nome) e o (não me lembro do nome) :lol:
O seu carro tem (salvo erro) 48 módulos e à medida que vão "morrendo", entram em curto circuito, entrando em conflito com os outros, não permitindo um balanceamento correto, pois os que estão avariados estão a absorver corrente dos bons.
(Espero não estar a meter nenhuma calinada, acho que foi isto que ele me disse)
O que é feito, são substituídos os módulos avariados e toda a bateria vai aguentando mais tempo.
Em relação à sua, aproveite o carro e respeita a bateria, ainda tem carro para algum tempo.
Muito obrigado, adeus e até à próxima revisão.

Podem me dizer o que quiserem, mas precisava disto para descansar esta cabecinha, por isso, encerrei o capitulo.
Santanamos, logo já vejo a minha vida a ver se amanhã consigo te ir ter contigo ;)
Agora vou-me embora, tenho o gato doente e vou gastar dinheiro :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 23 mar 2018, 19:07

Em relação a conselhos acerca da melhor maneira de tratar a bateria, os melhores que conheço são estes:
viewtopic.php?f=56&t=4613&start=230#p72749
E resulta?
Basta continuares a ver esse diário de bordo para veres que sim. ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por BrunoAlves » 23 mar 2018, 19:39

Mas ele não te disse muitas verdades, não...
As células não são substituídas. A bateria é estanque, logo para a abrir é preciso substituir a carcaça. Depois, as células degradam de forma mais ou menos homogénea, por isso substituir só uma célula só faria sentido quando a bateria é quase nova. Numa bateria com 5 anos não faz sentido trocar células, ias ter 47 células a 80% e uma nova.
Nunca vi essa de fazer reset aos contadores. Há aqui pessoal com 5 anos de revisões e com contadores imaculados.
Levar a bateria do mk2? Seguramente, há aqui casos em que isso foi feito na garantia e pelo menos 2 orçamentos de concessionários Nissan com os ditos adaptadores lá explícitos. Apareceu recentemente aqui a informação de um americano (?) que montou uma bateria de 30kWh num mk2 por isso isso dá, ao contrário do que diz a Nissan oficialmente...

Percebo que falar com alguém oficialmente te dê sossego, mas acredita que se quiseres falar com quem percebe de carros eléctricos, normalmente é aqui e não nos concessionários ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 23 mar 2018, 20:12

pemifer Escreveu:Em relação a conselhos acerca da melhor maneira de tratar a bateria, os melhores que conheço são estes:
viewtopic.php?f=56&t=4613&start=230#p72749
E resulta?
Basta continuares a ver esse diário de bordo para veres que sim. ;)
Esse link já o encontrei à tempo e já imprimi. Por acaso está dentro do carro ;)
Tenho tentado fazer o máximo possível com ele diz...
BrunoAlves Escreveu:Mas ele não te disse muitas verdades, não...
As células não são substituídas. A bateria é estanque, logo para a abrir é preciso substituir a carcaça. Depois, as células degradam de forma mais ou menos homogénea, por isso substituir só uma célula só faria sentido quando a bateria é quase nova. Numa bateria com 5 anos não faz sentido trocar células, ias ter 47 células a 80% e uma nova.
Nunca vi essa de fazer reset aos contadores. Há aqui pessoal com 5 anos de revisões e com contadores imaculados.
Levar a bateria do mk2? Seguramente, há aqui casos em que isso foi feito na garantia e pelo menos 2 orçamentos de concessionários Nissan com os ditos adaptadores lá explícitos. Apareceu recentemente aqui a informação de um americano (?) que montou uma bateria de 30kWh num mk2 por isso isso dá, ao contrário do que diz a Nissan oficialmente...

Percebo que falar com alguém oficialmente te dê sossego, mas acredita que se quiseres falar com quem percebe de carros eléctricos, normalmente é aqui e não nos concessionários ;)
Quando me refiro a alguém que perceba à séria, ou talvez não tenha aplicado o melhor termo. :lol:
Quero dizer na Nissan alguém que percebe infinitamente mais do que alguém da Nissan que falei até hoje... ;)
Acredito que aqui no foram percebam muito mais tecnicamente.
Por ser aprendido por paixão... ;)

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 26 mar 2018, 12:58

Ora ontem foi dia de aventura. Hehe
Antes de almoço pensei:
Será que isto vai ao Montejunto e volta? :think:
Meti o carro à carga, 2h para 100%
Almoçamos, tirei da carga. Tinha autonomia para 110Km com eco 120Km, lá vamos nós.
Cheguei à Abrigada tinha feito 28km tinha autonomia para 87km e começou a festa, sempre em eco a subir, subir e a meio desisti :lol: tinha bateria para 50Km, perdi a coragem :mrgreen:
Dei a volta, já a bozina ao lado a mandar vir à muito tempo....
Descida, tentar aproveitar tudo, cheguei à abrigada com autonomia para 77Km, mas as barras não reparei bem, mas acho que não subiram, estava a meio e aí continuaram.
lá a bozina se calou :lol:
Depois quando estava perto de Aveiras de cima, acabei por ir direito à Azambuja e lá pensei:
De herói era ires pelo campo, tens bateria para 55Km devem ser uns 30, siga...
O GPS não tinha a estrada do campo
A uns 10km de Valada já eu vinha a 60Km/h a curtir muito a paisagem, comecei a pensar, de valada a casa é sempre a subir e o vento de frente e os kms a desaparecerem...
É aquele aperto no estômago, sabem como é não sabem? :lol:
Bem a coisa lá foi indo e cheguei a casa com 89.1Km feitos no conta km e com autonomia para 18 sem o eco.
Pensando que subi meia encosta de Montejunto, acho que não foi assim tão, tão mau, digo eu.
Qualquer dia ganho coragem e vou até ao Alentejo a ver se passo os 100Km

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por santanamos » 26 mar 2018, 13:23

Não ligues tanto à estimativa dos kms. Conta as barras de carga que é mais certo. Se gastares 7/12 a subir já sabes que tens 5 para descer e nunca será pior do que na ida.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”