DB Filipeoliv Leaf 24Kw

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corrisi
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 19 nov 2019, 11:20

filipeoliv Escreveu:
19 nov 2019, 09:25
corrisi Escreveu:
18 nov 2019, 20:34


Viva. Julgo que a subida ligeira do SOH não deve ser associada ao facto de não teres feito qualquer carga rápida. Lembro de ter lido algures na Internet que entre um grupo de taxistas de Budapeste com leafs 1, os que tinham melhor SOH eram aqueles que tinham maior número de cargas rápidas, o que parece parodoxal.
Sou de opinião que se as cargas rápidas forem efetuadas num contexto adequado, de 30 a 90% e temperatura de bateria no início da carga a rondar 20-22C°, por exemplo, em nada prejudica a bateria.
Quanto ao resto, já sabemos que o algoritmo da Nissan é assim meio para o maluco.
Nas últimas 8 semanas tenho testado a teoria dos 3.92V das células, onde segundo os entendidos, é onde se reduz a degradação da placa (SEI) e evita a oxidação do electrólito, isto apenas para quando o carro passa várias horas parado. Os resultados têm sido, aparentemente, muito animadores e consistentes, pois estanquei a descida abrupta do SOH que já reportei no meu DB. Algum outro factor pode ter entrado na equação, como por exemplo a redução da temperatura ambiente.
Depois é preciso de quando em vez " puxar" mais um pouco pelo carro e também fazer uma descarga ligeiramente mais profunda (12-15%) e de seguida carregar a 100% com balanceamento das células.

Abraços.
Boas, obrigado pelo esclarecimento.
eu só não faço cargas rápidas por não levar o carro para viagens maiores e nos últimos meses não tem calhado.
Referir que fez 0 cargas rápidas teve a penas a ver com isso, mais nada.
Quanto aos 3.92v muito dificil de gerir numa bateria que faz 100Km, estava aqui a ver os registos da OBD e com um SOC de 51.8% as células estão entre 3.927 e 3.938, mas nestas voltagens o carro está com 50Km e isso não dá para nada.
Mesmo que ele faça 30Km, com a subidas que a minha mulher faz, são sempre mais de 40Km que ela gasta...
Vou tentar gerir que ela fique estacionada a menos de 3.92v a ver se resulta.
Claro Filipe. Compreendo perfeitamente o que referes acerca da autonomia restante com voltagens a rondar os 3.92v.
Nao vamos ser mais papistas que o papa, mas dependendo daquilo que se gasta em termos de percentagem de bateria no primeiro percurso do dia, podemos programar a carga por forma a chegar ao trabalho com voltagens próximas.
Depois à chegada, no final do dia, dar logo um "aconchego" para atingir a tal voltagem e depois pernoitar assim até ao início do carregamento na madrugada, à semelhança do que já fazes.

Abraço
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 19 nov 2019, 12:08

É isso que tento fazer, com o programador a terminar a 80% na hora de sair, mas o carro chega e fica estacionado 8h por ex com 70% e depois volta para casa, tem dias que só carrego de 2 em 2 dias, vai ser o caso de hoje, tenho o diesel na revisão e como tinha voltas a dar carreguei a 100% coisa que não fazia à duas semanas.
Mas pronto, vamos andando. ;)

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 19 nov 2019, 14:50

filipeoliv Escreveu:
19 nov 2019, 12:08
É isso que tento fazer, com o programador a terminar a 80% na hora de sair, mas o carro chega e fica estacionado 8h por ex com 70% e depois volta para casa, tem dias que só carrego de 2 em 2 dias, vai ser o caso de hoje, tenho o diesel na revisão e como tinha voltas a dar carreguei a 100% coisa que não fazia à duas semanas.
Mas pronto, vamos andando. ;)
E no percurso inverso gastas apenas 10%? É que poderias programar a carga para não chegar aos 80% por forma a que, após o primeiro percurso diário, o carro chegasse ao destino ficando parado as várias horas, com 50-60%.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 19 nov 2019, 15:24

Entendo, mas não posso viver assim dessa forma.
Se pensar nos 10% o carro sai de casa com 60Km, tem dias que faz 25 outros 30 outros 40 ou mais, nunca é igual e é decidido durante o dia de trabalho, ele não tem rotina certa, seja eu a andar com ele ou a minha mulher.
Ainda no dia, aquele que expliquei ontem, cheguei a casa com 25Km estava com uma média muito boa e a minha mulher precisou de sair de seguida, conclusão, para a saúde da bateria e não ter carregado mais, foi Gasóleo porque estava sujeita a ficar a pé.
Não quero viver dessa forma, ao inicio é que andava com o Stress, agora tento fazer o melhor possível, mas o carro é para me servir e não eu a ele.
Tenho noção que tenho um MK1 com pouco mais de 70% de SOH e mais cedo ou mais tarde vou ter de vender o carro ou meter uma bateria mais cedo que o pessoal com MK2 ou seguinte... :?

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 23 nov 2019, 01:03

Estás na mesma situação em que eu estava à 1 ano atrás.
Essa saga de estabilizar nos 70% começou na nossa viagem ao norte, quando fui ao ERVE de Oliveira de Azeméis.
Esses 70% mantiveram-se até vender o carro em Março.
Vamos ver se o comportamento irá ser igual...
Este é o gráfico de Setembro de 2018 a Fevereiro de 2019.
Untitled.jpg

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 23 nov 2019, 10:05

Bem me lembro de teres feito essa viagem, foi quando fui ao porto.
Mas o meu, depois de ter subido os 2% em 2 meses, está em queda livre, tenho tentado que ele fique parado com menos de 3.90v e a coisa é igual, cada dia é sempre a cair...
Carregar e andar...
Qualquer dia sai de lá a obd depois é só a facada no coração quando ver outro dente a cair 😂

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 09 dez 2019, 12:20

Boas pessoal
Este fim de semana o Leaf foi a Lisboa, coisa que evito muito porque nunca sei quando não tenho de passar horas à espera para carregar.
Mas por acaso correu muito bem, o meu filho sempre que cheguei a um posto disse:
Isso está avariado, não está aí ninguém! :lol:
Mas não, estavam a funcionar, até apanhei uma PCR vazia. :mrgreen:
Mas achei aquilo a carregar pouco, ou era o posto ou o carro...
Isto não deveria ter carregado mais neste tempo?

Imagem

O carro dormiu na rua, desde que peguei nele até ao posto fiz 12Km, sem passar dos 70Km/h
Por isso a bateria não estava muito quente.
Muito fria, também acho que não, o ar estava a 15º a bateria do carro não sei.

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por BrunoAlves » 09 dez 2019, 14:33

Tens muitas coisas contra ti nesse caso...
SOC alto, bateria fria, bateria com degradação já significativa,...
Pelas contas estarias a carregar a coisa de 12kW em média, não será anormal nessas condições.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 09 dez 2019, 15:34

Pois, cada vez vale menos a pena ir a uma PCR. :cry:

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por BrunoAlves » 09 dez 2019, 16:10

Tens de ir com a bateria vazia e mais quente. Com quase 80% praticamente todos os VE carregam bastante devagar
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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