DB Filipeoliv Leaf 24Kw

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FiwiPITO
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por FiwiPITO » 10 set 2018, 13:45

Realmente é mais ou menos o mesmo que faço, não sei...Evito deixar o carro ao Sol mas com as nossas temperaturas isso não sei se faz muita diferença...Eu só tenho é mais Carregamentos Rápidos, uma x por semana ou de 2 em duas semanas tento carregar num PCR até 80%...por norma se calhar até mais vezes para não deixar a bateria abaixo dos 20%.

O meu SOH andou 87% aqui algumas semanas atrás, agora com esta viagem para a Golegã, só de ida aumentou novamente para os 89%...o Hx está também quase igual ao SOH.

EDIT: Fiz um update com um Print do meu LeafSpy no meu Diário.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 10 set 2018, 14:50

Ainda temos de combinar um passeiozito para dares umas cargas rápidas a isso para veres o SOH a subir.

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 10 set 2018, 14:56

Quando quiseres, deveria ser antes de Outubro, daí para a frente vou passar uma fase complicada...
Não vou ter muito tempo disponível.

FiwiPITO
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por FiwiPITO » 10 set 2018, 15:00

O factor idade acho que é o maior causador, era engraçado comprar carros dos mesmos anos e a sua maneira de carregamento;
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 10 set 2018, 15:34

Quanto ao fator idade, até concordava se não visse isto:
viewtopic.php?f=56&t=5337&start=240
Vê como está a bateria do sparrow, é de 2013 como o meu.

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por Nonnus » 10 set 2018, 17:00

FiwiPITO Escreveu:
10 set 2018, 15:00
O factor idade acho que é o maior causador, era engraçado comprar carros dos mesmos anos e a sua maneira de carregamento;

Sim o factor idade parece que pesa mais que propriamente os carregamentos e o tipo de carregamentos. Senão vejamos:

- Leaf de 30KW.h

- Faz no dia 25 de Setembro 1 ano

- Tem 40.336km (quando fizer um ano vai ter cerca de 42000km)

- SOH 97.40 (baixou no mês passado até aqui o Leafspy mostrava a volta de 100.25%)

- 28 carregamentos rápidos

- 482 carregamentos lentos (destes a maioria sempre até aos 100%, não faço carregamentos até aos 80%)
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 10 set 2018, 17:39

Aí está, acho que é preciso sorte...

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por hmendes » 10 set 2018, 17:57

O carro pode estar a avaliar mal, há por aí mais casos. Qual é a percentagem de bateria que consomes por dia? Estes carros gostam de ciclos de bateria.

Dou exemplo do meu:

Leaf 30kWh - Maio 2017 - 22.000km
SOH: 101.01%
QC's: 102
L1/L2: 286

Normalmente só carrego o que preciso, faço várias cargas a 100% por semana.

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por migle » 10 set 2018, 19:39

Pois é. Esses são de 30. Mas é sempre preciso ter em conta que tanto o SoC como o SoH são variáveis desconhecidas, não se medem directamente (só nos extremos, e em repouso).

O BMS tem uma estimativa apenas. Claro que essa estimativa deve ser muito melhor que qualquer outra que possamos fazer numa folha de cálculo. Porém, o que nós podemos fazer e ele não pode sem nós, é criar condições para melhorar a estimativa, levando-o a medir a energia carregada e descarregada de um extremo ao outro do SoC, em vez de estar permanentemente na zona de meia carga, a zona que dá mais saúde à bateria, mas onde a incerteza na estimativa é maior.

Um carro não deveria precisar de um procedimento de calibração da bateria como se faz nos PCs ou nos telefones, mas...

https://youtu.be/v4FvBqXHbv0
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 11 set 2018, 08:37

hmendes Escreveu:
10 set 2018, 17:57
O carro pode estar a avaliar mal, há por aí mais casos. Qual é a percentagem de bateria que consomes por dia? Estes carros gostam de ciclos de bateria.

Dou exemplo do meu:

Leaf 30kWh - Maio 2017 - 22.000km
SOH: 101.01%
QC's: 102
L1/L2: 286

Normalmente só carrego o que preciso, faço várias cargas a 100% por semana.
Ora a percentagem exata, não sei uma vez que o MK1 não diz a percentagem e ainda não tenho OBD para poder ver.
Já encomendei uma mas até tenho medo, sou stressado demais com isto...
Mas penso que está tudo ok.
Quando sou eu a andar com o carro, 80% da bateria são aproximadamente 100Km sem eco.
Quando é a minha mulher, 80% são aproximadamente 90Km como está agora, mas o trajeto que ela faz tem muita subida.
Por ex ontem ela saiu de casa com 80%, quando fui arrumar o carro e colocar à carga tinha 49Km e tinha feito 41km.
Somando os 2, dá 90km não foge muito do que ele anuncia.
Cargas a 100%, não faço mais porque o carro quando sai de casa, faz 10 ou 12km e fica estacionado umas horas.
Estava a pensar, talvez um erro que faça.
No sábado o carro à tarde tinha uns 50km de autonomia.
Meti o cabo, porque no domingo não sabia se saía e assim só levava 2h até aos 100%. Ás duas da manhã arrancou para os 80%, no domingo ele não saiu.
Só na segunda e ficou estacionado com os 80% sem necessidade.
Mas pronto, acho que ando ligar demais ao carro.

migle Escreveu:
10 set 2018, 19:39
Pois é. Esses são de 30. Mas é sempre preciso ter em conta que tanto o SoC como o SoH são variáveis desconhecidas, não se medem directamente (só nos extremos, e em repouso).

O BMS tem uma estimativa apenas. Claro que essa estimativa deve ser muito melhor que qualquer outra que possamos fazer numa folha de cálculo. Porém, o que nós podemos fazer e ele não pode sem nós, é criar condições para melhorar a estimativa, levando-o a medir a energia carregada e descarregada de um extremo ao outro do SoC, em vez de estar permanentemente na zona de meia carga, a zona que dá mais saúde à bateria, mas onde a incerteza na estimativa é maior.

Um carro não deveria precisar de um procedimento de calibração da bateria como se faz nos PCs ou nos telefones, mas...

https://youtu.be/v4FvBqXHbv0
Quanto a descargas, na minha mão avisou duas vezes carga baixa.
Nunca foi abaixo dos 12km.
Logo vou tentar ver e ouvir o vídeo com calma, onde estou há muito barulho.

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