DB Filipeoliv Leaf 24Kw

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corrisi
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 08 jul 2019, 17:18

Concordo com todos. No entanto e sem ser demasiadamente metódico, se puder zelar pela bateria dentro das minhas possibilidades por que não fazê-lo!? Não é necessário estar todos os dias com o leafspy ligado para ter-se uma ideia da voltagem das células a determinada percentagem de bateria. 💪👌
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filipeoliv
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 08 jul 2019, 17:48

Uma vez o Pedro pemifer, disse-me:
Ver todos os dias, ela desaparece e nem das por isso.
Sem dúvida que é verdade, quando via de 2 em 2 meses, era um choque😂
Agora vejo e registo todos os dias.
São paranóias...

corrisi
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 08 jul 2019, 19:31

filipeoliv Escreveu:
08 jul 2019, 17:48
Uma vez o Pedro pemifer, disse-me:
Ver todos os dias, ela desaparece e nem das por isso.
Sem dúvida que é verdade, quando via de 2 em 2 meses, era um choque😂
Agora vejo e registo todos os dias.
São paranóias...
Por cá depende dos dias! Tenho sempre o OBDII na porta pronto a ligar. Há dias que ligo, outros não, vai da disponibilidade. No que depender de mim vou tentar não comprometer a longevidade da bateria com comportamentos negligenciáveis não fosse aquilo que é nosso para conservar e preservar muito bem! 😉😉
Por aquilo que li também por cá no fórum, não devemos deixar a voltagem das células abaixo dos 3.6mv por muito tempo, aproximadamente 20% de bateria no leafspy e 12% no CB. O ideal seria andarmos entre os 3.6 e os 4.0mv.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por sparrow » 10 jul 2019, 09:55

o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
Última edição por sparrow em 10 jul 2019, 13:55, editado 1 vez no total.

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 10 jul 2019, 10:14

Bem Sparrow, à tanto tempo que andava à procura de uma explicação destas.
Muito, muito obrigado ;)

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por frankesousa » 10 jul 2019, 10:28

Sparrow a pergunta que se impõe é:

Mas independentemente desse SOH a autonomia real mantém-se?
Ou estando o BMS "enganado" nas contas, não deixa a bateria carregar tanto como podia, e por isso reduz a autonomia com o tempo?

Porque se a energia entra lá para dentro, também vai sair, e o que para o carro é a tensão das células logo a autonomia devia manter-se, a não ser que o BMS pare a carga "mais cedo" por pensar que já não consegue mais!
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por sparrow » 10 jul 2019, 10:57

no meu a autonomia tem-se também mantido... mas a autonomia depende de tantos fatores que não é uma medida rigorosa.

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por mafgod » 10 jul 2019, 11:05

SOH ou SOC? ;-)

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por sparrow » 10 jul 2019, 12:28

mafgod Escreveu:
10 jul 2019, 11:05
SOH ou SOC? ;-)
o meu neste momento está com 80% SOH

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 10 jul 2019, 12:38

A autonomia que mostra é tão relativa...
Como é a minha mulher que anda com o carro, quando pego nele, pelo menos 10 a 15Km ganho sempre.
Em relação a quando ele chegou, noto que marca menos, eu cheguei a ver lá 155Km e muitas vezes acima de 140 e agora não vejo, nota-se que tem menos autonomia, embora uma condução muito cuidada, sem grandes subidas e só comigo lá dentro, ele ainda faz os 140Km.

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