DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por Filipe » 14 nov 2020, 11:00

O melhor é não andares a fazer testes, por como diz o Elon não adianta.

https://forococheselectricos.com/2020/1 ... ctricos%29
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por BrunoAlves » 14 nov 2020, 12:18

O Musk devia evitar lançar confusão sobre o que não sabe. Já no início da pandemia desvalorizou-a, depois veio a ser o que se sabe... :?

Primeiro, porquê fazer 4 testes num dia? Depois o teste que fez é o serologico que como se sabe tem uma sensibilidade relativamente baixa. Como cá, quem tiver testes desses positivo ou inconclusivo tem de fazer o PCR para despiste.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 19 jan 2021, 18:28

Ora faz tempo que não dou noticias, mas também isto já não interessa muito.
Mas pronto, vamos lá.
A autonomia está a desaparecer assustadoramente, mas já lá vamos.
À muito tempo falamos aqui de não se deixar o carro estacionado com a bateria nos 80%
Porque as células estavam acima de 3.90v
Antigamente o carro, chegava a casa com 30km por ex e metia á carga até 80% a degradação foi como sabemos grande.
2018 percorreu 17008Km teve perca de soh de: 5.62%
2019 Percorreu 16900Km teve uma perca de soh de: 4.55%
No ano passado, mudei a forma de gerir a bateria.
Não a deixava estar de noite estacionada a mais de 3.90v
Então quando chego a casa por ex com 30km, não faço nada, meto o programador a terminar para 80 ou 100% conforme a hora que é preciso no dia seguinte.
Se chego a casa por ex com 15km, meto o EVSE a carregar 1.30h fica abaixo de 3.90v e depois o programador para terminar à hora desejada com a carga necessária.
Resultado do ano 2020 percorreu 13282Km e teve uma perca de soh de: 5.53%
Cá para mim é igual ao litro, estar a 80% ou a menos a coisa vai ter ao mesmo.
Agora vamos à autonomia.
Como disse lá em cima, está a perder assustadoramente a autonomia.
A regeneração cada vez é menor, as cargas rápidas também estão a ficar cada vez pior, a resistência à entrada cada vez é maior.
Penso que seja por isso que a regeneração também é menor.
Mas nas cargas rápidas, à umas semanas cheguei ao posto com 30% de soc, arrancou a uma velocidade de 38Kwh, e foi descendo muito rapidamente, ao chegar aos 50% de soc, já só estava a carregar a 18kwh e a 75% já estava a 13kwh e desliguei o posto.
Não vale a pena estar a bater no velhinho.
De resto, meti 4 pneu Bridgestone Turanza t005, acho que é isto a referência.
Custaram 310 euros os 4 com montagem e equilibragem.
Estou muito contente com eles, em aderência, excelentes em chuva, o ruido muito suave, talvez melhor que os originais.
O consumo, aumentou ligeiramente, mas isso acontece sempre que troco de pneus, mas nada do outro mundo, o carro antes, fazia 100Km com muita dificuldade, agora não está muito diferente.
Outra novidade é paguei o Leaf Pro.
Bastante mais completo, mas não pesco muito daquilo :mrgreen:
E pronto, Por agora é tudo.
Deixo um print do estado da bateria, onde se vê o par 1 e 25 sempre mais a baixo.

Imagem

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por LuisG » 19 jan 2021, 21:01

Mas não tens carregado a 100% ?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 19 jan 2021, 22:24

Sim carrego, tento carregar uma vez por semana a 100%
No máximo passa duas semanas.
Cada vez carrego mais vezes a 100%, porque 80% tem dias que nem 60km faz.
Houve um dia que carreguei a 100%, e tive de ainda ir a uma PCR meter 3kw para chegar a casa e cheguei com 10km.
E fiz 102km.... Mas meteu A1...
Por acaso ontem meti o contador de consumo a 0, estava com média de 12kwh/100km
Para ver o consumo que a Maria faz, o trajeto dela tem muita via rápida e subida.
Vi à pouco, está com 14kwh/100km

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por LuisG » 19 jan 2021, 22:43

É uma boa média !
Temos mais ou menos o mesmo SOH mas o meu HX é inferior, não dei conta de redução na regeneração mas a capacidade tb é diferente (o meu é 30kw).
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 19 jan 2021, 23:08

Noto que mesmo a travar, não nossas muito dos 10kwh na regeneração.
Mas por ex quando ele está aí com 20km de autonomia, aí a regeneração é normal, já pode ir até ao máximo.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 21 jan 2021, 17:45

Penso que conheces os meus posts de facebook acerca do Leaf Spy.
Aqui estão eles para te relembrares ;)
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 041168288/
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 627769786/

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 21 jan 2021, 20:08

Obrigado Pedro, és uma máquina😉

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por kony76 » 03 fev 2021, 13:34

Qual é a autonomia do carro?

Surgiu-me uma possibilidade de negócio de um carro em condições idênticas ao teu, tanto em SOH, como em nr de kms. Quanto achas que poderá valer o carro no mercado?


Seria para substituir o dinossauro que ainda resiste em casa a combustível, e que não anda muito, mas tenho receio de adquirir um carro com essa degradação.

Obrigado.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”